[ANPPOM-L] composição
Yo Argentino
musicoyargentino em hotmail.com
Sáb Mar 29 14:42:04 BRT 2008
Caro Rubens,
Concordo plenamente com a tua colocação. No entanto, temos que observar o conteúdo das provas.
http://www.prodirh.ufg.br/uploads/files/Editalab%2027_docente_EMAC.pdf
Os seguintes itens são exclusivos da área de análise e teoria da música instrumental:
> d) Composição, Linguagem e Estruturação Musicais
> Prova Teórico-Prática:
> 3. O candidato deverá realizar Análise harmônica e redução para piano de um
curto trecho orquestral, comunicado no momento da prova, em prazo máximo
de duas horas.
> Prova Didática:
> 2. Harmonia e Análise: das cadências simples aos limites da tonalidade.
3. Contraponto: de Palestrina à música contemporânea.
4. Aspectos estruturais e composicionais da Sonata Clássica.
5. Trajetória da Música tonal de Bach a Beethoven.
6. Exposição crítica das principais teorias do tonalismo.
8. Tonalismos e modalismos durante o século XX.
10. Descrição e comparação dos princípios composicionais de, no mínimo,
três entre os compositores seguintes: Haydn, Beethoven, Ravel,
Stravinsky, Messiaen.
Em relação à prova de títulos, o peso total da produção intelectual é 30%.
> Prova de títulos:
> Os pesos para o cálculo da Nota de Títulos, atendendo o inciso VI do artigo 25 da
resolução 001/2007 CONSUNI/CEPEC da UFG são os seguintes:
> Atividade / Peso
I - Atividades de Ensino 2
II- Produção Intelectual 3
III - Atividades de Pesquisa e Extensão 2
IV - Atividade de Qualificação 2
V - Atividades Administrativas e de Representação 1
Complementando com a resolução mencionada:
> RESOLUÇÃO CONJUNTA CONSUNI/CEPEC Nº 01/2007Seção IV
> Da Prova de Títulos
> Art. 24. A pontuação da prova de títulos deve ser estabelecida conforme
a Tabela de Pontuações Máximas na Prova de Títulos, anexa a esta resolução, observando-se o disposto no artigo terceiro, parágrafo único, inciso V, desta resolução.
E observando a Tabela de Pontuações Máximas na Prova de Títulos:
II – 1 PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA / Pontos
21. Tese de doutorado defendida e aprovada 25
II – 2 PRODUÇÃO ARTÍSTICA / Pontos
12. Peças e musicais (autoria) 30
III – 1 ATIVIDADES EM PROJETOS DE PESQUISA / Pontos
3. Coordenador de projeto de pesquisa com financiamento (*) 4
Neste ponto é interessante observar que um candidato precisaria coordenar 7 projetos de pesquisa com financiamento para ter quase a mesma pontuação que outro candidato que tivesse a autoria de uma peça (musical).
Então, voltando ao assunto...
> caso este mesmo candidato não tenha ele mesmo um
catálogo próprio de obras musicais, ou seja, caso ele não seja
compositor de fato, e tal trabalho já realizado e comprovado em seu
currículo (um conjunto de obras compostas de relevância) deve ser por
bem mais importante como critério de avaliação,
Concordo que a produção é o item mais importante na avaliação do currículo do compositor. Mas a realidade neste concurso é a seguinte:
1. O peso total da produção intelectual é 30%. A produção artística é somente 1 ponto dos 11 avaliados pela Tabela da prova de títulos.
2. Em relação a tabela, por exemplo, na UFAC criar e produzir uma obra dá 7 pontos (total). Enquanto que publicar um artigo dá 25 pontos.
> enfim, a questão é: o que vale mais, um diploma de composição ou o
conjunto da obra do candidato???
Este é o ponto! A obra do candidato neste concurso tem um peso máximo de menos de 3% (ver valores acima: 30% de peso total dividido pelos 11 itens avaliados).
> quanto a critérios de provas, tudo pode ser levado em conta como
complemento
Mais uma vez concordo, COMO COMPLEMENTO. No caso deste concurso (e da maioria dos concursos que tenho acompanhado), a obra do candidato não tem peso suficiente.
Resumindo, para evitar este problema sugiro a elaboração de uma Tabela de Avaliação unificada, que leve em conta as especificidades de cada área.
Saudações,
Damián
Dr. Damián Keller
Coordenador, Curso de Música - Chair, Division of Music
Universidade Federal do Acre - Federal University of Acre
http://ccrma.stanford.edu/~dkeller
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