[ANPPOM-L] I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE MUSICOLOGIA DA UFRJ - PROGRAMA / UFRJ FIRST INTERNATIONAL SYMPOSIUM OF MUSICOLOGY - PROGRAM

Maria Alice Volpe malicevolpe em ig.com.br
Seg Ago 9 23:28:55 BRT 2010


I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE MUSICOLOGIA DA UFRJ  'ATUALIDADE DA ÓPERA'
UFRJ FIRST INTERNATIONAL SYMPOSIUM OF MUSICOLOGY  'ACTUALITY OF OPERA'

PROGRAMA / PROGRAM

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Escola de Música / Programa de Pós-Graduação em Música
Rio de Janeiro, 9 a 13 de agosto de 2010

Federal University of Rio de Janeiro, Brazil
School of Music / Graduate Studies Program in Music
Rio de Janeiro, August 9 to 13, 2010


http://www.musica.ufrj.br


PROGRAMA / PROGRAM
9 AGOSTO / AUGUST – SEGUNDA FEIRA / MONDAY

10h -16h – CREDENCIAMENTO E INSCRIÇÕES / REGISTRATION

11h - ABERTURA DO EVENTO / WELCOME ADDRESSES
11h -12:30h - EXPOSIÇÃO 1 / EXHIBITION 1 - João Guilherme Ripper (UFRJ e
ABM) - Processos Criativos Contemporâneos / Contemporary Criative Processes

12:30h-14h – ALMOÇO / LUNCH

14h-15h - CONFERÊNCIA 1 / KEYNOTE SPEECH 1 - Mário Vieira Carvalho
(Universidade Nova de Lisboa)
Ópera na história e na actualidade: uma perspectiva sociológica
Opera in history and in present times: a sociological perspective

15h-15:30h – INTERVALO / COFEE BREAK

15:30h-18h – MESA TEMÁTICA  1 / THEMATIC SESSION 1 - Ópera na América
Portuguesa / Opera in Portuguese America
Mediador / Moderator: Maria Alice Volpe (UFRJ)
Conferencistas / Speakers:
Diósnio Machado Neto (USP) – O palimpsesto iluminista: a re-significação dos
modelos operísticos no estudo de repertório da Casa da Ópera de São Paulo /
Enlightenment palimpsest: the resignification of operatic models through a
repertory study of Sao Paulo Opera House
Márcio Páscoa (UEA) – As óperas de Antonio José da Silva, o Judeu e Antonio
Teixeira: atribuição de autoria e reconhecimento de modelos estéticos da
produção lírica luso-brasileira do século XVIII / Operas by Antonio José da
Silva, o Judeu (1795-1739) and Antonio Teixeira (1707-ca.1769?): issues of
authorship and stylistic models concerning Luso-Brazilian eighteenth-century
lyric production
Rogério Budasz (Univ. California-Riverside) – As temporadas de 1793-1798 da
Casa da Ópera de Vila Rica / The 1793-8 seasons at Vila Rica Opera House
David Cranmer (Univ. Nova de Lisboa) – O repertório músico-teatral na Casa
da Ópera do Rio de Janeiro, 1778 a 1813 / The musical-theatrical repertoire
at Rio de Janeiro Opera House, 1778 to 1813


PROGRAMA / PROGRAM
10 AGOSTO / AUGUST – TERÇA FEIRA / TUESDAY

10h -16h – CREDENCIAMENTO E INSCRIÇÕES / REGISTRATION

10h – 11h: GRUPO DE TRABALHO 1 / WORKING GROUP 1 - Estudos
Interdisciplinares de Ópera: Música e Literatura / Interdisciplinary
Studies: in Opera: Music and Literature
Líder/ Leader: Marcus Vinicius Nogueira Soares (UERJ) - Literatura e música:
o romance e a ópera no Brasil oitocentista / Literature and music: novel and
opera in nineteenth-century Brazil.

11h – 12:30h - EXPOSIÇÃO 2 / EXHIBITION 2 – Ronaldo Miranda (USP e ABM)-
Processos Criativos Contemporâneos / Contemporary Creative Processes


12:30h-14h – ALMOÇO / LUNCH

14h-15h – CONFERÊNCIA 2 / KEYNOTE SPEECH 2 - Annibale Cetrangolo
(Universidade Ca’Foscari, Veneza) - Viaggi dell’opera verso il Rio de la
Plata in tempi di migrazioni / Viagem da ópera ao Rio da Prata em tempo de
migração / Opera’s Journey to River Plate in times of migration

15h-15:30h – INTERVALO / COFEE BREAK

15:30h-18h – MESA TEMÁTICA 2 / THEMATIC SESSION 2 - Ópera em Transição /
Opera in Transition
Mediador / Moderator: Ricardo Tacuchian (UFRJ, Uni-Rio e ABM)
Conferencistas/ Speakers:
Mário Vieira de Carvalho (Univ. Nova de Lisboa) – A República Portuguesa e
as mudanças na cultura musical e músico-teatral / The Portuguese Republic
and the changes in music and music-theatre culture
Maria Alice Volpe (UFRJ) – A “batalha dos símbolos”: ópera no Brasil, da
monarquia à república / “The Battle of Symbols”: opera in Brazil, from
Monarchy to Republic
Marcos Virmond (USC) – Carlos Gomes no contexto de transição da ópera
italiana / Carlos Gomes in the transitioning context of Italian opera
Rodolfo Coelho de Souza (USP) – A influência do simbolismo nas óperas de
Alberto Nepomuceno / The Influence of Symbolism in Alberto Nepomuceno's
Operas


PROGRAMA
11 AGOSTO / AUGUST – QUARTA FEIRA / WEDNESDAY
10h – 11h: DEBATE EM MOVIMENTO / DEBATE AS MOVEMENT
Heliana Farah & Murilo Neves (UFRJ) - A estética da música vocal do século
XIX: uma visão historicamente informada / The aesthetics of vocal music of
the nineteenth century: a historically informed vision
MAMMA- Movimento dos Artistas pela Música Menos Antiga
AMNSEM - Artists’s Movement for the Not-So-Early Music

11h-12h – CONFERÊNCIA 3 / KEYNOTE SPEECH 3 - Cristina Magaldi (Universidade
de Towson, Maryland) - A febre da ópera e a política cultural no Rio de
Janeiro na segunda metade do século XIX / Opera fever and the politics of
culture in Rio de Janeiro in the second part of the 19th century.

12h-14h – ALMOÇO / LUNCH

14h-15h – CONFERÊNCIA 4 / KEYNOTE SPEECH 4 - Benjamin Walton (Universidade
de Cambridge, Reino Unido) -
Rossini and the Idea of Global opera / Rossini e a ideia de ópera global

15h-15:30h – INTERVALO / COFEE BREAK

15:30h-17:30h - MESA TEMÁTICA  3 / THEMATIC SESSION 3 - Estilo e Recepção /
Style and Reception
Mediador / Moderator: Diósnio Machado Neto (USP)
Conferencistas / Speakers:
Vanda Lima Bellard Freire (UFRJ) – Óperas em Português: ideologias e
contradições em cena / Operas in Portuguese: ideologies and contradictions
on stage
Pablo Sotuyo Blanco (UFBA) – Damião Barbosa de Araújo e A Intriga Amorosa:
estilo e questões cronológicas no contexto da sua produção lírica / Damião
Barbosa de Araújo e A Intriga Amorosa: style and chronological issues in the
context of his lyrical work
Marcelo Hazan (Univ. Columbia) - Repensando a “decadência” operística da
música sacra no Brasil a partir da recepção crítica de José Maurício Nunes
Garcia / Rethinking the Operatic “Decadence” of Sacred Music in Brazil Based
on the Critical Reception of José Maurício Nunes Garcia
André Guerra Cotta (UFF) - Emílio Soares e a ópera: ressonâncias românticas
na Itabira do século XXI / Emílio Soares and opera: Romantic resonances in
21st-century Itabira

PROGRAMA
12 AGOSTO / AUGUST – QUINTA FEIRA / THURSDAY

10h – 11h: GRUPO DE TRABALHO / WORKING GROUP: Estudos Interdisciplinares de
Ópera: Música Artes Visuais e Artes Cênicas / Interdisciplinary Studies: in
Opera: Music, Visual and Scenic Arts
Líder / Leader: Maria Cristina Volpi (EBA-UFRJ)
11h -12:30h - EXPOSIÇÃO 3 / EXHIBITION 3 - Eli-Eri Moura (UFPB) - Processos
Criativos Contemporâneos / Contemporary Criative Processes
12:30h-14h – ALMOÇO / LUNCH

14h-15h - CONFERÊNCIA 5 / KEYNOTE SPEECH 5 - Ilza Nogueira  (UFPB e ABM) -
Lídia de Oxum: a “Ópera Negra” da Bahia / Lídia de Oxum: The Black Opera
from Bahia

15h-15:30h – INTERVALO / COFEE BREAK

15:30h-18h - MESA TEMÁTICA 4 / THEMATIC SESSION 4 – Geografia da Ópera no
Brasil/ Geography of opera in Brazil

Mediador / Moderator: Marcelo Verzoni (UFRJ)
Conferencistas / Speakers:
Ezio da Rocha Bittencourt (UFMS) – O Teatro Lírico no Brasil Meridional:
origens e percursos / Lyrical theater in Southern Brazil: origins and
pathways
Márcio Páscoa (UEA) – A filiação estética dos autores líricos da Amazônia do
Período da Borracha / Aesthetic affiliation of lyrical composers of the
Amazon region during the Rubber Boom
Marcos Virmond (USC-Bauru) – As Óperas de Sant’Ana Gomes / The operas by
Sant’Anna Gomes
Alexandre Schubert (UFRJ) – Chagas: gênese de uma ópera singular / Chagas:
the genesis of a singular opera

PROGRAMA
13 AGOSTO / AUGUST – SEXTA FEIRA/ FRIDAY

11h -12:30h - EXPOSIÇÃO 4 / EXHIBITION 4 – Jocy de Oliveira (ABM) -
Processos Criativos Contemporâneos / Contemporary Criative Processes

12:30h-14h – ALMOÇO / LUNCH

14h-15h - CONFERÊNCIA 6 / KEYNOTE SPEECH 6 - Philip Gossett  (EUA,
Universidade de Chicago) -
Ópera Italiana do século XIX em arquivos fora da Itália / Italian
Nineteenth-Century Opera in non-Italian archives

15h-15:30h – INTERVALO / COFEE BREAK

15:30h – 17h: MESA 5 / THEMATIC SESSION 5 – Estudos de manuscritos e edição
/ Manuscript studies and edition
Mediador / Moderator: Ernani Aguiar (UFRJ e ABM)
Conferencistas / Speakers:
Lenita Waldige Mendes Nogueira (UNICAMP e ACLA) – Joana de Flandres, de
Carlos Gomes: obra de transição / Joana de Flandres, by Carlos Gomes: a work
of transition
André Cardoso (UFRJ e ABM) – A abertura do drama lírico Pelo Amor! (1897) de
Leopoldo Miguez (1850-1902) / The Ouverture of the lyrical drama Pelo Amor!
(1897) by Leopoldo Miguez (1850-1902)
Rubens Russomano Ricciardi (USP) - Francisco Braga e a ópera Jupyra /
Francisco Braga and his opera Jupyra
Roberto Duarte (UFRJ e ABM) - Partituras e partes de orquestra das óperas
brasileiras / Orchestral scores and parts of Brazilian operas


17h-18:30h – MESA REDONDA / ROUND TABLE – Atualidade da ópera no Brasil /
Actuality of Opera in Brazil
Mediador: André Cardoso (UFRJ)
Mediadora / Moderator: Heloísa Fischer (VivaMúsica!-RJ)
Debatedores / Debaters:
João Luiz Sampaio (O Estado de S.Paulo)
Sérgio Casoy (USP)
Clóvis Marques (Opinião e Notícia-RJ)
Luiz Paulo Horta (O Globo-RJ) [a confirmar / upon confirmation]


Comissão Organizadora / General Committee
Maria Alice Volpe (UFRJ), Presidente
André Cardoso (UFRJ)
Marcos Vinício Nogueira (UFRJ)

Comissão Científica / Program Committee:
Maria Alice Volpe (UFRJ), Presidente
Marcos Vinício Nogueira (UFRJ)
Diósnio Machado Neto (USP-Ribeirão Preto)
Mário Vieira de Carvalho (Universidade Nova de Lisboa, Portugal)

Apoio: CAPES, FAPERJ, BANCO DO BRASIL/ FUJB

Aberto ao público.
Entrada Franca.

Sejam todos bem vindos!
Welcome!

============================================================
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20100809/6da323c5/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L