[ANPPOM-L] Pergunta sobre submissão a periodicos

Sonia Ray soniaraybrasil em gmail.com
Dom Mar 23 13:31:30 BRT 2008

Caros Sandroni, Palombini,  Kröger, Rogerio e membros da lista,

Como as opiniões obviamente (e felizmente) divergem e não há uma posição da
ANPPOM com relação a questão central da discussão, gostaria de dividir com
vocês algumas considerações atendo-me esclusivamente a questão levantada
pelo Sandroni ("Seria legítimo submeter um mesmo artigo a varios periódicos
simultaneamente?"):

1. Como não há uma "lei" que regulamente a submissão de artigos para todos
os periódicos no Brasil nem em outro país em área alguma, a resposta a
questão não é são tão simples de se responder, como disse o Rogerio.
Sabemos, entretanto, que há um entendimento de que cada periodico estabelece
suas normas, como disse o Pedro. Uns são mais flexiveis, outros menos. Por
esta razão disse que não há problemas em múltiplas submissões. Nao imagino
que alguém vá submeter artigos a vários periódicos simplesmente para ampliar
as possibilidades de  publicação, mas sim por haver alguma razão em
especial. Assim, aproveito a oportunidade para me corrijir: Deve-se usar de
bom senso. Nao há porque preparar textos (formato e conteúdo) atendendo a
deferentes exigências para simplesmente aumentar suas chances de publicar.
Na minha opinião, havendo a real necessidade de multipla submissão, esta
pode sim ser considerada pelo editor, a menos que esta proibição esteja
claramente colocada nas normas do periódico. A maior parte dos periódicos
importantes na área de música no Brasil nao menciona este aspecto em suas
orientações a autores. Nos EUA e Europa quase todos mencionam o aspecto mas
muitos abrem a possibilidade de excessão. Então, tenho que discordar de voce
Carlos, nao e "totalmente inaceitável". No Brasil, a dificuldade que os
editores encontram em cumprir prazos (por varias razões que não cabe
discutir aqui e que foram muito bem ilustradas pelo Rogério) pode levar um
autor a múltipla submissão. O ideal e que isto não aconteça, concordo, pois
esta prática deliberada fatalmente implicaria em perda de tempo e mal uso do
potencial dos pareceristas, revisores e editores.

2. Envio, em anexo, material que faz parte do levantamento que venho fazendo
para a 2a Reunião dos Editores de Periódicos dos PPG em Música que será em
Salvador durante a ANPPOM (a 1a reunião aconteceu durante o FORUM de
Editores em Goiânia).  Trata-se de alguns excerpts das normas editoriais
Ilustram o que acabo de dizer no item 1)

3. Questões como a do aluno do Sandroni se destacaram como claras
precupações dos editores participantes do Forum. Pretendemos continuar a
discussão envolvendo  todos que atuam com edição e são ligados aos PPGs
Música e;ou a ANPPOM. Espera-se que a reunião de 2008 possa levantar
resultados e propostas no campo editorial para apreciação da Assembléia.
Neste sentido, peço aos interessados que fiquem atentos a esta discussão e
ajudem a reunir material para que a reunião seja proveitosa e que possamos,
talvez, sair dela com algumas respostas em nome da ANPPOM.

Com votos de Boa Páscoa a todos,
Sonia

--
SONIA RAY