[ANPPOM-L] ANPPOM e GT Performance

Daniel Lemos dal_lemos em yahoo.com.br
Sáb Set 4 13:36:10 BRT 2010

Caros colegas,

A ANPPOM, mais uma vez, foi muito produtiva e bem organizada, todos estão de parabéns pela excelente organização. Contudo, mais uma vez o GT de Performance deixou a desejar.

Esta área precisa se desenvolver muito em termos de pesquisas, engajadas em trabalhar a realidade brasileira e prover amplo acesso da sociedade à Performance Musical. Vejo no Brasil muitos instrumentistas precisando de ajuda tanto no exercício da profissão quanto em questões de ensino da Performance. Creio que o GT deveria abrir para discutir assuntos como as Leis de Incentivo à Cultura, se elas tem oferecido o devido espaço para a prática da Performance (elas existem pra isso), ou em possibilidades de atuação em diversos locais do país, considerando suas peculiaridades regionais. Ainda, creio que o ensino da Performance deveria ser um assunto de amplo interesse da área, uma vez que práticas rígidas do ensino tradicional do Conservatório continuam sendo exercidas em pleno Século XXI. Portanto, falta um diálogo muito maior por parte desta área para com as demandas que a sociedade necessita.

Reforço, ainda, que abandonei este GT, pois na tentativa de expor um pouco do meu ponto de vista, percebi certos risinhos irônicos e comentários que tentaram menosprezar meu discurso. Acredito que todos nós, independentemente da titulação, da "vasta experiência acadêmica" ou de ter uma carreira como "Concertista Solista Virtuoso", temos contribuições a dar com nossas experiências regionais e, principalmente, prover ferramentas para que instrumentistas e cantores possam exercer sua profissão de forma competente nas mais diversas situações que encontramos em nosso país. Esta falta de respeito é um comportamento que não podemos aceitar de nossos colegas, portanto, fica aqui meu protesto.

Creio que se este cenário não mudar em breve, poucas serão as contribuições para a área de Performance, sendo esta a minha grande preocupação. Sei que temos muitos pesquisadores engajados e com excelentes propostas, mas são minimizados ou desistiram de atuar em meio a este ambiente que se formou no GT. Este é um assunto que já passou da hora de ser discutido.

Atenciosamente,

Daniel Lemos
Professor Assistente I
Curso de Música - http://musica.ufma.br