[ANPPOM-L] Sobre Metodologia e Epistemologia

Hugo Ribeiro hugoleo75 em gmail.com
Sáb Mar 1 12:16:39 BRT 2008

Eu levaria a discussão iniciada por Márcio mais adiante...

Quando pedimos que nossos alunos de graduação façam monografias de final
de curso, o objetivo seria:

A) Introduzi-los à metodologia de pesquisa e escrita de textos
científicos (académicos) para prepará-los para um futuro mestrado e
doutorado;

B) Produzir conhecimento científico na área de música através de
pesquisa histórica, bibliográfica, de campo, etc...

C) Ambos.

Se for somente a alternativa "A", então qualquer assunto seria
pertinente, desde estudos que nada tenham relação com a música no Brasil
(tal como o nacionalismo presente nos estudos de Chopin)? Se for somente
a alternativa "B", então é preciso que seja um tema pertinente ao
contexto musical brasileiro?

E se estiver relacionado com o contexto musical brasileiro, mas abordar,
por exemplo, um compositor local, inexpressivo musicalmente, mas somente
pelo fato de ter sido politicamente influente na área? Qual o tipo de
trabalho que pode ser fruto de um tema de pesquisa como esse? E qual sua
relevância?

Se for a alternativa "C", então o "bicho pega"...

Na verdade a questão que se impõe aqui é sobre os pressupostos básicos
de qualquer recorte do tema a ser estudado:

a) importância;
b) pertinência;
c) contribuição;
d) viabilidade;
e) atualidade.

Acho que uma das preocupações de Márcio, e brevemente será a minha
também, seria qual o tipo de temas possíveis e relevantes a serem
abordados nas monografias de conclusão de curso de alunos de graduação
(no meu caso, de Licenciatura em Música). Apesar de que cada
universidade tem autonomia para definir suas áreas de pesquisa e os
princípios e recortes teóricos que irão guiar essa área de atuação,
ainda assim creio que seria um bom ponto de partida termos livros ou
textos da área de música comentando sobre quais temas possíveis de serem
abordados e exemplificando como tal abordagem seria relevante para a
área de música no Brasil.

Isso porque acho que uma biografia (digo, com que ele casou, se teve
filhos, etc...) de um pianista do século XIX não vai me interessar em
nada se não houver uma relação entre suas informações biográficas com
suas escolhas musicais (escola que estudou, professores, onde deu aulas,
quais concursos participou) e principalmente, como isso teria
influenciado as gerações futuras com as quais ele teve algum contato.

O livro "Música e Pesquisa - novas abordagens", de Vanda Freire e André
Cazazotti, é um bom início. Existe um excelente capítulo sobre os
pressupostos e métodos. Mas a maior parte do livro foca muito na
fenomenologia, nos deixando órfãos de outras linhas teórico-filosóficas.
Quando digo que estamos precisando de livros de Pesquisa em Música,
estou falando sobre textos que nos proporcione um estudo epistemológico
da área e orientações sobre possíveis linhas de pesquisa e explicações
teórico-práticas sobre as mesmas, por exemplo:

1) (Etno)Musicologia Histórica*;
2) Etnomusicologia;
3) Práticas Interpretativas;
4) Análise Musical;
5) Teoria da Música;
6) etc...

* Não é Pablo?

Isso porque, em disciplinas gerais de Metodologia da Pesquisa, dada por
professores de outras áreas, pode até ajudar os alunos a selecionar
temas, a como fazer o recorte viável do tema e como trazê-lo para uma
moldura teórica. Mas sem ser um professor que conheça as vicissitudes da
área de Música, dificilmente conseguiria exemplificar de forma a
facilitar a compreensão dos alunos. Minha esposa, professora de Direito,
sempre reclamava que os professores de Metodologia da Pesquisa na
universidade que ela dava aulas (geralmente da área de sociologia,
história, etc...) não conseguiam trazer exemplos palpáveis para os
alunos de Direito entenderem como selecionar temas e recortes teóricos
na sua área. Livros e textos como esse que estou propondo iria ajudar
aos alunos a saberem quais as linhas de pesquisa existentes em música, e
como se adaptar a elas.

É isso.

Hugo Ribeiro
Núcleo de Música - UFS