[ANPPOM-L] Trote estudantil: erradicação e substituição pela recepção solidária do ingressante

Paulo Castagna brsp em uol.com.br
Qua Fev 9 02:43:18 BRST 2011


Colegas,

Neste exato momento, milhares de alunos, em todo o Brasil, iniciam a preparação e a aplicação de mais uma temporada de "trote" - submissão coletiva geralmente acompanhada de ridicularização - aos assim chamados "bixos" ou "calouros", defendendo tal prática como um antigo costume brasileiro e uma oportunidade para a diversão e o excesso. Às vezes sob a conivência das instituições nas quais isso ocorre, apesar da existência de legislação a respeito, nesses trotes costumam ocorrer atos de violência física e moral, de constrangimento e submissão dos ingressantes às ordens e desejos dos alunos mais antigos e, sobretudo, a degradação da finalidade básica das instituições de ensino: preparar o jovem para uma vida digna em sociedade.

Em meados de março assistiremos, nos noticiários da TV, às cenas mais chocantes desta temporada, que estarão sendo filmadas nesta e nas próximas semanas. Dentre as cenas do ano passado, um único exemplo é suficiente para atestar a gravidade da situação, ocorrido na Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2010: http://www.youtube.com/watch?v=9FTwNRyII7g . É possível mudar essa situação com o envolvimento dos alunos, professores, pais e administradores, visando a definitiva erradicação do trote e sua substituição pela recepção solidária do ingressante.

Em respeito à legislação federal, estadual, municipal e universitária, ao próprio Código Penal Brasileiro, e no intituito de colaborar para a erradicação e substituição desse costume pela recepção solidária do ingressante, envio esta "Carta de apoio à erradicação do trote" (que inclui informações a respeito, legislação e sugestões para sua substituição), cujo download também pode ser feito pelo link http://paulocastagna.files.wordpress.com/2011/01/erradicacao-do-trote5.pdf , autorizando e agradecendo sua ampla divulgação. Ainda há tempo para minimizar os excessos que estão por ocorrer nas próximas semanas.

Sugiro também aderir à causa do Facebook "Universidade sem trote! Recepção solidária do ingressante!", que pode ser acessada pelo link http://www.causes.com/causes/570200-universidade-sem-trote-recep-o-solid-ria-do-ingressante?recruiter_id=142460220

Cordialmente,

Paulo Castagna
Instituto de Artes da Unesp
brsp em uol.com.br
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20110209/bc300937/attachment.html>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: Carta de apoio à erradicação do trote.pdf
Tipo: application/pdf
Tamanho: 97252 bytes
Descrição: não disponível
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20110209/bc300937/attachment.pdf>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L