[ANPPOM-L] XII ENCONTRO REGIONAL DA ABEM –SUL

Sonia Ray soniaraybrasil em gmail.com
Qua Fev 25 10:11:34 BRT 2009


---------- Forwarded message ----------
From: Secretaria da ABEM <secretaria_abem em yahoo.com.br>
Date: 2009/2/24
Subject: XII ENCONTRO REGIONAL DA ABEM –SUL



*XII ENCONTRO REGIONAL DA ABEM –SUL     *

*V FÓRUM CATARINENSE DE EDUCAÇÃO MUSICAL*

*ITAJAÍ, SC – 21 a 23 de maio de 2009*

*UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ – UNIVALI*

*CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS / CURSO DE MÚSICA*

* *



*Coordenação Geral*: Ms. Mônica Zewe Uriarte (UNIVALI)

*Coordenação Científica:* Dra. Luciane Wilke Freitas Garbosa (UFSM)







* *

*CHAMADA DE TRABALHOS*

* *



A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL tem o prazer de anunciar a
realização de XII ENCONTRO REGIONAL DA ABEM – Região Sul. A Comissão
Científica convida pesquisadores, professores, alunos e profissionais
atuantes na área de Educação Musical a submeterem trabalhos relacionados ao
tema do evento:



*O ENSINO DE MÚSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: COMPROMISSOS E PERSPECTIVAS.*



* *

*SUB-TEMAS:*

* *

   1. Música na Educação Básica (educação infantil)



   1. Música na Educação Básica (ensino fundamental)



   1. Música na Educação Básica (ensino médio)



   1. Música na Educação Superior



   1. Educação Musical informal e não-formal



   1. Educação Musical Especial











*DATAS IMPORTANTES:*



*DATA LIMITE PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS: *20/03/2009

*DATA DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS: *17/04/2009

*EVENTO: *21 a 23 de maio de 2009.



*INSCRIÇÃO NO EVENTO PARA OS TRABALHOS APROVADOS: *até 30/04/2009

* *

*NOTA: *Os textos completos dos trabalhos serão publicados nos anais em
CD-ROM. A publicação nos anais dos trabalhos aprovados, tanto na modalidade
de comunicação quanto na de pôsteres estão condicionadas à inscrição no
Encontro.



* *

*MODALIDADES: *os trabalhos poderão ser submetidos como *comunicação
*ou *pôster,
*e enquadrados nas seguintes categorias:



   1. *Projeto de Pesquisa ou Pesquisa em Andamento*

Os trabalhos inscritos nessa modalidade deverão abordar uma questão de
pesquisa em educação musical, explicitando os objetivos da investigação, os
pressupostos teóricos e os procedimentos metodológicos previstos e/ou
utilização musical e para a produção científica em geral.



   1. *Pesquisa Concluída*

Nessa modalidade, as propostas deverão consistir em trabalhos originados de
pesquisas concluídas, explicitando os objetivos da investigação, bem como os
pressupostos teóricos e os procedimentos metodológicos utilizados. Os
trabalhos devem destacar os resultados e as conclusões obtidas a partir do
processo investigativo.



   1. *Relato de Experiência*

Os trabalhos enviados para essa modalidade deverão descrever uma experiência
em educação musical já realizada ou em desenvolvimento, explicitando os
fundamentos teóricos e práticos que alicerçaram a proposta.

* *

* *

*SUBMISSÃO DE TRABALHOS*

Os trabalhos devem ser enviados à coordenação XII ENCONTRO REGIONAL DA ABEM
– Região Sul – Dra. Luciane Wilke Freitas Garbosa (UFSM)

*Endereço eletrônico: *abemsul2009_textos em hotmail.com



*IMPORTANTE: *A aprovação das propostas está condicionada à avaliação da
Comissão Científica do Evento. O e-mail deve ser acompanhado de dois (2)
arquivos anexos: um com os dados de identificação do autor e outro com o
trabalho.

No arquivo com os dados de identificação devem constar:

   - Título do trabalho;
   - Nome completo do(s) autor(es);
   - Endereço;
   - Telefone;
   - E-mail;
   - Instituição a qual é vinculado(a) / tipo de vínculo;
   - Maior titulação;
   - Sub-tema para o qual está inscrevendo trabalho;
   - Modalidade da proposta: comunicação ou pôster;



No outro arquivo deve constar o texto do trabalho segundo as normas
estipuladas a seguir.



*NORMAS PARA A ESTRUTURAÇÃO DOS TRABALHOS*

* *

*Configuração geral: *os trabalhos (em português) devem ser estruturados no
programa Microsoft Word for Windows (versão 2003/97) com, no máximo, a
seguinte extensão:

·         *Comunicação – *2000 palavras

·         *Pôster –* 1000 palavras

As propostas devem ser digitadas em papel tamanho A4, com margens esquerda e
superior de 2,5 cm, e direita e inferior de 2,0 cm, utilizando fonte Times
New Roman.

*Titulo: *centralizado, fonte de tamanho 14. Deixar duas linhas de espaço
antes do início do resumo.

*Resumo: *com no máximo 250 palavras, espaçamento entre linhas simples,
fonte tamanho 12 (normal), justificado, sem entrada de parágrafo. Deixar
duas linhas de espaço antes do texto.

*Texto: *fonte tamanho 12 (normal), espaçamento entre linhas 1,5,
justificado, entrada de parágrafo 1,5.

*Citações:* as citações diretas (literais) curtas (com até três linhas)
devem ser inseridas no texto e colocadas entre aspas, seguidas da referência
entre parênteses, com sobrenome(s) dos(s) autor(es), ano e página(s) (ver
exemplos abaixo).

    As citações diretas longas (com mais de três linhas) devem ser colocadas
em parágrafo separado, justificado, alinhado a 4 cm da margem esquerda e sem
recuo na margem direita, utilizando espaços simples, fonte tamanho 11, e não
devem ser colocadas entre aspas. Estas citações devem estar separadas do
parágrafo anterior e do posterior por uma do(s) autor(es), ano e página(s)
(ver exemplo abaixo).

    As citações indiretas (não literais) devem ser inseridas no texto, mas
não devem ser colocadas entre aspas, e são seguidas da referência entre
parênteses, com sobrenome(s) do(s) autor(es), ano e página(s) (observar que
as páginas só devem ser colocadas caso a citação se refira a trecho(s)
específicos(s) e não à obra como um todo (ver  exemplos abaixo).

    No caso de citações de obras em língua estrangeira, estas devem ser
traduzidas (caso se considere necessário, o trecho na língua original pode
ser apresentado em nota de rodapé).



*Exemplos de referências entre parênteses:*

    Uma obra, com um autor:

(GREEN, 2002, P.25)

    Uma obra, com dois autores (ou três):

(FERREIRA; GUIMARÃES, 2003, p. 22)

    Uma obra, com mais ou três autores:

(MOURA et al, 2002, p. 15-17)

    Duas obras, com mesmo autor:

(TURINO, 1992, P.51-52; 1999, P.13)

    Duas obras, com autores diferentes:

(CARVALHO, 1992, p.114-115; TURINO, 1999, P.13)

*Notas de rodapé:*

Para as notas de rodapé deve ser utilizada a fonte em tamanho 10.

*Referências:*

Devem ser apresentadas ao final do trabalho, em ordem alfabética pelo
sobrenome do autor, em espaços simples, alinhadas apenas à esquerda,
separadas por uma linha de espaço simples, seguindo as normas da ABNT (NBR
6023, de 2002). Ver exemplos abaixo:


Livros

ÚLTIMO SOBRENOME, Pronome e sobrenome do autor [se tiver mais de um autor,
separá-los com ponto e vírgula]. *Título do trabalho: *subtítulo [se
houver]. Tradução [se houver]. Edição [se não for a primeira]. Local de
publicação: Editora, ano.

Exemplos:

ELLIOTT, David J. *Music matters: *a new philosophy of music education. New
York: Oxford University Press, 1995

SWANWICK, Keith. *Ensinando música musicalmente. *Tradução de Alda Oliveira
e Cristina Tourino. São Paulo: Moderna, 2003.



*Parte de livros *(capítulos, artigos em coletâneas, etc.):

ÚLTIMO SOBRENOME, Prenome e sobrenome do autor da parte da obra [se tiver
mais de um autor, separá-los com ponto e vírgula]. Título da parte. In:
ÚLTIMO SOBRENOME, Prenome de sobrenome do autor da obra [se tiver mais de um
autor, separá-los com ponto e vírgula]. *Título do trabalho: *subtítulo [se
houver]. Edição [se não for a primeira]. Local de publicação. Editora, ano.
Página inicial-final da parte.

Exemplo:

GROSSI, Cristina. Questões emergentes na avaliação da percepção musical no
contexto universitário. In: HENTSCHKE, Liane; SOUZA, Jusamara (Org). *Avaliação
em música *reflexões e práticas. São Paulo: Moderna, 2003. p. 124-139.



*Artigos em periódicos:*

ÚLTIMO SOBRENOME, Prenome e sobrenome do autor do artigo [se tiver mais de
um autor, separá-los com ponto e vírgula]. Título do artigo. *Título do
Periódico, *Local de publicação, número do volume e/ou numeração do ano,
número do fascículo, página inicial-final do artigo, data.

Exemplo:

ARROYO, Margarete. Um olhar antropológico sobre práticas de ensino e
aprendizagem musical, *Revista da ABEM, *Porto Alegre, n. 5, p. 13-20, 2000.



*Trabalhos em anais de eventos científicos:*

ÚLTIMO SOBRENOME, Prenome e sobrenome do trabalho [se tiver mais de um
autor, separá-los com ponto e vírgula]. Título do trabalho. In: NOME DO
EVENTO, numeração do evento [se houver], ano de realização, local. *Titulo.
*Local de publicação: Editora, ano de publicação. Página inicial-final do
trabalho.

Exemplo:

BEYER, Ester. O ensino de música na educação infantil. In: ENCONTRO ANUAL DA
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 7., 1998, p. 27-42.



*Documentos na Internet: *matéria (artigo, monografia) em uma página:

ÚLTIMO SOBRENOME, Prenome e sobrenome do autor da parte da obra [se tiver
mais de um autor, separá-los com ponto e vírgula]. *Título da página:
*subtítulos
[se houver], data da página ou site. Disponível em: <endereço da página>.
Acesso em: data. Exemplo:

LOUREIRO, Mônica. Cartografando sons do Oiapoque ao Chuí. *CliqueMusic:* a
música brasileira está aqui, ago. 2001. Disponível em:

<
http://cliquemusic.uol.com.br/br/acontecendo/acontecendo.asp?Nu_Materia=2837>
Acesso em: 07 de nov. 2002.



*O site com todas as informações do encontro em breve será divulgado.*
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20090225/39ea49ed/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L