[ANPPOM-L] sobre pioneiros: os primeiros serão os últimos?

Damián Keller musicoyargentino em hotmail.com
Qua Jul 1 12:42:33 BRT 2009

Caro Flo Menezes,

Saudações desde a Amazônia!

Já que a tua carta fala de gente com a qual comparto uma história, te mando aqui algumas observações sobre o assunto. Mas, primeiro, deixa eu falar um pouco do contexto. Eu acho fantástico teu trabalho como produtor musical. A quantidade de publicações que sai do Panaroma é mais do que respeitável. Mas você e eu iniciamos o nosso trabalho por volta dos anos 1990. Não somos nem pioneiros, nem fundadores da música eletroacústica no Brasil. E não tem nada de errado com isso. Cada macaco no seu galho, não é?

Acho estranha essa insistência na nossa área de ser os únicos ou os primeiros em tudo. Você vê, por exemplo, um físico precisa de teorias e técnicas para poder estudar as partículas subatômicas. Ninguém em física subatômica seria levado a sério se não desse crédito a Maxwell, Heisenberg, Planck e tantos outros. Por que em composição insistimos em falar que nosso trabalho não tem nada ha ver com tudo que se fez anteriormente? Por que achamos que a continuidade, a acumulação de conhecimentos, a construção sobre a base do trabalho dos outros é vergonhosa?

Acho que a função de uma primeira geração em qualquer área é formar recursos humanos. Mais do que resultados artísticos impactantes ou grandes descobertas, os pioneiros precisam garantir a continuidade e a ampliação da pesquisa na área. E pesquisa é feita por pesquisadores. Esta é a grande contribuição do Prof. Conrado Silva, ter dado espaço, condições e incentivo a um grande número de alunos. Os resultados estão em Fortaleza, São Paulo, Brasília, Goiânia, Rio Branco, e em várias outras cidades do Brasil.

Só para citar um exemplo, apesar de ter música eletroacústica no currículo da UnB, foi somente no ano 1993 que o Luiz Roberto e eu tivemos acesso a um estúdio. Quem ideou, estruturou e conseguiu os recursos para fazer esse estúdio foi o Prof. Conrado Silva. Inclusive o estúdio existe até hoje e o acesso gratuito dos alunos e professores da UnB foi e é uma das principais bandeiras desse projeto.

Te desejo a melhor das sortes no trabalho aí no Panaroma, e que continue a produção!

Abraço,

Damián

Dr. Damián Keller -
Núcleo Amazônico de Pesquisa Musical (NAP) - Universidade Federal do Acre - Amazon Center for Music Research - Federal University of Acre - http://ccrma.stanford.edu/~dkeller