[ANPPOM-L] sobre pioneiros: os primeiros serão os últimos?

Flo Menezes flo em flomenezes.mus.br
Qua Jul 1 13:58:30 BRT 2009


Caro Damián Keller e demais leitores interessados,

agradeço pela tua mensagem e seu clima amistoso.
Só que você não compreendeu bem o que eu escrevi. Releia meu texto, por
favor.

O que afirmei e reafirmo aqui, com todas as letras, é simplesmente que

o Studio PANaroma de Música Eletroacústica da Unesp, fundado oficialmente em
julho
de 1994, primeiramente como convênio com a Fasm, depois autonimamente na
Unesp
a partir de 2001, NADA TEM QUE VER COM O QUE CONRADO OU QUALQUER OUTRA
PESSOA FEZ ANTERIORMENTE À SUA FUNDAÇÃO, nem na Fasm, nem na Unesp.

PONTO!

Uma vez entendido isto, não há problema algum.
Não se trata de querer ser pioneiro, nem de deixar de reconhecer os esforços
passados.
Mas não dá para quem quer que seja querer ³pegar carona² no PANaroma, devido
a seu sucesso e
reconhecimento internacional, querendo que sua história seja alterada.

O Studio PANaroma é um MARCO ZERO em São Paulo.

Abs e sucesso também para você.


On 1/7/09 12:42 PM, "Damián Keller" <musicoyargentino em hotmail.com> wrote:

> 
> 
> Caro Flo Menezes,
> 
> Saudações desde a Amazônia!
> 
> Já que a tua carta fala de gente com a qual comparto uma história, te mando
> aqui algumas observações sobre o assunto. Mas, primeiro, deixa eu falar um
> pouco do contexto. Eu acho fantástico teu trabalho como produtor musical. A
> quantidade de publicações que sai do Panaroma é mais do que respeitável. Mas
> você e eu iniciamos o nosso trabalho por volta dos anos 1990. Não somos nem
> pioneiros, nem fundadores da música eletroacústica no Brasil. E não tem nada
> de errado com isso. Cada macaco no seu galho, não é?
> 
> Acho estranha essa insistência na nossa área de ser os únicos ou os primeiros
> em tudo. Você vê, por exemplo, um físico precisa de teorias e técnicas para
> poder estudar as partículas subatômicas. Ninguém em física subatômica seria
> levado a sério se não desse crédito a Maxwell, Heisenberg, Planck e tantos
> outros. Por que em composição insistimos em falar que nosso trabalho não tem
> nada ha ver com tudo que se fez anteriormente? Por que achamos que a
> continuidade, a acumulação de conhecimentos, a construção sobre a base do
> trabalho dos outros é vergonhosa?
> 
> Acho que a função de uma primeira geração em qualquer área é formar recursos
> humanos. Mais do que resultados artísticos impactantes ou grandes descobertas,
> os pioneiros precisam garantir a continuidade e a ampliação da pesquisa na
> área. E pesquisa é feita por pesquisadores. Esta é a grande contribuição do
> Prof. Conrado Silva, ter dado espaço, condições e incentivo a um grande número
> de alunos. Os resultados estão em Fortaleza, São Paulo, Brasília, Goiânia, Rio
> Branco, e em várias outras cidades do Brasil.
> 
> Só para citar um exemplo, apesar de ter música eletroacústica no currículo da
> UnB, foi somente no ano 1993 que o Luiz Roberto e eu tivemos acesso a um
> estúdio. Quem ideou, estruturou e conseguiu os recursos para fazer esse
> estúdio foi o Prof. Conrado Silva. Inclusive o estúdio existe até hoje e o
> acesso gratuito dos alunos e professores da UnB foi e é uma das principais
> bandeiras desse projeto.
> 
> Te desejo a melhor das sortes no trabalho aí no Panaroma, e que continue a
> produção!
> 
> 
> Abraço,
> 
> Damián
> 
> 
> Dr. Damián Keller -
> Núcleo Amazônico de Pesquisa Musical (NAP) - Universidade Federal do Acre -
> Amazon Center for Music Research - Federal University of Acre -
> http://ccrma.stanford.edu/~dkeller
> 
> _________________________________________________________________
> Vuelve famosa a tu mascota con MSN
> http://events.latam.msn.com/tumascota

Flo Menezes
CP 141
06803-971 ­ Embu ­ SP
Brasil

- - -
Chefe do Departamento de Música/Unesp;
Compositor & Diretor Artístico do
Studio PANaroma
de Música Eletroacústica da Unesp

Telefone: ++55/11/4781-6775
Celular: ++55/11/8282-0960
Chefia DM/Unesp: ++55/11/5627-7063
Studio PANaroma (Unesp): ++55/11/2274-2241
email:
flo em flomenezes.mus.br
website:
http://flomenezes.mus.br

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