[ANPPOM-L] Res: OMB

Marcos Câmara de Castro mcamara em usp.br
Qua Jan 19 09:43:10 BRST 2011

Colegas,

A OMB não tem nada a ver com um Sindicato digno desse nome. A "Ordem" seria para regulamentar a profissão, como a ABI, a OAB, o CREA etc. Pois, se tocamos uma nota desafinada, podemos matar alguém? A OMB é inútil; um Sindicato forte, democrático e participativo é essencial. É preciso escolher, nesse caso, se os professores universitários são ainda músicos ou optaram pela docência, pesquisa e extensão e estariam fora do mercado propriamente dito musical. Mas faz parte das discussões acadêmicas questionar ou buscar o sentido de instituições como essa OMB. Pessoalmente, acho que a criação da OMB visou uma distinção entre os chamados eruditos e os populares, mas o tiro saiu pela culatra e são os ditos músicos populares que sustentam a base política dela e acham que dela dependem para tocar na noite ou nos shows.

O elefante branco está aí, por mais que tenham sido "dignas" as intenções, o que está por trás é uma separação entre popular e erudito que não deu certo, e todos sofrem as consequências do esnobismo que está na essência da criação da OMB.

Abraços,

Marcos

Prof. Dr. Marcos Câmara de Castro
Departamento de Música/FFCLRP