[ANPPOM-L] Pesquisa sobre recepção de Bruckner no Brasil

Júlia Tygel jutygel em yahoo.com
Ter Jun 7 00:18:49 BRT 2011

Caros colegas,

Recebi um pedido de ajuda do pesquisador Prof. J. Miguel Ramirez, da Lipscomb University / Nashville - EUA, para sua pesquisa sobre a recepção da obra de Bruckner na América Latina.

Ele quer entrar em contato com diretores artísticos, regentes, pesquisadores ou outras pessoas que possam lhe dar informações sobre as execuções mais antigas do compositor por orquestras brasileiras.

Abaixo a carta original dele e os contatos. Posso ajudar com o inglês se for preciso.

Desde já muito obrigada,

Júlia Tygel
doutoranda em música na ECA/USP
jutygel em gmail.com

Senhoras e senhores:
A Comissão de Música de Investigação da Academia Austríaca de Ciências me pediu para escrever um artigo sobre a recepção da música do compositor austríaco Anton Bruckner (1824-1896) na América Latina, a ser publicado em uma próxima "Bruckner-Handbuch".

A fim de realizar minha pesquisa eu gostaria de receber qualquer informação na música de Bruckner executada pela sua instituição antes de 2000.  De particular interesse são as premiers locais ou primeiras execuções de composições de Bruckner.

Eu gostaria de saber especificamente:

1) o que sinfonias e obras sinfônicas-corais de Bruckner foram executadas,
2) a data e o lugar em que estes foram executados, e
3) o nome dos maestros que dirigiram estas execuções.

Se você não tiver acesso a este tipo de informação, eu agradeceria se você pudesse sugerir o nome de uma pessoa ou instituição com quem devo entrar em contato.

Muito obrigado pela vossa ajuda,

--
Miguel J. Ramirez, Ph.D., DMA
Adjunct Professor of Music History