[ANPPOM-L] Concurso para Professor de Composição Musical - UFPel

edgberg edgberg em terra.com.br
Sex Mar 21 00:22:31 BRT 2008


MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
EDITAL / PRG Nº 001, DE 18 DE MARÇO DE 2008
A UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS, considerando a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, o Decreto Presidencial nº 4.175, de 27 de março de 2002, a Portaria MP nº 450 de 6 de novembro de 2002; a Portaria MP nº 450, de 27 de dezembro de 2007, e a Portaria MEC nº. 1262, de 27 de dezembro de 2007 (DOU 28/12/2007), torna pública a abertura de inscrições para Concurso Público visando o provimento de cargos docentes, nas classes de PROFESSOR ASSISTENTE e de ADJUNTO DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO SUPERIOR, em conformidade com as disposições contidas neste Edital.
1. DAS INSCRIÇÕES
1.1. As inscrições para o concurso estarão abertas pelo prazo de vinte e cinco (25) dias para as classes de Professor Assistente e de Professor Adjunto, no nível 1, a portadores do título de mestre e doutor, respectivamente, conforme especificado no Anexo I, contado a partir da data de publicação deste Edital no Diário Oficial da União.
1.1.1. Período das inscrições: de 20 de março a 14 de abril de 2008.
1.1.2. As inscrições serão recebidas no Centro Especializado em Seleção (CES) localizado na Rua Gonçalves Chaves, 3126, Pelotas - RS - Fone: (53) 3222-4060, no horário das 8h30min às 11h30min, de segunda a sexta-feira.
1.1.3. A taxa de inscrição, especificada no Anexo I, deverá ser creditada a favor da UFPEL, na conta corrente nº 170.500-8, agência nº 4201-3, Banco do Brasil SA, finalidade 1540471526428883-7.
1.1.4. No ato da inscrição, o candidato apresentará, além de satisfazer outras exigências legais, estatutárias e regimentais, cópia autenticada dos documentos a seguir relacionados ou cópias simples, acompanhadas dos respectivos originais:
a) Titulação exigida conforme Anexo I, expedida por instituição de ensino superior nacional reconhecida ou por instituição estrangeira, a qual deverá estar revalidada na data da posse no cargo;
b) Prova de quitação com o serviço militar, para brasileiros;
c) Título de eleitor e prova de quitação com as obrigações eleitorais, para brasileiros;
d) Passaporte atualizado, com visto para estrangeiros; no momento da posse o passaporte deverá ser reapresentado, segundo as normas do Conselho Nacional de Imigração e com visto permanente.
e) Uma (1) fotografia 3x4cm;
f) Cédula de identidade;
g) Recibo de pagamento da taxa de inscrição;
h) Curriculum Vitae atualizado, com Memorial Descritivo da carreira acadêmica e científica. Os documentos comprobatórios do Curriculum Vitae serão apresentados, obrigatoriamente, durante o ato de instalação do concurso pela banca examinadora.
1.1.5. A inscrição poderá ser feita pessoalmente ou por procurador legalmente habilitado ou por via postal, desde que a data de postagem esteja dentro do período de inscrições, conforme subitem 1.1.1. deste Edital.
1.1.5.1. A inscrição por via postal deverá ser remetida, mediante registro com AR ou serviço similar, para o endereço: CENTRO ESPECIALIZADO EM SELEÇÃO DA UFPEL – Rua Gonçalves Chaves nº3126 – Pelotas – RS – CEP 96015-560.
1.1.6. É vedada a inscrição condicional, via fax e/ou extemporâneas.
1.2. A inscrição implica no conhecimento tácito, por parte do candidato, das condições estabelecidas para a realização do concurso, fixadas nas Normas de Concurso para Professor Adjunto (Regimento da UFPEL) e nas Resoluções nº 14/2003 e nº 04/2004, do COCEPE, e para Professor Assistente (Regimento da UFPEL) e na Resolução/COCEPE nº 17/2003, que passam a fazer parte integrante deste Edital e estão disponíveis no site http://ces.ufpel.edu.br, no link Concursos Docentes.
1.3. O prazo para a realização dos concursos públicos será, no máximo, de trinta (30) dias, a contar da homologação das inscrições pelo COCEPE.
1.3.1. O candidato será notificado, sobre a data de realização do concurso, através de correspondência registrada, enviada para o endereço informado na ficha de inscrição.
1.4. O programa de cada área em concurso consta do Anexo II deste Edital.
2. DA PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE INSCRIÇÕES
2.1. Caso não ocorram inscrições no período previsto no item 1.1.1 deste Edital, o novo prazo será reaberto de 16 a 30 de abril de 2008, passando da classe de Professor Adjunto para a de Professor Assistente.
2.2. O prazo para a realização dos concursos públicos prorrogados conforme o item 2.1 será, no máximo, de quinze (15) dias, a contar da homologação das inscrições pelo COCEPE.
3. DA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES
3.1. Os pedidos de inscrição serão apreciados pelo Conselho Departamental da Unidade e, uma vez aceitos, serão homologados pelo COCEPE.
3.2. A homologação das inscrições será publicada no site http://ces.ufpel.edu.br, no link concursos docentes.
4. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS
A UFPEL divulgará, através do Diário Oficial da União, em Edital, a relação dos candidatos classificados de acordo com a homologação dos resultados pelo COCEPE.
5. DO PROVIMENTO DAS VAGAS
5.1. A nomeação na classe de Professor Adjunto, Nível 1, ou de Professor Assistente, Nível 1, com a remuneração correspondente fixada em Lei, será feita no Regime Jurídico Único, após a publicação dos resultados finais no Diário Oficial da União.
5.2. A posse no cargo, de acordo com o artigo 14 da Lei 8.112/90, ficará condicionada à aprovação em inspeção médica a ser realizada pelo Serviço Médico Pericial da UFPEL e ao atendimento das condições constitucionais e legais.
6. DA VALIDADE DO CONCURSO
6.1. O concurso será válido por um (1) ano a contar da data de publicação do Edital de divulgação dos resultados no Diário Oficial da União, prorrogável por igual período.
7. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
7.1. A Universidade enviará correspondência registrada a cada candidato, quando se fizer necessário, não se responsabilizando pela troca de endereço, sem comunicação prévia, por escrito, por parte do mesmo.
7.2. Ao assumir o cargo, será exigida disponibilidade de horário, compatível com as necessidades do curso ou programa e do regime de trabalho para o qual fez concurso, podendo a jornada semanal ser cumprida nos turnos diurno e noturno.
7.3. Maiores informações pelo fone: (53) 3222-4060 ou e-mail: ces em ufpel.edu.br.
7.4. O inteiro teor deste Edital estará disponível no site http://ces.ufpel.edu.br, no link Concursos
Docentes.
Profª. Eliana Povoas Pereira Estrela Brito Mauro Joubert Goulart Cunha
Pró-Reitora de Graduação Pró-Reitor de Gestão de Recursos Humanos pro tempore
Prof. Antonio Cesar Gonçalves Borges
Reitor
Anexo I
Conservatório de Música / Depto. de Canto e Instrumentos
Proc. UFPel 23110.001235/2008-32
Área: Composição Musical: 1 vaga
Titulação exigida: Bacharel em Música e título de Doutor em Composição ou área afim.
Tipos de Provas: 
Títulos (com anexação do portfólio de composições),
Didática e Escrita.
Dedicação Exclusiva
Salario R$ 6.068,23/ 
Taxa de Inscrição R$ 125,00
Anexo II - PROGRAMAS
2.3.Área de Composição Musical
a) Historiografia da composição musical: Abordagem da trajetória dos “Tratados de Composição” no decorrer do desenvolvimento da história da música ocidental.
b) Principais técnicas de estruturação do ritmo e da métrica nos séc. XX e XXI;
c) Principais técnicas de organização de alturas nos séc. XX e XXI;
d) Pressupostos teóricos e pedagógicos para o ensino de composição musical em um curso de graduação em música;
e) Principais ferramentas técnicas e conceitos estéticos da música eletroacústica, abrangendo a música eletrônica e concreta;
f) A importância da análise musical para a composição;
g) Principais técnicas de orquestração utilizadas a partir da segunda metade do séc. XIX;
h) Principais correntes estéticas da música de concerto nos séc. XX e XXI;
i) O tratamento da forma na música dos séc XX e XXI;
j) O tratamento de textura e timbre na música dos séc. XX e XXI;
k) Principais métodos analíticos para o repertório musical dos séc. XVI a XIX;
l) Principais métodos analíticos para o repertório musical dos séc. XX e XXI.


E-mail verificado pelo Terra Anti-Spam.
Para classificar como spam, clique aqui. 


Esta mensagem foi verificada pelo E-mail Protegido Terra.
Scan engine: McAfee VirusScan / Atualizado em 18/03/2008 / Versão: 5.2.00/5254
Proteja o seu e-mail Terra: http://mail.terra.com.br/ 
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20080321/fd5ad165/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L