[ANPPOM-L] ANPPOM e GT Performance

Diana Santiago disant em ufba.br
Seg Set 6 11:26:11 BRT 2010

Caro Prof. Daniel Lemos,

Estranho seu posicionamento, pois, em atendimento a solicitação
particular de V. Sa., reservei-lhe um horário na quinta-feira para
apresentar seu trabalho de pesquisa, de modo a que fosse debatido pelos
participantes. Embora o pedido tenha sido feito diretamente a mim *após* a
sessão de quarta-feira, ou seja, sem o conhecimento dos outros participantes
do GT, e mesmo que isso fosse modificar a dinâmica adotada no GT (que se
constituiu democraticamente numa série de discussões sobre questões
levantadas pelos presentes), o tempo lhe foi concedido por mim para o início
da sessão da quinta-feira (conforme de seu aceite). O senhor, contudo, não
compareceu às sessões posteriores sem qualquer aviso, apenas um pedido de
desculpas ao me encontrar na sexta-feira ao final do congresso.

Quanto às sessões do GT, a média diária foi de cerca de 40 participantes, a
maior parte dos quais presentes todos os dias. Na sexta-feira, contamos com
trinta e cinco presentes e posso assegurar-lhe que todos, do aluno de
graduação à Dra. Salomea Gandelmann, tiveram direito a externar suas
opiniões durante todos os dias, enquanto o tempo o permitisse. Quanto às
reações de outros participantes da comunidade acadêmica presente, o senhor
deveria ter usado da palavra no momento da discussão, caso tenha se sentido
ofendido - o que de maneira alguma ficou patente para mim.

O resultado das discussões será oportunamente divulgado no relatório do GT
e as ações propostas para o futuro estão a cargo de uma comissão criada
democraticamente pelos presentes à sessão de sexta-feira. Acredito poder
afirmar que as discussões tenham sido muito proveitosas para todos que
optaram por permanecer ao longo do GT.

Atenciosamente,

Em 4 de setembro de 2010 13:36, Daniel Lemos <dal_lemos em yahoo.com.br>escreveu:

> Caros colegas,
>
> A ANPPOM, mais uma vez, foi muito produtiva e bem organizada, todos estão
> de parabéns pela excelente organização. Contudo, mais uma vez o GT de
> Performance deixou a desejar.
>
> Esta área precisa se desenvolver muito em termos de pesquisas, engajadas em
> trabalhar a realidade brasileira e prover amplo acesso da sociedade à
> Performance Musical. Vejo no Brasil muitos instrumentistas precisando de
> ajuda tanto no exercício da profissão quanto em questões de ensino da
> Performance. Creio que o GT deveria abrir para discutir assuntos como as
> [...]

Profa. Dra. Diana Santiago
Coordenadora - Núcleo de Pesquisa em Performance Musical e Psicologia
Escola de Música da UFBA

Coordenadora do GT de Performance ANPPOM 2010