[ANPPOM-L] OMB

Rael Bertarelli Gimenes Toffolo rael.gimenes em gmail.com
Seg Jan 17 01:59:49 BRST 2011

Caros colegas...

Tenho acompanhado a discussão e vejo alguns pontos positivos e outros
negativos...

Antes de avaliarmos se temos ou não que acabar com a ordem precisamos nos
perguntar:

Que carreira queremos regulamentar?
Que habilidades um Músico deve demonstrar para obter uma "carteira" de uma
classe profissional?

Pelo pouco que conheço, o registro de atores (DRT) tem provas específicas
que parecem realmente separar atores de não atores regulamentando e
normatizando uma "carreira".
Será que isso é possível de ser realizado em nossa profissão sem sermos
acusados de não democráticos e limitadores de determinadas expressões
artísticas que são por muitos consideradas importantes?

Nesse sentido, se não é possível determinarmos qual são as habilidades
mínimas que um músico deve ter, fica patente que realmente não há a
necessidade de regulamentação e normatização da carreira.
Sendo assim continuo achando que a Ordem dos músicos para nada serve
mesmo...

Abraços

Rael Toffolo (UEM-PR)