[ANPPOM-L] A Anppom e Ordem dos Músicos do Brasil

Rodolfo Caesar rodolfo.caesar em gmail.com
Sex Jan 28 11:18:09 BRST 2011

Caro Alexandre,

Tudo bem com vc? Legal te ver por aqui de novo!
Eu tenho ainda algumas discordâncias:
Vc diz:

> Nada que não possa ser muito melhorado, quem sabe projetando a um
> padrão "THE-de-final-de-curso" aplicados pelas universidades, ou sob sua
> supervisão. Ou alguma forma de vínculo entre diplomas das universidades
> reconhecidas pelo MEC e a carteira profissional, ....

Vc se refere ao sistema de admissão à OMB. E logo em seguida completa:

>  Admito que hoje a OMB é desprezível, sob qualquer ângulo,

Ué, então para que aprimorar o que é desprezível? Esse é o pior ângulo!

Concordo com vc aqui:

> não ser sua estrutura instalada: prédios, salas, funcionários que, em tese,
> servem à música.

Ótimo! Vamos aproveitar esse hardware p/ fazer escolas (num bom e
amplo sentido!), salas de espetáculo, conferências, etc! Coisas que
estimulem o conhecimento e a produção de músicas, de A a Z, ou seja,
de Adoniram Barbosa à Zoophonie de Hercule Florence, passando pelas
sonoridades de campanários italianos, de sirenes de navio no golfo de
Aden ou de minas de carvão inglesas no século XIX, enfim por tudo o
que soar, e até o que não soar tb... se couber.

Já, se vc prefere,

> Com esse hardware adaptável, fazê-la funcionar a contento

Não volta tudo outra vez à estaca zero?

> está ao alcance de um bom projeto de lei, que pode até ser proposto pela
> ANPPOM.

Aqui eu pulo fora, mesmo!, porque seria submeter o 'hardware' a um
'circuit bending' perigoso!

>.... são duas entidades distintas, com funções distintas, e o
> que está mesmo faltando é a modernização da lei de 1960, que criou a OMB e
> regulamentou "nossa" profissão.

Tantos países mundo afora sobrevivem tão bem sem essa tal
'regulamentação'! Por que aqui, onde a classe dos jornalistas tenta
quebrar a obrigatoriedade do diploma de faculdade, a dos advogados
enfrenta milhões de problemas, e o modelo de todas: a dos juízes,
indestrutivelmente instalada no topo da cadeia alimentar

Meu 'dever', ou vocação (?), como acadêmico, e como artista, é o de
procurar a complexidade, e não o de resolver (o que, poxa vida, não
tem solução), dando uma mexida aqui e outra lá, 'modernizando a lei de
1960'!

Fica o meu questionário:
( ) Alguém sabe me dizer por que, nos anos setenta, o sindicato de
músicos exigia, para ingresso, a apresentação da carteira da OMB?
( ) Alguém sabe me dizer  quais as 'fontes bibliográficas' que
apoiariam a preconceituosa decisão da OMB ao repartir suas ovelhas em
'eruditas' e 'populares'?
( ) Alguém sabe por que, naqueles anos de chumbo, para a 'liberação de
um show' precisava-se pagar por uma carimbada na OMB, sendo isto
exigência para descolar outra na Censura Federal, cujo endereço (o
quartel da PM) era fornecido pela OMB sem o menor escrúpulo?
( ) Alguém saberá aplicar um teste modernizado aos músicos regionais
dos arredores de Dores do Indaiá para que eles possam tocar num
casamento levando uma graninha? Eles nunca foram a BH, onde sobrevive
a filial da OMB que os afeta.
( ) Alguém sabe me dizer se/como e por que eles cairiam ou não na
jurisdição da OMB?
( ) Alguém daria a carteira pr'aquele genro preguiçoso da dona da
eco-pousada de outros arredores de Dores, só porque ele sabe tocar no
violão uma penca de sucessos da Turma da Esquina, animando a noitada e
cobrando couver artístico dos hóspedes encachaçados? Ele vai de Blazer
(da sogra) a BH quando bem quiser...
( ) A filha da sogra do genro é capaz de solfejar tríades. E se...?

Obrigado pelo estímulo à conversa, Alexandre e um grande abraço!
Rodolfo