[ANPPOM-L] Congresso 2008: algumas respostas e propostas

Eufrasio Prates eufratesk em gmail.com
Seg Jul 21 22:34:23 BRT 2008

Caro Ricardo e demais colegas,

Não creio que as msgs de pedido de esclarecimento, e nem mesmo aquelas que
declaravam a ausência ao evento por falta de seleção, tinham a intenção de
instigar o não-comparecimento. Eu mesmo não submeti trabalho para este ano
por ter um compromisso com o Congresso de Semiótica da Colômbia, que
ocorrerá na mesma semana.

Entretanto, gostaria de ponderar a adequação do argumento apresentado e a
estratégia a ele vinculada. A idéia de elevar o nível dos trabalhos é ótima,
mas o raciocínio está invertido. Não fosse assim, não existiriam bons
congressos com salas paralelas em andamento.

O primeiro passo deveria ser definir (e discutir) os critérios e ponto de
corte a separar os trabalhos aceitáveis dos demais (isso é o mais difícil e
polêmico). Isto feito, chega então o momento de verificar se é possível
realizar a apresentação de todos os trabalhos aceitos dentro do tempo do
congresso. Se não for razoável, bom sinal: o crescimento quantitativo das
pesquisas é acompanhado de crescimento qualitativo. As salas paralelas podem
ser montadas dentro de uma lógica temática, de forma a permitir o mínimo de
perda para aqueles que tenham interesses específicos e diversos, tais como
compositores, musicólogos, instrumentistas, etc.

Da forma como está sendo feito, existe a possibilidade de deixar de fora
trabalhos de boa qualidade, por falta de tempo/espaço. Ou mesmo o contrário.

Saudações fraternas a todos,

Eufrasio Prates
Compositor (pesquisador independente, no momento)

Eufrasio Prates
eufrasioprates em gmail.com
www.eufrasioprates.net
Celular Brasil: +55(61)8151-9100