[ANPPOM-L] Publicação da nova edição da Ciberlegenda

Marcos Filho marcosfilhomusica em yahoo.com.br
Seg Jul 25 16:34:44 BRT 2011



Encaminhando ...
 


>Prezados leitores,
>
>
>Esta edição da revista CIBERLEGENDAvem em versão dupla. 
>
>
>
>
>Devido tanto à quantidade como à excelente qualidade das contribuições recebidas nesta ocasião, temos o prazer de apresentar dois volumes simultâneos da publicação, lançando um rico conjunto de debates em torno do tema Mídia e Sonoridades. 
>O primeiro volume, intitulado “Sonoridades - No cinema e no audiovisual”, inclui 13 artigos que apresentam variadas discussões acerca do som nas produções audiovisuais modernas e contemporâneas: do hiper-realismo sonoro às representações e re-apropriações da música e das “paisagens sonoras” pelas artes das telas. Este volume também compreende reflexões acerca do silêncio como produtor de sentido e sobre o papel do som numa perspectiva histórica. 
>Já o segundo volume articula 13 artigos em torno do grande tema “Sonoridades - Novas tecnologias e estéticas”. São apresentadas algumas questões relativas à produção sonora e audiovisual que circula pela internet, bem como às novas relações entre produção e consumo de sons diante dos novos cenários tecnológicos, e às experiências estéticas nos contextos urbanos e hiper-conectados da contemporaneidade. 
>A Estação Transmídia, por sua vez, contempla os trabalhos de vários pesquisadores convidados especialmente para contribuir com tais discussões, a partir da utilização de material de naturezas diversas e em múltiplos suportes.
>Agradecemos a colaboração de todos os autores que participaram desta edição especial, desejamos boas leituras e aproveitamos, também, para agradecer o valioso trabalho da equipe editorial e dos pareceristas.
>
>
>Atenciosamente,
>
>Mauricio de Bragança e Paula Sibilia
>Coordenadores da Equipe Editorial
>
>
>
>
>
>
>Sumário edição 24 - volume 1
>>________________________________
>
> 
> ARTIGOS 
>	* “Versão brasileira” Contribuições para uma história da dublagem cinematográfica no Brasil nas décadas de 1930 e 1940
>Rafael de Luna Freire 
>	* A clássica música das telas: O uso e a formação do tradicional estilo sinfônico.
>Suzana Reck Miranda 
>	* Diálogos entre a imagem visual e a imagem sonora: a experiência de escritura do sonoro nos documentários etnográficos
>Viviane Vedana 
>	* Sobre o som no cinema de horror: padrões recorrentes de estilo
>Rodrigo Carreiro 
>	* A canção no cinema de Glauber Rocha: Notas sobre a função narrativa da música cantada em filmes.
>Márcia Carvalho 
>	* Paisagens sonoras de Robert Bresson: Uma análise a partir dos conceitos de Murray Schafer
>Luiza Beatriz Amorim Melo Alvim 
>	* Além do que se vê - o som e as paisagens sonoras no documentário Dong, de Jia Zhang-ke
>Isaac Pipano 
>	* Pode-se dizer que há algo como um hiperrealismo sonoro no cinema argentino?
>Fernando Morais da Costa 
>	* A música no documentário: Um estudo sobre Valsa com Bashir
>Maria Ines Dieuzeide Santos Souza 
>	* Som na caixa: trilhas pop e incidental Duas perspectivas distintas de como a música pode ser utilizada como elemento narrativo
>Fábio Freire da Costa 
>	* Efeitos sonoros enquanto fala audiovisual: Análise de Gerald McBoing-Boing à luz do §528 das Investigações Filosóficas
>Rafael Duarte Oliveira Venancio 
>	* Pontos de escuta infantis: diegeses implicadas pelo som
>Mirian Ou 
>	* A narrativa fonocinematográfica em O Silêncio: Audição subjetiva e cronotopias do espaço fílmico
>Mauricio Caleiro 
>Versão completa
>  
>Sumário edição 24 - volume 2
>>________________________________
>
> 
> ARTIGOS 
>	* Introdução à arqueologia da escuta: do som e da voz como objetos de enunciação 
>Ivan Capeller 
>	* Sonoridades, música e mobilidade: um estudo sobre as novas práticas tecnológicas baseadas na espacialização e nos dispositivos móveis 
>Diego Brotas 
>	* Schizophonia digital: explorações da condição da música na cibercultura 
>Rafael Souza 
>	* O Admirável mundo da tecnologia musical - Do fonógrafo ao MP3, a funcionalidade do gênero para a comunicação da música 
>Nadja Vladi Cardoso Gumes 
>	* Por uma Economia Política do Funk Carioca: notas sobre a teoria pós-moderna e seus desdobramentos na música popular contemporânea 
>Pablo Cezar Laignier 
>	* Cada um com seu Ipod: a escuta de In Rainbows, do Radiohead 
>Jorge Cardoso Filho 
>	* Música Popular Brasileira no contexto das tecnologias digitais: a produção independente e a emergência de novas estratégias e representações sobre as identidades musicais 
>Thiago Pires Galletta 
>	* VideoSongs da banda Pomplamoose: o que você vê é o que você ouve 
>Marcelo Bergamin Conter, Alexandre Rocha da Silva 
>	* Indústria fonográfica X novas plataformas musicais: Trânsitos sonoros na era da Internet 
>Tatiana Rodrigues Lima 
>	* Sonoridade - elemento integrante da linguagem e cultura radiofônica 
>Graziela Soares Bianchi 
>	* Rádio na Web: um novo modelo de comunicação radiofónica 
>Nair Silva 
>	* O novo rádio: um estudo sobre a tecnologização da redação em uma emissora comunitária de interior 
>Debora Cristina Lopez, Roscéli Kochhann 
>	* Som e complexidade urbana: apontamentos a partir de uma visão sistêmica das sonoridades do comércio popular no Hipercentro de Belo Horizonte 
>Juliana O. Rocha Franco, Pedro Silva Marra 
>Versão completa 
>
>
>
>
>
>
>
Marcos Filho

Professor Assistente - Departamento de Música (DMUSI)
Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

marcosfilhomusica em yahoo.com.br
myspace/marcosfilho
@marcosfilho_
(31) 3327-8339
(31) 9376-8339
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20110725/71880273/attachment.html>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: 33226082.jpg
Tipo: image/jpeg
Tamanho: 177896 bytes
Descrição: não disponível
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20110725/71880273/attachment.jpg>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L