[ANPPOM-L] resenhas e ISSN na CAPES

carlos palombini palombini em terra.com.br
Qui Maio 15 11:19:57 BRT 2008

Parecem ser dois problemas distintos, embora parecidos: você fala de
publicações que não tem ISSN. Eu falo de publicações que tem ISSN, mas
que não se encontram na lista da CAPES, como me informa o Lattes, toda a
vez que abro a janela "Artigo completo publicado em periódico".

Obtenho a seguinte mensagem:

"Atenção: O CNPq está utilizando a Tabela de Periódicos criada e mantida
pela CAPES, para apoio ao processo de verificação da freqüência de
publicação de trabalhos dos pesquisadores nos principais periódicos
científicos. Para tanto, é importante a correta associação entre os
artigos científicos registrados em seu Currículo e os periódicos da
tabela onde os mesmos foram publicados. Clique aqui para revisar esta
vinculação e proceder as devidas correções, ou clique no número
sequencial [sic] para acessar ou alterar os dados."

Se faço o que a mensagem manda, isto é, se "clico aqui", obtenho uma
lista de artigos que inseri no Lattes em periódicos que tem ISSN,
verificado, comprovado e corretamente inserido no Lattes (pos já cliquei
várias vezes "no número sequencial [sic] para acessar ou alterar os
dados") , mas que aparecem sob o cabeçalho vermelho (sinal de perigo?)
"Não encontrado na Tabela CAPES".

Os periódicos cujo ISSN é ignorado pela CAPES não me parecem piores do
que os que são considerados. Alguns são pouco conhecidos (é o caso de
Synteesi, da Associação Finlandesa de Semiótica), outros são conhecidos
em áreas específicas (é o caso de _eContact!_, da Université Concordia
University, de Montreal) e pelo menos um deles é conhecidíssimo (é o
caso de _Organised Sound_, da CUP).

Ainda, entre os periódicos cujo ISSN a CAPES reconhece, há um erro:
_Leonardo_ (a publicação principal do grupo Leonardo, ISAST/MIT Press)
aparece ali como "Leonardo (Oxford)", quando deixou de ser publicado
pela OUP há muito tempo.

cvp

--
carlos palombini