[ANPPOM-L] I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE MUSICOLOGIA DA UFRJ (9 a 13 Agosto 2010)

Maria Alice Volpe malicevolpe em ig.com.br
Qui Jul 29 13:53:38 BRT 2010


I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE MUSICOLOGIA DA UFRJ
ATUALIDADE DA ÓPERA
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Escola de Música / Programa de Pós-Graduação
Sala da Congregação
Rio de Janeiro, 9 a 13 de agosto de 2010

Comissão Organizadora
Maria Alice Volpe (UFRJ), Presidente
André Cardoso (UFRJ)
Marcos Vinício Nogueira (UFRJ)

Comissão Científica:
Maria Alice Volpe (UFRJ), Presidente
Marcos Vinício Nogueira (UFRJ)
Diósnio Machado Neto (USP-Ribeirão Preto)
Mário Vieira de Carvalho (Universidade Nova de Lisboa, Portugal)

Apoio:     CAPES                        FAPERJ            BANCO DO BRASIL

Maiores informações no site:
http://www.musica.ufrj.br/

Aberto ao público.
Entrada Franca.
Certificado mediante inscrição e participação de, no mínimo, 70% das
sessões.


SINOPSE
O Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ ocorrerá na Semana da Escola
de Música e foi planejado em consonância com os eventos comemorativos do
aniversário da Escola, como iniciativa da Diretoria da Escola de Música e da
Coordenação do Programa da Pós-Graduação. Expressa um direcionamento
intensificado em prol da produção científica da Unidade, buscando maior
equilíbrio com a sua produção artística.
O I Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ, cujo tema do ano de 2010
‘Atualidade da Ópera’ oferece um amplo espectro dos estudos recentes sobre a
ópera no Brasil e propicia um diálogo frutífero entre especialistas
brasileiros e estrangeiros. Os estudos de ópera têm constituído locus
privilegiado das inovações ocorridas recentemente na musicologia,
possibilitando abordagens diversificadas, desde estudos de sociologia,
política, ideologia, história e crítica cultural, vocalidade e corpo, até
discussões sobre novas proposições analíticas para um gênero
dramático-musical que deve ser compreendido, sobretudo, como espetáculo. O
evento reunirá, pela primeira vez no Brasil, figuras exponenciais dos
estudos de ópera, oriundos do Brasil, Europa e América do Norte, visando a
uma interlocução que favoreça a inserção os estudos brasileiros na
musicologia internacional da especialidade. Junto aos musicólogos, o evento
congregará compositores e intérpretes dedicados ao repertório operístico, no
intuito de aproximar a pesquisa dos processos criativos. O debate entre os
especialistas do gênero busca ampliar o espaço para as diversas tendências
de análise, incentivando um encontro teórico-analítico que norteie o impulso
historiográfico futuro. Encerrará com uma mesa redonda formada por
colunistas especializados, de modo a trazer questões ligadas à produção e
recepção, contribuindo para um balanço sobre a questão norteadora do evento.
    A temática escolhida para a primeira edição do Simpósio propicia
reflexão importante para a própria história da instituição onde se realizará
o evento: a fundação desta que foi a primeira instituição de ensino da
música no Brasil e teve como missão inaugural a formação de cantores para a
ópera nacional. O tema “Atualidade da Ópera” vem redimensionar a própria
identidade e função da instituição, não apenas marcando os seus 162 anos,
mas também refletindo sobre as diversas reformulações de sua missão ao longo
de uma trajetória que perpassou toda a história do próprio sistema de ensino
no Brasil, nos diversos níveis: básico, técnico, médio, superior e
pós-graduado. Fundada como Conservatório Imperial (1848), numa nova fase
esteve o Instituto Nacional de Música (1890) entre as primeiras instituições
de ensino decretadas pela Primeira República, incorporada como Escola
Nacional de Música (1937) à Universidade do Brasil, e após sua designação
como Escola de Música (1965) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi
a primeira instituição de ensino superior de música no Brasil a implantar a
pós-graduação (1980). Seu próprio pioneirismo na pós-graduação impôs os
desafios que a área tem enfrentado no âmbito da universidade e a
conceituação de sua contribuição enquanto instância de pesquisa e de
produção de conhecimento. Consideramos que a temática da primeira edição
inicia um debate que será seguido por um horizonte amplo e diversificado de
questões e temáticas relevantes para a atualidade da música na universidade.
    A ópera exerceu hegemonia na cultura musical de diversos países desde o
século XVII até início do século XX e constituiu campo de experimentação
importante para o desenvolvimento do discurso musical. Gênero
dramático-musical de amplas possibilidades sócio-comunicativas, a
plasticidade de suas convenções ensejou no palco as diversas questões de seu
tempo. Suas representações e circundante crítica nos periódicos constituíram
verdadeiros fóruns de formação da opinião pública. Enquanto espetáculo e
ritual, sua prática social foi marcante na determinação das características
do espaço público. Os modelos comunicativos que surgiram no seu âmbito
forjaram os mecanismos de comunicação com as grandes massas, anteriores ao
advento do cinema. Ao reunir e transcender os limites dos gêneros, musicais
e cênicos, a ópera potencializou e consolidou a capacidade da música
enquanto arte de forte catarse comunicativa.
    No Brasil, o crescente cultivo da ópera, com sua diversidade de escolas
e sub-gêneros, representou ideologias e atendeu a modos de sociabilidade
cada vez mais secularizados. No decorrer do séc. XIX, a ópera tornou-se
instância indispensável para o reconhecimento de compositores perante o
grande público. A partir do século XX a ópera teve que competir com outras
modalidades de arte e entretenimento, tornando-se tópico interessante para
discussão de seu lugar na atualidade.
Reconhecendo a importância dos estudos de ópera para a história da música no
Brasil, a realização do I Simpósio Internacional de Musicologia da
Universidade Federal do Rio de Janeiro responde ao papel histórico desta
cidade para a cultura operística, bem como a sua atualidade, pois esta tem
no Teatro Municipal palco privilegiado e platéia assídua aos espetáculos
operísticos.  Sobretudo, guarda os principais acervos de manuscritos
musicais, edições, periódicos, material bibliográfico e iconográfico,
constituindo documentação histórica muitas vezes classificada como “obras
raras”. Visa a valorizar os seus acervos únicos, entre os quais, a
Biblioteca Nacional, a Biblioteca Alberto Nepomuceno da Escola de Música da
UFRJ, o Arquivo Nacional, o Museu Villa-Lobos e as diversas Coleções
Particulares sob a tutela dos descendentes de compositores, regentes e
músicos. Os acervos do Rio de Janeiro têm sido objeto de estudo da
musicologia brasileira e, mais recentemente, têm atraído pesquisadores e
musicólogos oriundos de outros países, pelo caráter único de sua
documentação, relevante não somente para a história da música no Brasil e
América Latina, mas também para a crescente reflexão sobre os discursos
históricos construídos sobre a música de tradição européia.
A organização do Simpósio em diversas modalidades de atividades pretende
intensificar a integração entre a pós-graduação e a graduação, estimulando a
qualificação dos diversos perfis de profissionais da área. A publicação do
livro dos Anais, em formato impresso e eletrônico, será disponibilizada
gratuitamente no site da EM-UFRJ.
A Comissão Organizadora e a Comissão Científica têm plena convicção de que o
I Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ contribuirá inequivocamente
para o avanço do conhecimento científico da área, para a sistematização e
aprofundamento do assunto escolhido para essa edição.

Maria Alice Volpe
Presidente das Comissões Organizadora e Científica do I Simpósio
Internacional de Musicologia da UFRJ


Ver também
http://www.musica.ufrj.br/index.php?option=com_content&view=article&id=315:a-atualidade-da-opera&catid=66:pos-graduacao&Itemid=86


Programação Completa disponível em:

http://www.musica.ufrj.br/index.php?view=categoryevents&id=17:i-seminario-de-musicologia-da-ufrj-atualidade-da-opera&option=com_eventlist&Itemid=178


Sejam todos bem vindos!

-- 
Profa. Dra. Maria Alice Volpe
Cadeira de Musicologia
Universidade Federal do Rio de Janeiro

Editora, Revista Brasileira de Música

Coordinator/ Editor, RIPM-Brazil

Pesquisadora Bolsista, Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro

==============================
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20100729/8d1344b7/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L