[ANPPOM-L] periódicos, issn, justificativas

carlos palombini palombini em terra.com.br
Seg Maio 19 23:49:08 BRT 2008


Prezadas Sônia e Martha,

Obrigado pela atenção. Segue uma lista de alguns periódicos. Desconheço 
a lista completa dos títulos com ISSN que constam na tabela da CAPES. 
Minha argumentação aqui é em causa própria: listo os periódicos com ISSN 
que estão no meu Lattes, mas não constam na tabela da CAPES. Têm surgido 
bons periódicos de música nos últimos tempos. Eu citaria, por exemplo, 
_Music and Politics_, da UCSB, ISSN 1938-7687

www.music.ucsb.edu/projects/musicandpolitics

e _Radical Musicology_ do Centre for Music Studies at Newcastle 
University, ISSN 1751-7788

www.radical-musicology.org.uk

Receio que eles não estejam na tabela da CAPES. Mas basta dar uma olhada 
nos corpos editoriais e nos artigos para se ter uma idéia do interesse 
ou não em incluí-los na tabela.

Em relação ao comentário de Rogério. Acho que qualquer pessoa 
razoavelmente informada sobre sua própria área de atuação sabe dizer, à 
primeira vista, em que categoria se insere o periódico A, B, C ou D. E 
quem publica sabe, por experiência  própria, que ter um artigo aceito no 
periódico X é muito mais difícil do que ter um artigo aceito no 
periódico Y.

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_Organised Sound_

ISSN: 1355-7718
EISSN: 1469-8153

Editora: Cambridge University Press

Editor: Leigh Landy

Corpo Editorial: 
http://journals.cambridge.org/action/displayMoreInfo?jid=OSO&type=eb

É o principal periódico de música eletroacústica. Um pouco (mas não 
muito) mais eclético do que o _Computer Music Journal_ (MIT Press), de 
orientação em linhas gerais mais técnica, e menos comprometido com uma 
abordagem cognitivista do que o _Journal of New Music Research_ (Swets & 
Zeitlinger). Pelo menos três docentes de instituições brasileiras (USP, 
Unicamp e UFMG) publicaram nele, e pelo menos dois pesquisadores do CNPq.

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Sobre o _Leonardo_, a publicação principal do grupo Leonardo, isto é da 
International Society for the Arts, Sciences and Technology, de São 
Francisco: Todas as publicações do grupo (_Leonardo_, Leonardo Music 
Journal_, _Leonardo Electronic Almanac_ e _Leonardo Digital Reviews_) 
são realizadas pela MIT (Massachusetts Institute of Technology) Press, 
cuja localidade é Cambridge, Mass. (EUA) e não Oxford. O _Leonardo_ foi 
publicado em Oxford quando sua editora era a Pergamon Press, do Reino 
Unido, de 1967 a 1992 (quando Elsevier comprou a Pergamon e o Leonardo 
mudou-se para os EUA).

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A única publicação do grupo Leonardo que não consta da lista da CAPES é 
o Leonardo Digital Reviews, ISSN 1559-0429.

O LDR publica online resenhas escritas por um painel de convidados. Foi, 
em parte, para atender à solicitação do Lattes --- i.e., a meu pedido, 
quando eu fazia parte do painel --- que o LDR obteve um ISSN. O 
funcionamento do LDR está explicado aqui:

www.leonardo.info/ldr.html

O painel de resenhistas está descrito aqui:

www.leonardo.info/reviews/reviewer_list.html

As resenhas recentes se acham aqui:

www.leonardo.info/reviews/books.html

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_Synteesi_, ISSN 0359-5242, é um periódico interdisciplinar de semiótica 
publicado pela Suomen Semiotiican Seura (Associação Finlandesa de 
Semiótica), Suomen Estetiikan Seura (Associação Finlandesa de Estética) 
e Suomen Taidekasvatukses Tutkimusseura (???), com quatro números anuais 
desde 1982. A localidade de publicação é Helsinque e o editor principal 
é Eero Tarasti, autor de obras conhecidas de semiótica musical, de um 
excelente livro sobre Villa-Lobos (esgotado), organizador do Projeto 
Internacional de Semiótica Musical e orientador de doutorado de alguns 
pesquisadores brasileiros. É conhecida a importância de Tarasti e do 
grupo da Finlândia nos estudos de semiótica, e de semiótica musical em 
particular. Desde 1996, o terceiro número anual é tradicionalmente 
dedicado à Estética:

www.estetiikka.fi/publications

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_eContact!_, ISSN 1910-4650, é uma publicação online da Université 
Concordia University apoiada pelo Conselho de Artes do Canadá. 
_eContact!_ é o porta-voz da tradicional, embora relativamente 
inovadora, Comunidade Eletroacústica Canadense, um grupo muito ativo, 
com uma lista de discussão muito prolífica, a CEC-discuss.

http://econtact.ca

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_Mikropolyphonie_, ISSN 1327-256X, hoje fora do ar, foi o periódico de 
um departamento de música internacionalmente reconhecido por seu caráter 
inovador, o de Universidade La Trobe, de Melbourne. O departamento 
encerrou suas atividades por problemas administrativos e a revista 
tentou prosseguir, mas não foi muito longe. Os quatro primeiros números, 
contudo, estão armazenados no Arquivo Australiano da Web, da Biblioteca 
Nacional Australiana:

http://pandora.nla.gov.au/nph-arch/2000/H2000-Sep-1/http://farben.latrobe.edu.au/mikropol/index.html

O corpo editorial está aqui:

http://pandora.nla.gov.au/nph-arch/2000/H2000-Sep-1/http://farben.latrobe.edu.au/mikropol/editors.html

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Um periódico que não consta da lista da CAPES, mas no qual muitos 
pesquisadores das áreas tecnológicas (música eletroacústica, acústica 
musical, computação musical, música e tecnologia, sonologia) publicaram, 
é o _Musica Ciência e Tecnologia_, da USP, ISSN 1982-9604. Como ele é 
coordenado por um pesquisador 1 do CNPq que também participa desta 
lista, Fernando Iazzetta,  prefiro deixar que ele exponha a idéia do 
periódico.

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Por fim, gostaria de chamar a atenção da lista para uma publicação 
livre, sem ISSN e sem corpo editorial, _Eunomios_, indexada no RILM:

www.eunomios.org

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Para quem leu até aqui, obrigado pela paciência!

carlos

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carlos palombini
professor adjunto de musicologia
ufmg




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