[ANPPOM-L] Fwd: tristes_trópicos_parte1

Rodolfo Caesar rodolfo.caesar em gmail.com
Sex Jul 10 15:01:28 BRT 2009


Caro Luiz Roberto,


Minha mensagem, nesta lista, claramente não se endereçava aos autores de 
cada uma das partes constituintes da Coletânea, mas à curadoria que as 
defende.


Atenciosamente,

Rodolfo Caesar



SBME . wrote:
>
>
> ---------- Forwarded message ----------
> From: *Luis Roberto Martins Pinheiro* <stockcage em yahoo.com.br 
> <mailto:stockcage em yahoo.com.br>>
> Date: 2009/7/8
> Subject: Enc: tristes_trópicos_parte1
> To: "SBME ." <sbme em sbme.com.br <mailto:sbme em sbme.com.br>>
>
>
>
>
> --- Em *qua, 8/7/09, Luis Roberto Martins Pinheiro 
> /<stockcage em yahoo.com.br <mailto:stockcage em yahoo.com.br>>/* escreveu:
>
>
>     De: Luis Roberto Martins Pinheiro <stockcage em yahoo.com.br
>     <mailto:stockcage em yahoo.com.br>>
>     Assunto: Enc: tristes_trópicos_parte1
>     Para: anppom-l em iar.unicamp.br <mailto:anppom-l em iar.unicamp.br>
>     Cc: antunes em jorgeantunes.com.br
>     <mailto:antunes em jorgeantunes.com.br>, conrado em unb.br
>     <mailto:conrado em unb.br>
>     Data: Quarta-feira, 8 de Julho de 2009, 2:40
>
>
>
>     --- Em *qua, 8/7/09, Luis Roberto Martins Pinheiro
>     /<stockcage em yahoo.com.br <mailto:stockcage em yahoo.com.br>>/* escreveu:
>
>
>         De: Luis Roberto Martins Pinheiro <stockcage em yahoo.com.br
>         <mailto:stockcage em yahoo.com.br>>
>         Assunto: tristes_trópicos_parte1
>         Para: anppom-l em iar.unicamp.br <mailto:anppom-l em iar.unicamp.br>
>         Cc: antunes em jorgeantunes.com.br
>         <mailto:antunes em jorgeantunes.com.br>, conrado em unb.br
>         <mailto:conrado em unb.br>
>         Data: Quarta-feira, 8 de Julho de 2009, 2:38
>
>
>         Caros colegas eletroacústicos e demais interessados no assunto,
>
>
>         A respeito do texto publicado no encarte da Coletânea de
>         Música Eletroacústica Brasileira recém lançada quero deixar
>         claro, de início, que todos os erros e acertos nele contidos
>         são de minha única e  exclusiva responsabilidade. Não o
>         escreveria  se não tivesse tido total liberdade de ação. Ação,
>         é necessário dizer, que se restringiu apenas à produção do
>         texto, ora sob fogo cruzado.
>
>         Quantos às críticas levantadas até então, acho  curioso que se
>         exija de um texto que não passa de um artigo de encarte
>         discográfico os rigores de um trabalho musicológico em nível
>         de pós-graduação acadêmica!  Ainda mais que essa cobrança de
>         rigor musicológico não vem acompanhada - em diversos momentos
>         pouco edificantes - de rigor ético...
>
>         Apesar das limitações óbvias do texto a sua realização, como
>         não poderia deixar de ser,  se apoiou em fontes bibliográficas
>         e documentais. As notas e as referências bibliográficas não
>         foram publicadas pelo curador por questão de espaço. Isso
>         dificulta a aferição do rigor mas é o preço que se paga em
>         trabalhos dessa natureza.
>
>         É necessário observar que essa Coletânea é a primeira e não a
>         última das possíveis colêtaneas sobre música eletroacústica no
>         Brasil!  Diante disso,  até que me provem o contrário,
>         destacar o papel dos pioneiros que estabeleceram o horizonte
>         da música eletroacústica aqui no Brasil não tem nada de
>         ilegitimo. E os fatos que se sobressaem, até então
>         inquestionáveis, entre o final dos anos 50 e o início dos anos
>         70, são: Reginaldo Carvalho foi o primeiro a fazer  música
>         concreta, Jorge Antunes, música eletrônica, e Conrado Silva,
>         desde logo, se preocupou com a formação de quadros.
>
>         É evidente que podemos destacar com mais propriedade e rigor o
>         papel de Jocy de Oliveira e Cláudio Santoro que começaram
>         atuar também na década de 60, porém fora do Brasil. Tratar da 
>         ampliação da música eletroacústica no Brasil a partir da
>         década de 70  e de sua sofisticação teórica e composicional.
>         Das novas gerações dos anos 80 e 90 e dos estúdios
>         independentes. Lembro que Igor Lintz Maués, em sua tese de
>         mestrado de 1989, tratou do assunto em profundidade entre as
>         datas de 1956 e 1981. Mas volto a insistir, como abarcar
>         tantos fatos complexos, críticos, contraditórios em um  texto
>         limitado de encarte?
>
>         Façamos outras coletâneas! (O que diante de tanta desunião e
>         virulência parece impossível...)
>
>         Também procurei destacar a questão política da
>         institucionalização nacional da atividade no âmbito acadêmico,
>         o que não quer dizer que a atividade extra-muros
>         universitários não tenha importância histórica. Muito pelo
>         contrário, há muita coisa a se levantar nesse ponto onde não
>         apenas o Rio de Janeio e São Paulo tem história para contar,
>         mas diversos lugares do Brasil, incluindo Brasília. Por outro
>         lado, se é necessário sempre criticar TODO e qualquer processo
>         de institucionalização artística em suas contradições, é
>         estranho querer  condenar a institucionalização interna da
>         música eletroacústica brasileira quando, no Brasil, se tem
>         como um dos ápices da carreira do compositor o reconhecimento
>         de instituições externas traduzidas em especializações,
>         mestrados, doutorados e premiações! Aliás, a minha intenção em
>         resumir um pouco da história da música eletroacústica em seus
>         centros de origem foi justamente para demonstrar essa
>         característica da realização  eletroacústica  no que se refere
>         a institucionalizaçaõ dos espaços de atuação e seus
>         consequentes embates ideológicos. Isso não invalida o enfoque
>         de outros pontos de vista.
>
>         Quanto a questão  do Studio PANaroma que tanta confusão e
>         paranóia causou remeto parte do problema à informação contida
>         no levantamento sobre a música eletroacústica no Brasil de
>         1982 a 1994 efetuado por José Augusto Mannis e apresentado 
>         durante o 1º Encontro de Música Eletroacústica, organizado por
>         Jorge Antunes na Universidade de Brasília, em setembro de 1994.
>
>         Em palestra de abertura do Encontro, junto com Conrado Silva,
>         Mannis apresentou um documento onde descreve a formação das
>         novas gerações de músicos eletroacústicos e destaca o papel
>         dos home studios na ampliação e acesso ao metier
>         eletroacústico. Fornece inúmeras informações sobre Festivais,
>         Divulgação radiofônica, compositores por Estado, obras
>         premiadas, lançamentos e estudios brasileiros. Nesse último
>         item relaciona os estúdios existentes antes de 1982, onde
>         aparecem o Estúdio da UNESP, coordenados por Conrado Silva e,
>         posteriormente por Igor Lintz Maués; e o Estúdio da Faculdade
>         Santa Marcelina, coordenado por Conrado Silva. Na relação dos
>         novos estúdios está o PANaroma, descrito como fusão dos
>         antigos estúdios da FASM & UNESP. (Coloquei em anexo
>         fac-simile de duas páginas do texto de Mannis).
>
>         Por dedução eu acrescentei à frase fusão dos antigos estúdios
>         da FASM & UNESP  a frase seguinte organizados anteriormente
>         por Conrado Silva.
>
>         O curioso é que se a informação de J. A. Mannis, que até onde
>         sei é um compositor e pesquisador sério, é falsa ela não foi
>         contestada lá atrás, em 1994, por Flo Menezes que também
>         proferiu palestra dois dias depois. Pelo menos eu não tive
>         notícia nenhuma de contestação desse dado. Lembrando, ainda,
>         que foi durante esse encontro que se criou a Sociedade
>         Brasileira de Música Eletroacústica.
>
>         O fato é que uma vez resolvido esse imbroglio mesmo assim é
>         possível formular a seguinte  frase, agora com total e
>         rigorosa correção histórica:  Studio PANaroma, criado por Flo
>         Menezes na FASM e UNESP em 1994, instituições onde Conrado
>         Silva atuara anteriormente, nos anos 80.
>
>         Desculpem-me pela extensão do comunicado
>
>         Abraço a todos
>
>         Luis Roberto Pinheiro
>         Escola de Música de Brasília
>
>
>
>
>
>
>
>
>
>
>
>
>
>         ------------------------------------------------------------------------
>         Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados:
>         Top 10
>         <http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http://br.maisbuscados.yahoo.com/>
>         - Celebridades
>         <http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http://br.maisbuscados.yahoo.com/celebridades/>
>         - Música
>         <http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http://br.maisbuscados.yahoo.com/m%C3%BAsica/>
>         - Esportes
>         <http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http://br.maisbuscados.yahoo.com/esportes/>
>
>
>     ------------------------------------------------------------------------
>     Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10
>     <http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http://br.maisbuscados.yahoo.com/>
>     - Celebridades
>     <http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http://br.maisbuscados.yahoo.com/celebridades/>
>     - Música
>     <http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http://br.maisbuscados.yahoo.com/m%C3%BAsica/>
>     - Esportes
>     <http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http://br.maisbuscados.yahoo.com/esportes/>
>
>
> ------------------------------------------------------------------------
> Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 
> <http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http://br.maisbuscados.yahoo.com/> 
> - Celebridades 
> <http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http://br.maisbuscados.yahoo.com/celebridades/> 
> - Música 
> <http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http://br.maisbuscados.yahoo.com/m%C3%BAsica/> 
> - Esportes 
> <http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http://br.maisbuscados.yahoo.com/esportes/>
>
> ------------------------------------------------------------------------
>
> ________________________________________________
> Lista de discussões ANPPOM
> http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
> ________________________________________________




Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L