[ANPPOM-L] composição?

rrrr em usp.br rrrr em usp.br
Qua Mar 26 20:57:13 BRT 2008

caros colegas da ANPPOM,

respondendo ao colega do Acre (aliás, o vestibular com prova de música
foi extinto aí ou voltou a ser aplicado?),

o fato de algum candidato a um concurso de professor de composição
numa universidade pública brasileira apresentar diploma em qualquer
nível, graduação ou pós-graduação, na área de composição, não deve ser
levado a sério caso este mesmo candidato não tenha ele mesmo um
catálogo próprio de obras musicais, ou seja, caso ele não seja
compositor de fato, e tal trabalho já realizado e comprovado em seu
currículo (um conjunto de obras compostas de relevância) deve ser por
bem mais importante como critério de avaliação,

e não impede, de modo algum, que ele tenha uma (inclusive quem sabe
necessária!) formação em áreas afins, aliás, todas áreas que envolvam
qualquer atividade em música são afins à composição musical (teoria
musical, musicologia, práticas interpretativas, licenciatura, história
da música etc. etc.), pois são conhecimentos sempre mais úteis além de
sua obra em si que qualquer exigência redutiva de diploma na área
específica em que o candidato concorre,

enfim, a questão é: o que vale mais, um diploma de composição ou o
conjunto da obra do candidato???

quanto a critérios de provas, tudo pode ser levado em conta como
complemento (se o compositor atua em outras áreas, se sabe improvisar,
se atua também como intérprete, se tem reflexão estético-musicológica,
se faz pesquisa com resultados etc. etc.)

atenciosamente,

Rubens Ricciardi - USP / Rib. Preto