[ANPPOM-L] Concurso para professor assistente na UFPI (Violino e Piano)

Vladimir Silva vladimirsilva em hotmail.com
Seg Jun 9 22:38:56 BRT 2008


Prezados (as) Colegas da ANPPOM,

 

A UFPI lançou edital para a realização de um concurso público para professor Assistente 1 (Mestrado), na área de Música (Violino e Piano Complementar/Co-repetição). As inscrições acabam na próxima terça, dia 17 de junho. Todas as informações sobre o concurso podem ser lidas no site http://www.ufpi.br/noticia.php?id=1945 ou http://www.ufpi.br/downloads/uploads/noticias/DEA.doc Maiores detalhes podem ser obtidos através dos telefones (86) 3215-5816 ou (86) 9981-4685.

 

Envio, a seguir, alguns comentários sobre a cidade de Teresina, a UFPI, o Departamento de Música e Artes Visuais e o perfil do profissional que queremos com o objetivo de clarear as dúvidas dos candidatos.

 

Atenciosamente,

Prof. Dr. Vladimir Silva

UFPI-CCE-DEA

 

 

Teresina é a única capital da Região Nordeste que não se localiza no litoral, na fronteira com o município maranhense de Timon e juntos aglomeram cerca de 1 milhão de habitantes. A única barreira natural que separa as duas cidades é o Rio Parnaíba, o maior rio totalmente nordestino. Situada a 72,7 metros acima do nível do mar, Teresina tem clima tropical subúmido quente, com duração do período seco de cinco meses. Os meses mais frios (dezembro - abril) são também os mais chuvosos (22ºC). O período mais seco (junho - setembro), possui, de maneira análoga, as temperaturas mais elevadas (40ºC). A vida cultural da cidade é diversificada e marcada por festivais de música, dança, teatro, literatura e folclore, eventos promovidos, em geral, pelo poder público municipal, estadual e federal.

 

A Universidade Federal do Piauí foi fundada em 1968 e possui 68 cursos de graduação e 77 de pós-graduação, incluindo doutorados, mestrados e especializações em diversas áreas. Atualmente, a UFPI tem 14.400 alunos matriculados, 1.972 professores e 1.110 funcionários em pleno exercício da atividade. O corpo docente é formado por 298 doutores, 398 mestres e 216 especialistas.

 

O Departamento de Educação Artística (DEA) existe há mais de trinta anos e passa por um amplo processo de reforma curricular e administrativa, que culminará na criação do Departamento de Música e Artes Visuais (DMA) e na implantação de três novos cursos: Licenciatura em Música, Licenciatura em Artes Visuais e Bacharelado em Design da Moda e Estilismo. É importante frisar que já estão sendo desenvolvidos estudos para a criação dos Bacharelados em Música, Artes Visuais, Dança e Teatro. O corpo docente é formado por 28 professores, e a área de música conta com nove professores, sendo dois doutores (Musicologia e Regência), quatro mestres (Educação, Composição, Canto e Piano), além de três especialistas. Os professores são oriundos de diferentes estados da federação, a exemplo do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraíba e Ceará, e estudaram em importantes universidades brasileiras e do exterior, dentre as quais UFRGS, UFRJ, UFBA, Boston Conservatory, University of Washington, Universidade do Porto e Louisiana State University. O atual currículo de música contempla a formação do licenciado em Música com formação instrumental em canto, piano ou violão.

 

A nossa pretensão é trazer para o futuro Departamento de Música e Artes Visuais da UFPI profissionais interessados em iniciar e desenvolver um trabalho sólido na área da prática instrumental (violino e piano). Os profissionais aprovados neste concurso trabalharão diretamente com os alunos de graduação da UFPI e a comunidade em geral, lecionando disciplinas do curso de música, promovendo cursos de extensão, realizando concertos e recitais, dirigindo grupos de câmera, assim como desenvolvendo pesquisas nas suas respectivas áreas. A UFPI e a FAPEPI (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí) têm programas de financiamento de pesquisa para doutores, incentivando, ao mesmo tempo, a publicação de artigos e a participação em eventos científicos, no Brasil e exterior. Um novo prédio para o Departamento de Música e Artes Visuais está sendo construído e contará com seis salas, incluindo um mini-auditório que terá um piano para concertos.
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20080609/bc46d802/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L