[ANPPOM-L] CENSURA NA ? Fwd: Sobre a estrutura do Congresso 2009

Pablo Sotuyo Blanco psotuyo em ufba.br
Seg Maio 4 14:39:38 BRT 2009

Meus caros,

A lista da ANPPOM tem sérios problemas.

Não estou me referindo aos problemas técnicos e sim a problemas de gerenciamento. Como toda atividade humana, a moderação da lista está propensa a erros. Enquanto erros, eles seriam desculpáveis.

Mas quando tais erros se repetem que podemos pensar?

Aparentemente, não apenas as minhas mensagens à lista não foram liberadas, mas também (dentre muitas outras) as da Profa. Rosane Cardoso e a da Profa. Zélia Chueke, que foram enviadas com cópia para a lista. E isto vem acontecendo há mais de uma semana.

Até onde se pôde confirmar, o servidor da Unicamp continuou on-line nesse tempo todo... Ergo, resta pensar acerca da forma em que a lista da ANPPOM é moderada.

Lembro perfeitamente por que a lista começou a ser moderada. Mas a moderação parece estar virando outra coisa. “Erros infelizes” não existem quando se repetem mais de duas vezes.

Espero que esta mensagem seja finalmente liberada.

Se assim for, peço desculpas adiantadas pela eventual duplicação deste mensagem.

Para quem quiser ler o histórico dessa questão (acrescentando os e-mails das Profs. Cardoso e Chueke  com as minhas respostas), envio as mensagens abaixo em seqüência cronológica inversa.

Agora... com relação aos GTs, embora a mensagem da Profa. Cardoso atendeu o meu pedido em nome do PPGMUS-UFPR (o que muito agradeço), as dúvidas continuam.

Citando:

“A proposta dos Gts - pensada com base nas decisões da última assembléia da ANPPOM - é que estes grupos de trabalhos sejam conduzidos como reuniões de diferentes sub-áreas, organizadas a partir de uma EMENTA, que será previamente divulgada no site.  Ao final do evento, os coordenadores de cada sub-área irão apresentar um relatório do trabalho de seus respectivos GTs. Os Gts, das diversas sub-áreas, irão acontecer de forma concomitante, num horário específico, durante os dias do evento. O GT será um espaço de discussão de temas de interesse para cada sub-área.”

Se entendi corretamente, o formato seqüencial estabelecido no relatório da assembléia foi interpretado como não sendo dos GTs em si, mas apenas das sessões de cada um dos GTs que serão realizados em 11 salas diferentes, funcionando simultaneamente.

Concordando com a idéia (que finalmente ficou clara graças ao seu e-mail, Rosane), não posso deixar de chamar á atenção para o fato de que a redação do Relatório foi dúbia (no mínimo), abrindo espaço para os questionamentos (eu continuo achando a denominação “mini-simpósio” altamente questionável pela carga semântica que ganhou no âmbito científico).

Sugiro que a partir de 2009 haja um maior cuidado com a redação das Atas e Relatórios das Assembléias da ANPPOM.

Ainda, já que as ementas estão sendo organizadas (imagino que resultantes de uma mistura de propostas negociadas por uma série de forças centrífugas e centrípetas com foco na comissão científica), porque não colocar isso claramente na chamada? Nesse sentido, deixo aqui a minha sugestão para próximos congressos. A chamada aceita proposta de ementas de GTs para qualquer subárea (submetidas à Comissão Científica), porém, uma vez avaliadas criteriosamente as propostas, a Comissão Científica poderá elaborar ementas e indicar coordenadores para as subáreas que tenham ficado desatendidas. Seria mais transparente e participativo.

Como resulta evidente, sempre tenho me manifestado com educação e clareza.

Com firmeza também, quando necessário.

Mas nunca fui agressivo nem lancei críticas espúrias contra ninguém.

Em função disso, continuo aguardando os restantes esclarecimentos e informações solicitadas nos e-mails, especialmente os relativos às “inúmeras questões” relativas à Coordenação Científica do XVIII Congresso da ANPPOM.

Atenciosamente,

Pablo Sotuyo Blanco.

Cara Zélia,

Obrigado por confirmar que estou em dia com a anuidade da ANPPOM e que a Presidente da ANPPOM estava informada disso com antecedência à mensagem de 29 de abril de 2009.

Agora pergunto:

Qual é o problema que o sistema tem que as mensagens de Sonia Ray são veiculadas na lista e as minhas enviadas desde o servidor da UFBA não?

Perceba que todas estas mensagens estão saindo com cópia para a lista e nenhuma delas foi veiculada por ela.

Não há alguém responsável pela manutenção da lista?

Se não me engano, lembro que a Profa. Lia Tomás tinha sido indicada para tal tarefa, mas não sei se continua realizando-a atualmente.

No mais, aproveito a oportunidade para lhe agradecer mais uma vez o seu respeito pelo diálogo acadêmico e sensato.

Muito atenciosamente,

Pablo Sotuyo Blanco