[ANPPOM-L] Pergunta sobre submissão a periodicos

carlos palombini palombini em terra.com.br
Qui Mar 20 20:31:41 BRT 2008

Olá, Carlos

Os periódicos mais seletivos que conheço, em língua inglesa, afirmam
claramente que o artigo é recebido para avaliação no entendimento de que
não está sendo submetido a outro periódico.

A questão da tradução é diferente. Periódicos diferentes podem ter
políticas diferentes. Todavia, posso lhe dizer que nenhum dos periódicos
mais seletivos, em língua inglesa, aos quais submeti trabalhos jamais
opôs qualquer resistência a uma publicação simultânea (ou mesmo
anterior) de uma versão em português.

Por outro lado, publicações de capítulos de livros variam de acordo com
a política da editora e do organizador. Por exemplo, enviei um capítulo
para publicação numa antologia norte-americana (Greenwood Press) em
1998. O livro atrasou e só veio a sair em 2002. Greenwood não opôs
nenhuma resistência a que o original inglês saísse online, junto com uma
versão em português, em 1999 na REM-EMR, talvez como uma forma de
divulgar o livro (caríssimo). Ao contrário, a editora que publicou uma
versão em espanhol do mesmo artigo (L'Angelot) não autorizou que a
tradução espanhola, pela qual ela pagou e cujos direitos, portanto,
detém, aparecesse online antes de que a edição estivesse esgotada.

No que diz respeito a periódicos, porém, eu diria que não, que é
totalmente inaceitável submeter um mesmo artigo a mais de um periódico
ao mesmo tempo, embora seja, em meu entender, perfeitamente aceitável
recusar-se a ir adiante com a publicação de um artigo aceito caso a
revisão solicitada pareça inaceitável ao autor, que fica deste momento
em diante inteiramente livre para enviá-lo a outro periódico (rezando
para que não caia nas mãos do mesmo avaliador).

Carlos
<cpalombini em gmail.com>