[ANPPOM-L] sobre pioneiros: os primeiros serão os últimos?
d_garcia em iar.unicamp.br
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Sáb Jul 4 12:46:29 BRT 2009
Prezados colegas,
Peço que desculpem pela longa mensagem que segue e sugiro para quem
não se interessa pelo assunto, que apague antes de ler, economizando
seu tempo e paciência.
Tampouco, como o Conrado, gosto de participar ativamente de colóquios
dessa ordem. Mas, como atuo como pesquisadora e oriento pesquisas na
área de história e análise da música eletroacústica brasileira, me
sinto no dever de participar.
É muito triste que sejam publicados documentos com pouco rigor de
pesquisa musicológica. E se nota deslizes nesse sentido no caderno da
"Coletânea" - não apenas a dedução até lógica de que o estúdio
Panaroma seria fruto de um espaço institucional já aberto antes da
chegada de Flô Menezes à Unesp - mas também outros que não caberia
citar aqui, senão em um documento mais extenso e fundamentado.
Mas se há deslizes na "Coletânea", não deixa de haver em documentos
publicados pelo próprio Flô Menezes, como por exemplo, na sua
cronologia da música eletroacústica, publicada em seu livro "Música
Eletroacústica - História e Estéticas", quando pontua apenas três
eventos brasileiros antes da década de 1990 e depois da década de 90
as atividades de Flô Menezes se tornam o centro da cronologia (mesmo o
resto do mundo desaparece)... Neste sentido, parece que, tanto na
"Coletânea" quanto em "Música Eletroacústica - História e Estéticas"
cada curador/autor tenha puxado a sardinha para o seu lado, dando uma
versão pessoal da história da música brasileira sem muito rigor
musicológico.
Caro Flô, ninguém desconhece o mérito de seu empreendimento e
produção à frente do PANaroma. É de se admirar a sua capacidade,
obstinação e sucesso em conseguir financiamento para ter construído o
Estúdio PANaroma na Escola Santa Marcelina, depois no I.A. Unesp na
sua antiga sede e agora a construção de um novo estúdio na nova e bela
sede do I.A. Unesp na Barra Funda. No Estado de São Paulo, o curso de
graduação da Unesp é o primeiro curso a ter implantado de fato a
formação em composição eletroacústica em nível de graduação, a partir
dos anos 90 de forma definitiva graças à atuação de Flô Menezes.
Também se deve observar que os Concursos internacionais de Música
Eletroacústica promovido pelo PANaroma levaram São Paulo para o
circuito internacional de difusão de música eletroacústica e que a
Bienal de Música Contemporânea de São Paulo traz para nós um panorama
importante da produção internacional.
Mas mesmo não havendo sobrado sequer uma fita cassete dos tempos de
Conrado na Unesp, e que você tenha materialmente começado do zero,
você não pode desconhecer a história do Departamento onde atua e deve
saber que, tendo havido um trabalho anterior ao seu naquele espaço,
havia a disponibilidade para que ele fosse retomado e desenvolvido da
maneira admirável como você desenvolveu.
Além disso, uma observação de outra ordem que me permito fazer aqui
pela amizade que tenho a você e ao Conrado, é que você não pode cobrar
de um professor de uma Universidade a responsabilidade pela produção
acadêmico/artística de outro professor da mesma universidade. Como que
o Conrado, em lealdade a você (!!!) iria interferir na publicação de
responsabilidade de Jorge Antunes? Vê-se pelo estilo do texto
histórico da "Coletânea" que o autor fez entrevistas tanto com Conrado
Silva como com outros compositores. Depois de dada uma entrevista, o
entrevistado não pode ser responsabilizado pelo texto final, nem mesmo
tendo sido o autor um ex-aluno. Muito provavelmente, o entrevistado
fala de suas atividades e realizações; outras atividades e realizações
que vieram depois dele em uma mesma instituição não devem ter sido
informações dadas por ele.
Enfim, me desculpem pela longa mensagem, mas é impossível acompanhar
essas discussões passivamente quando o assunto é nosso tema de pesquisa.
um abraço,
Denise Garcia
Depto. de Música I.A.
UNICAMP
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