[ANPPOM-L] Homenagem-desagravo ao Povo Nordestino

Jorge Antunes antunes em unb.br
Qua Nov 24 21:38:50 BRST 2010

Car em s amig em s:

Estou prestando homenagem ao povo nordestino em meu blog:
http://jorgeantunespsol.blogspot.com/

Recentemente foi feita crítica injusta e perversa ao povo brasileiro do
Nordeste. Mais uma vez o valoroso povo nordestino foi atacado de modo
racista e discriminatório. Em desagravo e em homenagem àqueles brasileiros,
coloco no ar a gravação do terceiro movimento de minha *Sinfonia em Cinco
Movimentos* intitulado “*O Povo Brasileiro Nordestino*”.

Ouçam em:
http://www.americasnet.com.br/antunes/audio/O_Povo_Brasileiro_Nordestino.mp3

Em 1999 o Ministério da Cultura do governo brasileiro empreendeu uma ação
maravilhosa e raríssima: promoveu a encomenda de obras sinfônicas a
compositores brasileiros. A motivação era a efeméride do ano seguinte, 2000,
quando seriam celebrados os 500 anos do descobrimento do Brasil. O
presidente da República era Fernando Henrique Cardoso e o Ministro da
Cultura era Francisco Weffort. Mas isso não significava lucidez do governo.
Weffort confidenciou-me, em 2000, que desconhecia totalmente a existência de
compositores brasileiros de música erudita. Por trás das ações do Ministério
estava alguém de vasta cultura musical e visão admirável da cultura
brasileira: o embaixador Wladimir Murtinho, que assessorava o Ministro à
época.

O Ministério queria escolher cinco compositores para que fossem compostas
cinco obras sinfônicas homenageando o Descobrimento do Brasil. Para tanto
foi nomeada uma comissão de regentes de orquestra com a incumbência de serem
escolhidos os cinco compositores. A comissão de maestros foi assim
constituída: Isaac Karabtchevsky, Silvio Barbato, Norton Morozowics, Osman
Gioia, Diogo Pacheco, Benito Juarez e Tiago Flores. Essa comissão escolheu
os seguintes compositores: Edino Krieger, Jorge Antunes, Egberto Gismonti,
Almeida Prado e Ronaldo Miranda.

Quando recebi a notícia, fiquei feliz e preocupadíssimo, pois eu não via
motivos para comemorar o chamado “descobrimento do Brasil”. Sempre achei que
o Brasil não foi descoberto. Foi, sim, invadido. Entendo que o Brasil foi
encoberto. A truculência dos invasores colonizadores encobriu e enterrou as
culturas autóctones.

Para contornar meu conflito interno, resolvi escrever uma obra homenageando
o povo brasileiro. Assim, compus uma *Sinfonia* dividida em cinco
movimentos: 1- *O Povo Brasileiro Índio*; 2- *O Povo Brasileiro Negro*; 3- *O
Povo Brasileiro Nordestino*; 4- *O Povo Brasileiro em Fim de Milênio*;
5- *Utopia
para o Povo Brasileiro*.

O terceiro movimento, cujo link aqui eu disponibilizo, utiliza um tema de
baião que esporadicamente é interrompido por ataques orquestrais de massas
sonoras quase extemporâneas. A abertura e a coda do movimento fazem uso de
sons eletrônicos, mesclados aos sons da orquestra, que nos reportam a um
carro de boi: aquele mesmo do filme Vidas Secas de Nelson Pereira dos
Santos.

A gravação foi feita pela Orquestra do Teatro Nacional de Brasília, sob a
regência de Silvio Barbato:
http://www.americasnet.com.br/antunes/audio/O_Povo_Brasileiro_Nordestino.mp3