[ANPPOM-L] Pergunta sobre submissão a periodicos

Rogerio Budasz rogeriobudasz em yahoo.com
Sáb Mar 22 14:37:41 BRT 2008

Carlos, e demais colegas,

  Sem querer enviei a resposta apenas ao Carlos, aqui vai a cópia para a lista...

  Essa pergunta é complicada. Na Europa e EUA não se faz isso, de enviar o mesmo artigo para vários periódicos, e os poucos autores que o fazem acabam ficando conhecidos no meio editorial: os editores conversam entre si, e esta é uma fama que é difícil de apagar. Nos cursos de pós-graduação nos EUA os alunos aprendem isso - submeter o artigo a apenas um periódico de cada vez (diferente de submeter artigos diferentes a periódicos diferentes), assim como aprendem outras coisas, como por exemplo a diferença entre plágio, paráfrase, "fair use", etc.

Mas lá os cronogramas dos periódicos são seguidos à risca, os pareceristas são mais pontuais e o financiamento para os periódicos é mais constante.
  No Brasil a coisa é complicada. Falando como autor, quantas vezes já aconteceu de a gente enviar um artigo a um periódico nacional e não saber nem mesmo se ele foi recebido, ou quando a revista atrasa ou para de circular...

  Por outro lado, pensando como editor, depois que aceitamos os artigos, sempre há aquela apreensão de não saber quando e de onde vai aparecer o dinheiro prá financiar a publicação. E daí a revista atrasa... Como então exigir que o autor fique com o trabalho desatualizado enquanto corremos por meses atrás de dinheiro sem saber se a revista vai sair?

Eticamente falando, a resposta à sua pergunta é "não". Basta pensar quantos pareceristas serão envolvidos se eu submeter o meu artigo a quatro periódicos ao mesmo tempo. Para o autor é só mandar uma cópia da mensagem para quantos periódicos ele quiser, mas para os editores isso envolve muito trabalho. De qualquer forma, tendo em vista a realidade brasileira exposta acima, entendo também a postura da Sonia. O que eu posso dizer é: eu não faço isso, não vou condenar ou prejudicar ninguém por fazê-lo. Entretanto, não recomendo que essa prática seja adotada. No fim a gente que faz isso acaba ficando com má fama, uma mistura de ansiedade com volubilidade...

  abraços a todos
  Rogério

Prof. Dr. Rogério Budasz
Departamento de Artes