[ANPPOM-L] Sobre CAs e esclarecimento de informações sobre produtividade

Martha Ulhôa mulhoa em unirio.br
Dom Mar 6 16:52:11 BRT 2011


Damián, só um esclarecimento sobre o QUALIS. São listadas apenas os
periódicos onde houve publicação registrada no coleta CAPES.



Houve uma ocasião em que estávamos colocando a listagem dos periódicos que
considerávamos importantes como indução, incluindo esses que vc indicou. Só
que a lista nossa de A1 ficou muito grande e tem uma norma que diz: A1<A2 e
A1 + A2 + B1 = ou < 20 % de toda a produção. Assim, resolvemos só listar e
classificar a produção efetivamente publicada.



No entanto, a CA de avaliação ao verificar que tem alguma publicação
registrada de padrão alto ela leva isto em consideração, assim como os
consultores ad hoc ao emitir o parecer de mérito.



POR OUTRO LADO, as representações estão aí para intermediar as necessidades
e melhorar a forma de avaliação por pares. Nossa legitimidade enquanto
comunidade acadêmica só existe enquanto pudermos estabelecer critérios
aceitáveis não só interna quanto externamente.



Sugiro que levem o assunto para o CNPq, para que a agência tome conhecimento
de que a área de Artes tem muitas especialidades, uma vez que abriga Artes
Cênicas, Artes Visuais e Música. Segundo, apesar de a área ter se expandido
bastante, nem todos cursos de graduação de artes tem pós-graduação estrito
senso. Terceiro, a área de Artes está em consolidação na pesquisa, o que
significa que ao FAZER AVALIAÇÕES INTERNAS (concursos docentes, acesso a
fomento nas próprias IES) a ausência de um QUALIS abrangente (com uma
listagem ampla e não somente a listagem dos veículos onde se publicou no
ano/triênio) pode prejudicar a área.



Em relação ao respeito pela produção artística creio que isto só se dará
quando conseguirmos refinar os critérios de modo que qualquer avaliador da
área (pois em qualquer lugar existem as câmaras por área do conhecimento -
no CNPq a música sempre foi respeitada porque se recusa a ser avaliada por
não músicos - ISTO É ESSENCIAL - A AVALIAÇÃO SÓ PODE SER FEITA POR PARES)
possa ele mesmo inferir o nível da produção, mesmo se esta se der fora do
âmbito da pós-graduação, onde tem sido classificada.



Vai demorar o tempo que a área leve para refinar os critérios e a comunidade
aprenda a valorizar a produção artística, indicando no LATTES os índices
para sua qualificação (Ineditismo, estréia, primeira audição; Instituição
promotora ou evento; Abrangência da produção: duração e extensão do evento,
temporada, turnê, festival; Reconhecimento dos pares: processo de seleção ou
convite formal; prêmios).



Você deve saber que a CAPES não lida com pesquisadores isolados, mas com
Programas de Pós-Graduação. Mas, as recomendações para os PPG valem também
para os currículos individuais (vou parafrasear): É recomendável sublinhar
as produções que são fundamentais, no mérito. Evitar informar eventos
repetidos de uma mesma produção ou repertório, sendo melhor aplicável o
conceito de turnê, temporada ou série; isto também se aplica ao caso de
atuações múltiplas numa mesma capacidade junto a um mesmo grupo.



Arre! Falo mais que o homem da cobra...



Ab. Mt.


Em 3 de março de 2011 12:41, Damián Keller
<musicoyargentino em hotmail.com>escreveu:

>
>
>
> Cara Heloísa,
>
>
>
> A questão que você
> coloca é fundamental. A nossa produtividade como pesquisador é
> avaliada pelo número de publicações e pela consistência da
> produção. Essa avaliação tem impacto na avaliação dos cursos
> feita pelo MEC, e a avaliação dos cursos – entre outros fatores –
> determina a verba disponibilizada pela Capes e pelo MEC. Quer dizer,
> se a avaliação não é feita de forma clara e objetiva é possível
> criar um ciclo destrutivo e excludente.
>
>
>
> Lembro de algumas
> colocações da nossa representante - Martha Ulhoa - durante o
> encontro da Anppom em 2009. Uma das conquistas foi a criação do
> Qualis Artístico. Esse é o primeiro passo para conseguir a paridade
> entre a produção artística e a produção científica. Eu acho que
> ainda estamos muito longe disso.
>
>
>
> Entre os vários
> problemas do sistema de avaliação atual, aqui tem os mais óbvios:
> - A Capes tem uma lista
> com revistas avaliadas com Qualis A internacional. Nessa lista não
> aparecem algumas das principais revistas da área de composição:
> Journal of New Music Research, Leonardo Music Journal, etc.
> http://qualis.capes.gov.br/webqualis/ConsultaListaCompletaPeriodicos.faces
>
>
>
> - Os eventos
> internacionais mais importantes não são avaliados: ISME, ISMIR,
> ICMC, SMC, etc.
>
>
>
> - Na avaliação de
> projetos de pesquisa são aplicados três filtros:
>
> 1. instituições que
> não têm pós-graduação em música não recebem apoio da Capes.
> Isso gera uma migração centrípeta: quem não tem pós não atrai
> doutor, e sem doutor não tem pós... Isso é particularmente grave
> na região Norte.
>
> 2. Projetos de pesquisa
> em arte não têm prioridade. Concorrendo em editais nacionais é
> comum receber o parecer “projeto com mérito mas área não
> prioritária”. E o que é totalmente devastador para grupos de
> pesquisa incipientes fora das regiões centrais...
> 3. “O projeto tem
> mérito mas não atende as necessidades regionais”. Ou seja, se
> você vive em uma região pobre – digamos no Norte do Brasil –
> você não merece fazer pesquisa de ponta em arte. Como estão
> faltando pedreiros nas usinas é melhor você ir trabalhar em Belo
> Monte ou no Rio Madeira.
>
>
>
> (Desculpas pela última
> frase, tem horas que dá desânimo...).
>
>
>
> Abraço,
> Damián
>
>
>
>
> Dr. Damián Keller -
> Núcleo Amazônico de Pesquisa Musical (NAP) - Universidade Federal do Acre -
> Amazon Center for Music Research - Federal University of Acre -
> http://ccrma.stanford.edu/~dkeller
>
>
>
> ________________________________________________
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-- 
Martha Tupinambá de Ulhôa
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