[ANPPOM-L] Concurso p ú blico para docente do magist é rio superior ( UFPel)

Alvaro Neder alvaroneder em uol.com.br
Sex Jan 30 21:57:38 BRST 2009

Re: [ANPPOM-L] Concurso público para docente do magistério superior ( UFPel)Prezado Fernando e todos os colegas,

Não poderia deixar de dar todo apoio à sua msg e de demonstrar minha perplexidade frente a este fato que se repete ainda hoje (e por quanto tempo?). Sou músico e musicólogo atuando desde o ano de 1980, com graduação em Licenciatura em Educação Artística com habilitação em música pela Unirio, mestrado em Educação pela UFMS (com o tema Educação Informal na Comunidade Jazzística) e doutorado em literatura pela PUC-Rio (com o tema Pós-Estruturalismo e MPB nos anos 1960). Minha produção se insere plenamente na área de etnomusicologia, mas estou impedido de disputar esta vaga da UfPel pelo motivo que você aponta. Sabendo que apesar de termos profusos discursos sobre interdisciplinaridade (inclusive nos PCN) ainda estamos longe de implementá-la na prática, em 2006 vi-me na obrigação de fazer um outro doutorado em música, pela Unirio, que espero terminar este ano e que talvez me possibilite disputar tais concursos. Digo "talvez" porque o título será de "doutor em Música" (na linha de pesquisa etnografia das práticas musicais brasileiras), enquanto o concurso da UfPel exigë doutores em música *com ênfase em etnomusicologia*. Essa minúcia terminológica com certeza excluiria até mesmo doutores em música formados pela Unirio, com orientação da internacionalmente reconhecida etnomusicóloga Elizabeth Travassos (meu caso). Perguntas: 1) Em que isso promove o avanço da etnomusicologia no Brasil? 2) De que maneira levar doutores a fazer segundos doutorados promove um melhor aproveitamento dos parcos recursos investidos na formação de pesquisadores no Brasil? 3) Será que não é possível avaliar a competência específica do candidato por meio de sua produção no campo, de provas escritas e didáticas e de arguições orais?

Dada a importância deste tema, seria necessário que o mesmo fosse discutido de maneira mais ampla e intensa pela comunidade musical.

Atenciosamente,
==============================
Dr. Alvaro Neder
Etnomusicólogo/Ethnomusicologist
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro/ IFRJ
Professor de Produção Musical
Coordenador da Pós-Graduação em Produção Cultural
UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
+55 (21) 9663-3291
Rio de Janeiro, Brazil
+1 (401) 441-5757
Providence RI, USA
CV/Currículo CNPq/Lattes:
http://lattes.cnpq.br/0728793370003830
Grupo de Pesquisa do Diretório CNPq - Etnomusicologia Crítica Contemporânea e Estudos de Música Popular Brasileira
http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=4103803W8HOYAJ