[ANPPOM-L] Fwd: CBO contra OMB

Gil Amâncio givanildo.amancio em gmail.com
Seg Jan 24 13:21:34 BRST 2011

Fantástica a possibilidade da CBO para possuir um cadastro profissional. Mas
para ter voz jurídica como a OAB, proporcionalmente a área de arte processo
e arte final, a CBO de nada serveria, como a OMB não está servindo pela
ausência conceitual.
Há diversas pessoas falando do que de fato não conhecem.
A CBO instrumentaliza a base trabalhista do País. Em termos de classificação
e suas relações com o mundo do trabalho, que poderá passar ou não pelo
sindicato (que livre associação por lei). Mas, a CBO, não possui puderes
para garantir a reserva de mercado como faz o Conselho de Medicina ou de
Enfermagem. No caso dos músicos, a OMB, como Conselho Profissional, deveria
garantir à sociedade que os prestadores de música, os trabalhadores músicos
fossem profissionais e tivessem qualidade na sua performance final.
Não discutiria nem a questão de produção de risco ou não de um mal
profissional prestando serviço de má qualidade em qualquer profissão.
Questionaria porque que os músicos não demeritórios no item : possuir um
Conselho profissional com estatus de Ordem. Ritornelo: a exemplo da OAB, que
inclusive vai além da Lei e promove a Caixa Assitência (que seria obrigação
legal do Sindicato), mas que a OAB resolveu puxar pra si e executar.
Abs.
Maestro Gil

Gil Amancio