[ANPPOM-L] Res: Contraponto sobre possbilidades dos testes específicos

Guilherme Castro somba.guilherme em gmail.com
Qua Nov 24 21:50:14 BRST 2010

Oi Carlos,

Até mesmo por isso tudo que Schaeffer aponta é que tenho os meus
questionamentos. Reflito sobre essas questões com bastante frequência. Mesmo
concordando com tais apontamentos, penso que os anseios dos alunos dão uma
boa medida de como a música tem sido praticada e valorada em nosso contexto
sócio-cultural. E entre alguns desses anseios, há ainda uma certa procura do
aprendizado norteado por valores culto/europeu/ocidental. Se por um lado,
tais anseios indicam uma certa filtragem dos valores musicais, por outro
ainda indicam que são valores pertinentes ao nosso contexto. Daí nasce a
minha cautela.

O que questiono fortemente é se uma prova específica é necessária para uma
seleção, visto que há várias formas de prática musical, que envolvem
habilidades, competências e motivações distintas. Quando se leva isso em
consideração, realmente me parece algo mais excludente do que uma aferição
de aptidão (o que, aliás, nem acredito que deva ser parâmetro importante...
penso realmente que é a motivação que move qualquer processo de
ensino-aprendizagem). Junta-se a isso a minha crença na necessidade de
reformulação do ensino superior de música, para que ele seja mais inclusivo
e democrático com as várias formas de se fazer, pesquisar, estudar e ensinar
música.

Enfim, sem querer me alongar, resumo aqui que possuo fortes questionamentos,
mas ainda poucas certezas. Visto que há várias motivações e explicações —
sobretudo políticas — para o quadro atual do ensino superior de música,
penso ser melhor nesse momento uma certa prudência de minha parte, no mínimo
por inexperiência...

abraços

Guilherme