[ANPPOM-L] I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE MUSICOLOGIA DA UFRJ - PROGRAMA / UFRJ FIRST INTERNATIONAL SYMPOSIUM OF MUSICOLOGY - PROGRAM
Maria Alice Volpe
malicevolpe em ig.com.br
Dom Ago 8 20:13:22 BRT 2010
*
I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE MUSICOLOGIA DA UFRJ
UFRJ FIRST INTERNATIONAL SYMPOSIUM OF MUSICOLOGY
*
**
*Universidade Federal do Rio de Janeiro*
*Escola de Música / Programa de Pós-Graduação em Música*
*Rio de Janeiro, 9 a 13 de agosto de 2010*
*Federal University of Rio de Janeiro, Brazil*
*School of Music / Graduate Studies Program in Music*
*Rio de Janeiro, August 9 to 13, 2010*
*PROGRAMA / PROGRAM*
*9 AGOSTO / AUGUST – SEGUNDA FEIRA / MONDAY*
10h -16h – *CREDENCIAMENTO E INSCRIÇÕES / REGISTRATION*
11h - *ABERTURA DO EVENTO* / *WELCOME ADDRESSES*
11h -12:30h - *EXPOSIÇÃO 1 / **EXHIBITION 1 *-* *João Guilherme Ripper (UFRJ
e ABM) -* **Processos Criativos Contemporâneos* / *Contemporary Criative
Processes*
12:30h-14h – *ALMOÇO / LUNCH*
14h-15h - *CONFERÊNCIA 1 / KEYNOTE SPEECH 1 *- *Mário Vieira
Carvalho*(Universidade Nova de Lisboa)
*Ópera na história e na actualidade: uma perspectiva sociológica*
*Opera in history and in present times: a sociological perspective***
15h-15:30h – *INTERVALO / COFEE BREAK*
* *
15:30h-18h – *MESA TEMÁTICA 1 / THEMATIC **SESSION 1* - *Ópera na América
Portuguesa* / *Opera in Portuguese America*
Mediador / Moderator: *Maria Alice Volpe *(UFRJ)
Conferencistas / Speakers:
*Diósnio Machado Neto* (USP) – O palimpsesto iluminista: a re-significação
dos modelos operísticos no estudo de repertório da Casa da Ópera de São
Paulo / Enlightenment palimpsest: the resignification of operatic models
through a repertory study of Sao Paulo Opera House
*Márcio Páscoa* (UEA) – As óperas de Antonio José da Silva, o Judeu e
Antonio Teixeira: atribuição de autoria e reconhecimento de modelos
estéticos da produção lírica luso-brasileira do século XVIII / Operas
by Antonio
José da Silva, o Judeu (1795-1739) and Antonio Teixeira (1707-ca.1769?):
issues of authorship and stylistic models concerning Luso-Brazilian
eighteenth-century lyric production
*Rogério Budasz* (Univ. California-Riverside) – As temporadas de 1793-1798
da Casa da Ópera de Vila Rica / The 1793-8 seasons at Vila Rica Opera House
*David Cranmer* (Univ. Nova de Lisboa) – O repertório músico-teatral na Casa
da Ópera do Rio de Janeiro, 1778 a 1813 / The musical-theatrical repertoire
at Rio de Janeiro Opera House, 1778 to 1813
* *
*PROGRAMA / PROGRAM*
*10 AGOSTO / AUGUST – TERÇA FEIRA / TUESDAY*
10h -16h – *CREDENCIAMENTO E INSCRIÇÕES / REGISTRATION*
10h – 11h: *GRUPO DE TRABALHO 1 / WORKING GROUP 1 *- Estudos
Interdisciplinares de Ópera: Música e Literatura / Interdisciplinary
Studies: in Opera: Music and Literature**
Líder/ Leader: Marcus Vinicius Nogueira Soares (UERJ) - Literatura e música:
o romance e a ópera no Brasil oitocentista / Literature and music: novel and
opera in nineteenth-century Brazil.
11h – 12:30h - *EXPOSIÇÃO 2 / **EXHIBITION 2 *– *Ronaldo Miranda* (USP e
ABM)*- **Processos Criativos Contemporâneos */ *Contemporary Creative
Processes***
12:30h-14h – *ALMOÇO / LUNCH*
* *
14h-15h – *CONFERÊNCIA 2 / KEYNOTE SPEECH 2 *- Annibale Cetrangolo
(Universidade Ca’Foscari, Veneza) - *Viaggi dell’opera verso il Rio de la
Plata in tempi di migrazioni / Viagem da ópera ao Rio da Prata em tempo de
migração / Opera’s **Journey to River Plate** in times of migration*
* *
15h-15:30h – *INTERVALO / COFEE BREAK*
* *
15:30h-18h – *MESA TEMÁTICA 2 / THEMATIC SESSION 2 *- *Ópera em Transição /
**Opera in Transition*
Mediador / Moderator: *Ricardo Tacuchian *(UFRJ, Uni-Rio e ABM)
Conferencistas/ Speakers:
*Mário Vieira de Carvalho* (Univ. Nova de Lisboa) – A República Portuguesa e
as mudanças na cultura musical e músico-teatral / The Portuguese Republic
and the changes in music and music-theatre culture
*Maria Alice Volpe* (UFRJ) – A “batalha dos símbolos”: ópera no Brasil, da
monarquia à república / “The Battle of Symbols”: opera in Brazil, from
Monarchy to Republic
*Marcos Virmond* (USC) – Carlos Gomes no contexto de transição da ópera
italiana / Carlos Gomes in the transitioning context of Italian opera
*Rodolfo Coelho de Souza* (USP) – A influência do simbolismo nas óperas de
Alberto Nepomuceno / The Influence of Symbolism in Alberto Nepomuceno's
Operas
**
**
*PROGRAMA*
*11 AGOSTO / AUGUST – QUARTA FEIRA / WEDNESDAY*
10h – 11h:* DEBATE EM MOVIMENTO / **DEBATE AS MOVEMENT*
Heliana Farah & Murilo Neves (UFRJ) - A estética da música vocal do século
XIX: uma visão historicamente informada / *The aesthetics of vocal music of
the nineteenth century: a historically informed vision***
*MAMMA- Movimento dos Artistas pela Música Menos Antiga*
*AMNSEM - Artists’s Movement for the Not-So-Early Music*
11h-12h – *CONFERÊNCIA 3 / KEYNOTE SPEECH 3 *- *Cristina
Magaldi*(Universidade de Towson, Maryland) -
*A febre da ópera e a política cultural no Rio de Janeiro na segunda metade
do século XIX* / *Opera fever and the politics of culture in Rio de Janeiro
in the second part of the 19th century.*
12h-14h – *ALMOÇO / LUNCH*
* *
14h-15h – *CONFERÊNCIA 4 / KEYNOTE SPEECH 4 *- *Benjamin
Walton*(Universidade de Cambridge, Reino Unido) -
**
*Rossini and the Idea of Global opera / Rossini e a ideia de ópera global*
15h-15:30h – *INTERVALO / COFEE BREAK*
* *
15:30h-17:30h - *MESA TEMÁTICA 3 / THEMATIC SESSION 3* - *Estilo e Recepção
/ Style and Reception*
Mediador / Moderator: *Diósnio Machado Neto *(USP)
Conferencistas / Speakers:
*Vanda Lima Bellard Freire* (UFRJ) – Óperas em Português: ideologias e
contradições em cena / Operas in Portuguese: ideologies and contradictions
on stage
*Pablo Sotuyo Blanco* (UFBA) – Damião Barbosa de Araújo e *A Intriga Amorosa
*: estilo e questões cronológicas no contexto da sua produção lírica /
Damião Barbosa de Araújo e *A Intriga Amorosa*: style and chronological
issues in the context of his lyrical work
*Marcelo Hazan* (Univ. Columbia) - Repensando a “decadência” operística da
música sacra no Brasil a partir da recepção crítica de José Maurício Nunes
Garcia / Rethinking the Operatic “Decadence” of Sacred Music in Brazil Based
on the Critical Reception of José Maurício Nunes Garcia
*André Guerra Cotta* (UFF) - Emílio Soares e a ópera: ressonâncias
românticas na Itabira do século XXI / Emílio Soares and opera: Romantic
resonances in 21st-century Itabira
**
*PROGRAMA*
*12 AGOSTO / AUGUST – QUINTA FEIRA / THURSDAY*
10h – 11h: *GRUPO DE TRABALHO / WORKING GROUP: *Estudos Interdisciplinares
de Ópera: Música Artes Visuais e Artes Cênicas / Interdisciplinary Studies:
in Opera: Music, Visual and Scenic Arts**
Líder / Leader: *Maria Cristina Volpi* (EBA-UFRJ)
11h -12:30h - *EXPOSIÇÃO 3 / **EXHIBITION 3 *- *Eli-Eri Moura* (UFPB)
- *Processos
Criativos Contemporâneos */ *Contemporary Criative Processes***
12:30h-14h – *ALMOÇO / LUNCH*
14h-15h - *CONFERÊNCIA 5 / KEYNOTE SPEECH 5 *- *Ilza Nogueira* * *(UFPB e
ABM)* *- *Lídia de Oxum*: a “Ópera Negra” da Bahia / *Lídia de Oxum*: The
Black Opera from Bahia**
15h-15:30h – *INTERVALO / COFEE BREAK*
15:30h-18h - *MESA TEMÁTICA 4 / THEMATIC SESSION 4** – Geografia da Ópera no
Brasil/ Geography of opera in Brazil*
Mediador / Moderator: *Marcelo Verzoni* (UFRJ)
Conferencistas / Speakers:
*Ezio da Rocha Bittencourt* (UFMS) – O Teatro Lírico no Brasil Meridional:
origens e percursos / Lyrical theater in Southern Brazil: origins and
pathways
*Márcio Páscoa* (UEA) – A filiação estética dos autores líricos da Amazônia
do Período da Borracha / Aesthetic affiliation of lyrical composers of the
Amazon region during the Rubber Boom
*Marcos Virmond *(USC-Bauru) – As Óperas de Sant’Ana Gomes / The operas by
Sant’Anna Gomes
*Alexandre Schubert *(UFRJ) – *Chagas*: gênese de uma ópera singular* /
Chagas*: the genesis of a singular opera**
**
*PROGRAMA*
*13 AGOSTO / AUGUST – SEXTA FEIRA/ FRIDAY*
* *
11h -12:30h - *EXPOSIÇÃO 4 / **EXHIBITION 4 *– *Jocy de Oliveira *(ABM) *- *
*Processos Criativos Contemporâneos */ *Contemporary Criative Processes***
12:30h-14h – *ALMOÇO / LUNCH*
* *
14h-15h - *CONFERÊNCIA 6 / KEYNOTE SPEECH 6 *- *Philip Gossett* * *(EUA,
Universidade de Chicago)* -*
*Ópera Italiana do século XIX em arquivos fora da Itália / Italian
Nineteenth-Century Opera in non-Italian archives*
* *
15h-15:30h – *INTERVALO / COFEE BREAK*
* *
15:30h – 17h: *MESA 5 / THEMATIC SESSION 5* – Estudos de manuscritos e
edição / Manuscript studies and edition
Mediador / Moderator:* **Ernani Aguiar* (UFRJ e ABM)
Conferencistas / Speakers:
*Lenita Waldige Mendes Nogueira* (UNICAMP e ACLA) – *Joana de Flandres*, de
Carlos Gomes: obra de transição / *Joana de Flandres*, by Carlos Gomes: a
work of transition
*André Cardoso* (UFRJ e ABM) – A abertura do drama lírico *Pelo Amor! *(1897)
de Leopoldo Miguez (1850-1902) / The Ouverture of the lyrical drama* Pelo
Amor!* (1897) by Leopoldo Miguez (1850-1902)
*Rubens Russomano Ricciardi* (USP) - Francisco Braga e a ópera *Jupyra
/*Francisco Braga and his opera
* Jupyra*
*Roberto Duarte* (UFRJ e ABM) -* *Partituras e partes de orquestra das
óperas brasileiras* / *Orchestral scores and parts of Brazilian operas
17h-18:30h – *MESA REDONDA / ROUND TABLE *– *Atualidade da ópera no Brasil /
Actuality of Opera in Brazil*
Mediador:* André Cardoso *(UFRJ)**
Mediadora / Moderator: *Heloísa Fischer* (*VivaMúsica!*-RJ)
Debatedores / Debaters:
*João Luiz Sampaio* (*O Estado de S.Paulo*)
*Sérgio Casoy* (USP)
*Clóvis Marques* (*Opinião e Notícia*-RJ)
*Luiz Paulo Horta* (O Globo-RJ) [a confirmar / upon confirmation]
*Comissão Organizadora / General Committee*
*Maria Alice Volpe (UFRJ), Presidente*
*André Cardoso (UFRJ)*
*Marcos Vinício Nogueira (UFRJ)*
* *
*Comissão Científica / Program Committee:*
*Maria Alice Volpe (UFRJ), Presidente*
*Marcos Vinício Nogueira (UFRJ)*
*Diósnio Machado Neto (USP-Ribeirão Preto)*
*Mário Vieira de Carvalho (Universidade Nova de Lisboa, Portugal)*
*Apoio: CAPES, FAPERJ, BANCO DO BRASIL/ FUJB*
Aberta ao público.
Entrada Franca.
Sejam todos bem vindos!
Welcome!
========================================================================
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20100808/bd1341ba/attachment.html>
Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L