[ANPPOM-L] sobre pioneiros: os primeiros serão os últimos?

Flo Menezes flo em flomenezes.mus.br
Sáb Jul 4 13:14:29 BRT 2009


Denise Garcia,

'resgata-se' ou pode-se 'resgatar' algo de que existem ao menos traços,
e, mesmo se existissem (não existiam!!!), algo com o qual se sente
um mínimo de identidade estética.

Quando não há traços, e quando o RIGOR estético leva você a um outro
continente de atuação artística, fazem-se as coisas DO ZERO, como eu fiz!!!

Sinto se incomodo por ter virado uma página na história que você, Denise,
procura abordar na orientação a seus alunos, qual seja: a história da
música eletroacústica em solo brasileiro. Aproveite para fazer uma enquete
junto à geração que hoje está chegado aos 30, 35 anos e pergunte QUEM
ouvia falar de COMPOSIÇÃO ELETROACÚSTICA antes das atividades que iniciei
junto ao recém-fundado Studio PANaroma a partir de 1993/1994.

Quanto ao primeiro livro em português sobre a ME (meu livro junto à Edudsp),
que acaba de sair em segunda edição depois de estar esgotado há 8 anos:
não foi o 'mundo que desaparaceu' em meu livro, como você afirma de maneira
tão triste. Foi um MUNDO INTEIRO que se abriu ao público brasileiro:
meu livro traz a todos, inclusive a VOCÊ, textos que nem sequer conhecíamos
por aqui, pedras fundamentais da teoria história da música eletroacústica
(Schaeffer, Stockhausen, Boulez, Berio, Pousseur e tantos outros...).

Obrigado por afirmar que me torno centro em meio a tantos gênios.
Você foi generosa comigo.

Mas segue uma sugestão: dê continuidade ao que comecei!!!
Faça ainda melhor!!!
E quem sabe assim a música eletroacústica 'brasileira" decole de fato.

abs


On 4/7/09 12:46 PM, "d_garcia em iar.unicamp.br" <d_garcia em iar.unicamp.br>
wrote:

> Prezados colegas,
> 
> Peço que desculpem pela longa mensagem que segue e sugiro para quem
> não se interessa pelo assunto, que apague antes de ler, economizando
> seu tempo e paciência.
> Tampouco, como o Conrado, gosto de participar ativamente de colóquios
> dessa ordem. Mas, como atuo como pesquisadora e oriento pesquisas na
> área de história e análise da música eletroacústica brasileira, me
> sinto no dever de participar.
> 
> É muito triste que sejam publicados documentos com pouco rigor de
> pesquisa musicológica. E se nota deslizes nesse sentido no caderno da
> "Coletânea" - não apenas a dedução até lógica de que o estúdio
> Panaroma seria fruto de um espaço institucional já aberto antes da
> chegada de Flô Menezes à Unesp - mas também outros que não caberia
> citar aqui, senão em um documento mais extenso e fundamentado.
> 
> Mas se há deslizes na "Coletânea", não deixa de haver em documentos
> publicados pelo próprio  Flô Menezes, como por exemplo, na sua
> cronologia da música eletroacústica, publicada em seu livro "Música
> Eletroacústica  - História e Estéticas", quando pontua apenas três
> eventos brasileiros antes da década de 1990 e depois da década de 90
> as atividades de Flô Menezes se tornam o centro da cronologia (mesmo o
> resto do mundo desaparece)... Neste sentido, parece que, tanto na
> "Coletânea" quanto em "Música Eletroacústica - História e Estéticas"
> cada curador/autor tenha puxado a sardinha para o seu lado, dando uma
> versão pessoal da história da música brasileira sem muito rigor
> musicológico.
> 
> Caro Flô,  ninguém desconhece o mérito de seu empreendimento e
> produção à frente do PANaroma. É de se admirar a sua capacidade,
> obstinação e sucesso em conseguir financiamento para ter construído o
> Estúdio PANaroma na Escola Santa Marcelina, depois no I.A. Unesp na
> sua antiga sede e agora a construção de um novo estúdio na nova e bela
> sede do I.A. Unesp na Barra Funda. No Estado de São Paulo, o curso de
> graduação da Unesp é o primeiro curso a ter implantado de fato a
> formação em composição eletroacústica em nível de graduação, a partir
> dos anos 90 de forma definitiva graças à atuação de Flô Menezes.
> Também se deve observar que os Concursos internacionais de Música
> Eletroacústica promovido pelo PANaroma levaram São Paulo para o
> circuito internacional de difusão de música eletroacústica e que a
> Bienal de Música Contemporânea de São Paulo traz para nós um panorama
> importante da produção internacional.
> 
> Mas mesmo não havendo sobrado sequer uma fita cassete dos tempos de
> Conrado na Unesp, e que você tenha materialmente começado do zero,
> você não pode desconhecer a história do Departamento onde atua e deve
> saber que, tendo havido um trabalho anterior ao seu naquele espaço,
> havia a disponibilidade para que ele fosse retomado e desenvolvido da
> maneira admirável como você desenvolveu.
> 
> Além disso, uma observação de outra ordem que me permito fazer aqui
> pela amizade que tenho a você e ao Conrado, é que você não pode cobrar
> de um professor de uma Universidade a responsabilidade pela produção
> acadêmico/artística de outro professor da mesma universidade. Como que
> o Conrado, em lealdade a você (!!!) iria interferir na publicação de
> responsabilidade de Jorge Antunes?  Vê-se pelo estilo do texto
> histórico da "Coletânea" que o autor fez entrevistas tanto com Conrado
> Silva como com outros compositores. Depois de dada uma entrevista, o
> entrevistado não pode ser responsabilizado pelo texto final, nem mesmo
> tendo sido o autor um ex-aluno. Muito provavelmente, o entrevistado
> fala de suas atividades e realizações; outras atividades e realizações
> que vieram depois dele em uma mesma instituição não devem ter sido
> informações dadas por ele.
> 
> Enfim, me desculpem pela longa mensagem, mas é impossível acompanhar
> essas discussões passivamente quando o assunto é nosso tema de pesquisa.
> 
> um abraço,
> 
> Denise Garcia
> Depto. de Música I.A.
> UNICAMP
> 
> 
> 
> 
> 
> ----------------------------------------------------------------
> This message was sent using IMP, the Internet Messaging Program.

Flo Menezes
CP 141
06803-971 ­ Embu ­ SP
Brasil

- - -
Chefe do Departamento de Música/Unesp;
Compositor & Diretor Artístico do
Studio PANaroma
de Música Eletroacústica da Unesp

Telefone: ++55/11/4781-6775
Celular: ++55/11/8282-0960
Chefia DM/Unesp: ++55/11/5627-7063
Studio PANaroma (Unesp): ++55/11/2274-2241
email:
flo em flomenezes.mus.br
website:
http://flomenezes.mus.br





Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L