[ANPPOM-L] sobre pioneiros: os primeiros serão os últimos?

d_garcia em iar.unicamp.br d_garcia em iar.unicamp.br
Sáb Jul 4 12:46:29 BRT 2009


Prezados colegas,

Peço que desculpem pela longa mensagem que segue e sugiro para quem  
não se interessa pelo assunto, que apague antes de ler, economizando  
seu tempo e paciência.
Tampouco, como o Conrado, gosto de participar ativamente de colóquios  
dessa ordem. Mas, como atuo como pesquisadora e oriento pesquisas na  
área de história e análise da música eletroacústica brasileira, me  
sinto no dever de participar.

É muito triste que sejam publicados documentos com pouco rigor de  
pesquisa musicológica. E se nota deslizes nesse sentido no caderno da  
"Coletânea" - não apenas a dedução até lógica de que o estúdio  
Panaroma seria fruto de um espaço institucional já aberto antes da  
chegada de Flô Menezes à Unesp - mas também outros que não caberia  
citar aqui, senão em um documento mais extenso e fundamentado.

Mas se há deslizes na "Coletânea", não deixa de haver em documentos  
publicados pelo próprio  Flô Menezes, como por exemplo, na sua  
cronologia da música eletroacústica, publicada em seu livro "Música  
Eletroacústica  - História e Estéticas", quando pontua apenas três  
eventos brasileiros antes da década de 1990 e depois da década de 90  
as atividades de Flô Menezes se tornam o centro da cronologia (mesmo o  
resto do mundo desaparece)... Neste sentido, parece que, tanto na  
"Coletânea" quanto em "Música Eletroacústica - História e Estéticas"  
cada curador/autor tenha puxado a sardinha para o seu lado, dando uma  
versão pessoal da história da música brasileira sem muito rigor  
musicológico.

Caro Flô,  ninguém desconhece o mérito de seu empreendimento e  
produção à frente do PANaroma. É de se admirar a sua capacidade,  
obstinação e sucesso em conseguir financiamento para ter construído o  
Estúdio PANaroma na Escola Santa Marcelina, depois no I.A. Unesp na  
sua antiga sede e agora a construção de um novo estúdio na nova e bela  
sede do I.A. Unesp na Barra Funda. No Estado de São Paulo, o curso de  
graduação da Unesp é o primeiro curso a ter implantado de fato a  
formação em composição eletroacústica em nível de graduação, a partir  
dos anos 90 de forma definitiva graças à atuação de Flô Menezes.  
Também se deve observar que os Concursos internacionais de Música  
Eletroacústica promovido pelo PANaroma levaram São Paulo para o  
circuito internacional de difusão de música eletroacústica e que a  
Bienal de Música Contemporânea de São Paulo traz para nós um panorama  
importante da produção internacional.

Mas mesmo não havendo sobrado sequer uma fita cassete dos tempos de  
Conrado na Unesp, e que você tenha materialmente começado do zero,  
você não pode desconhecer a história do Departamento onde atua e deve  
saber que, tendo havido um trabalho anterior ao seu naquele espaço,  
havia a disponibilidade para que ele fosse retomado e desenvolvido da  
maneira admirável como você desenvolveu.

Além disso, uma observação de outra ordem que me permito fazer aqui  
pela amizade que tenho a você e ao Conrado, é que você não pode cobrar  
de um professor de uma Universidade a responsabilidade pela produção  
acadêmico/artística de outro professor da mesma universidade. Como que  
o Conrado, em lealdade a você (!!!) iria interferir na publicação de  
responsabilidade de Jorge Antunes?  Vê-se pelo estilo do texto  
histórico da "Coletânea" que o autor fez entrevistas tanto com Conrado  
Silva como com outros compositores. Depois de dada uma entrevista, o  
entrevistado não pode ser responsabilizado pelo texto final, nem mesmo  
tendo sido o autor um ex-aluno. Muito provavelmente, o entrevistado  
fala de suas atividades e realizações; outras atividades e realizações  
que vieram depois dele em uma mesma instituição não devem ter sido  
informações dadas por ele.

Enfim, me desculpem pela longa mensagem, mas é impossível acompanhar  
essas discussões passivamente quando o assunto é nosso tema de pesquisa.

um abraço,

Denise Garcia
Depto. de Música I.A.
UNICAMP





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