[ANPPOM-L] Res: A Anppom e Ordem dos Músicos do Brasil

Fernando Elias LLanos felias78 em gmail.com
Ter Fev 1 01:12:33 BRST 2011

Colegas,

Tenho percebido que, por motivo da implementação prevista para este
ano da Lei nº 11.769 -que obriga o ensino de música na educação
básica-, estão "pipocando" vários cursos de pós-graduação lato sensu
com especialização em educação musical, em diversos centros de ensino
superior privados e lugares afins -conservatórios, associações e até
ong's.

Por um lado, existe um mercado alvo composto por profissionais da
educação e áreas afins, interessados nas vagas de professor de música.
Por outro lado, uma série de profissionais da música que, interessados
nas mesmas vagas, podem também se tornar os professores dos cursos
lato sensu referidos.

Nada disto me chamaria a atenção se não fosse pelo tema central das
nossas últimas comunicações: o interesse da OMB em tudo isso

Amigos músicos convocados a ensinar nesses cursos lato sensu já foram
abordados por seus respectivos coordenadores para se associarem à OMB
e aceitarem mais essa "outra" carteirinha junto a da CTPS (Carteira de
Trabalho e Previdência Social). Sei também que surgiram pontos de
vista discordantes à respeito mas que, na maioria dos casos, a ordem
para se associar à OMB era quase do tipo "administrativa" e
ineludível.

Em resumo, minha hipótese é que a OMB tem sim uma prioridade na sua
campanha de associação compulsória: os milhões de cursos lato sensu
pipocando em todo o Brasil. Saquem suas contas de quantas carteirinhas
significariam...

Eu vejo tudo isso como uma espécie de sangue novo para um morto vivo.

Aliás, aproveito para dizer que concordo com a ideia que reconhece uma
necessidade de termos uma associação de classe, sem dúvida, mas não
nesses termos sanguessugas.

Abraços, e perdoem a extensão do texto.

F.

2011/1/31 silvioferrazmello <silvioferrazmello em uol.com.br>:
> [...]
> ( ) Alguém sabe me dizer se/como e por que eles cairiam ou não na
> jurisdição da OMB?
> ( ) Alguém daria a carteira pr'aquele genro preguiçoso da dona da
> eco-pousada de outros arredores de Dores, só porque ele sabe tocar no
> violão uma penca de sucessos da Turma da Esquina, animando a noitada e
> cobrando couver artístico dos hóspedes encachaçados? Ele vai de Blazer
> (da sogra) a BH quando bem quiser...
> ( ) A filha da sogra do genro é capaz de solfejar tríades. E se...?
>

> Obrigado pelo estímulo à conversa, Alexandre e um grande abraço!

>>> abs

Fernando Elías LLanos
(skype) felias78