[ANPPOM-L] periódicos, issn, justificativas
carlos palombini
palombini em terra.com.br
Seg Maio 19 23:49:08 BRT 2008
Prezadas Sônia e Martha,
Obrigado pela atenção. Segue uma lista de alguns periódicos. Desconheço
a lista completa dos títulos com ISSN que constam na tabela da CAPES.
Minha argumentação aqui é em causa própria: listo os periódicos com ISSN
que estão no meu Lattes, mas não constam na tabela da CAPES. Têm surgido
bons periódicos de música nos últimos tempos. Eu citaria, por exemplo,
_Music and Politics_, da UCSB, ISSN 1938-7687
www.music.ucsb.edu/projects/musicandpolitics
e _Radical Musicology_ do Centre for Music Studies at Newcastle
University, ISSN 1751-7788
www.radical-musicology.org.uk
Receio que eles não estejam na tabela da CAPES. Mas basta dar uma olhada
nos corpos editoriais e nos artigos para se ter uma idéia do interesse
ou não em incluí-los na tabela.
Em relação ao comentário de Rogério. Acho que qualquer pessoa
razoavelmente informada sobre sua própria área de atuação sabe dizer, à
primeira vista, em que categoria se insere o periódico A, B, C ou D. E
quem publica sabe, por experiência própria, que ter um artigo aceito no
periódico X é muito mais difícil do que ter um artigo aceito no
periódico Y.
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_Organised Sound_
ISSN: 1355-7718
EISSN: 1469-8153
Editora: Cambridge University Press
Editor: Leigh Landy
Corpo Editorial:
http://journals.cambridge.org/action/displayMoreInfo?jid=OSO&type=eb
É o principal periódico de música eletroacústica. Um pouco (mas não
muito) mais eclético do que o _Computer Music Journal_ (MIT Press), de
orientação em linhas gerais mais técnica, e menos comprometido com uma
abordagem cognitivista do que o _Journal of New Music Research_ (Swets &
Zeitlinger). Pelo menos três docentes de instituições brasileiras (USP,
Unicamp e UFMG) publicaram nele, e pelo menos dois pesquisadores do CNPq.
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Sobre o _Leonardo_, a publicação principal do grupo Leonardo, isto é da
International Society for the Arts, Sciences and Technology, de São
Francisco: Todas as publicações do grupo (_Leonardo_, Leonardo Music
Journal_, _Leonardo Electronic Almanac_ e _Leonardo Digital Reviews_)
são realizadas pela MIT (Massachusetts Institute of Technology) Press,
cuja localidade é Cambridge, Mass. (EUA) e não Oxford. O _Leonardo_ foi
publicado em Oxford quando sua editora era a Pergamon Press, do Reino
Unido, de 1967 a 1992 (quando Elsevier comprou a Pergamon e o Leonardo
mudou-se para os EUA).
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A única publicação do grupo Leonardo que não consta da lista da CAPES é
o Leonardo Digital Reviews, ISSN 1559-0429.
O LDR publica online resenhas escritas por um painel de convidados. Foi,
em parte, para atender à solicitação do Lattes --- i.e., a meu pedido,
quando eu fazia parte do painel --- que o LDR obteve um ISSN. O
funcionamento do LDR está explicado aqui:
www.leonardo.info/ldr.html
O painel de resenhistas está descrito aqui:
www.leonardo.info/reviews/reviewer_list.html
As resenhas recentes se acham aqui:
www.leonardo.info/reviews/books.html
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_Synteesi_, ISSN 0359-5242, é um periódico interdisciplinar de semiótica
publicado pela Suomen Semiotiican Seura (Associação Finlandesa de
Semiótica), Suomen Estetiikan Seura (Associação Finlandesa de Estética)
e Suomen Taidekasvatukses Tutkimusseura (???), com quatro números anuais
desde 1982. A localidade de publicação é Helsinque e o editor principal
é Eero Tarasti, autor de obras conhecidas de semiótica musical, de um
excelente livro sobre Villa-Lobos (esgotado), organizador do Projeto
Internacional de Semiótica Musical e orientador de doutorado de alguns
pesquisadores brasileiros. É conhecida a importância de Tarasti e do
grupo da Finlândia nos estudos de semiótica, e de semiótica musical em
particular. Desde 1996, o terceiro número anual é tradicionalmente
dedicado à Estética:
www.estetiikka.fi/publications
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_eContact!_, ISSN 1910-4650, é uma publicação online da Université
Concordia University apoiada pelo Conselho de Artes do Canadá.
_eContact!_ é o porta-voz da tradicional, embora relativamente
inovadora, Comunidade Eletroacústica Canadense, um grupo muito ativo,
com uma lista de discussão muito prolífica, a CEC-discuss.
http://econtact.ca
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_Mikropolyphonie_, ISSN 1327-256X, hoje fora do ar, foi o periódico de
um departamento de música internacionalmente reconhecido por seu caráter
inovador, o de Universidade La Trobe, de Melbourne. O departamento
encerrou suas atividades por problemas administrativos e a revista
tentou prosseguir, mas não foi muito longe. Os quatro primeiros números,
contudo, estão armazenados no Arquivo Australiano da Web, da Biblioteca
Nacional Australiana:
http://pandora.nla.gov.au/nph-arch/2000/H2000-Sep-1/http://farben.latrobe.edu.au/mikropol/index.html
O corpo editorial está aqui:
http://pandora.nla.gov.au/nph-arch/2000/H2000-Sep-1/http://farben.latrobe.edu.au/mikropol/editors.html
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Um periódico que não consta da lista da CAPES, mas no qual muitos
pesquisadores das áreas tecnológicas (música eletroacústica, acústica
musical, computação musical, música e tecnologia, sonologia) publicaram,
é o _Musica Ciência e Tecnologia_, da USP, ISSN 1982-9604. Como ele é
coordenado por um pesquisador 1 do CNPq que também participa desta
lista, Fernando Iazzetta, prefiro deixar que ele exponha a idéia do
periódico.
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Por fim, gostaria de chamar a atenção da lista para uma publicação
livre, sem ISSN e sem corpo editorial, _Eunomios_, indexada no RILM:
www.eunomios.org
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Para quem leu até aqui, obrigado pela paciência!
carlos
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carlos palombini
professor adjunto de musicologia
ufmg
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