[ANPPOM-L] Sobre CAs e esclarecimento de informações sobre produtividade

Carlos Palombini cpalombini em gmail.com
Qua Mar 9 12:05:57 BRT 2011

Curioso, eu publiquei um trabalho no *Leonardo Electronic Almanac *em 1999,
outro no ano 2000; dois trabalhos no *Leonardo* *Journal* no ano 2000; dois
no *Leonardo Music Journal *em 1999 e um no ano 2000; três no *Leonardo
Reviews* em 1999 e dois em 2001; um no *Leonardo On-Line* em 2001. Além
disso, tive um resumo publicado no *Leonardo Music Journal* e no *Leonardo
On-Line* no ano 2000, colaborei com um colega na tradução para o inglês de
um artigo que saiu no *LMJ* em 2003 e tive quatro trabalhos citados na série
"Pionniers et Précurseurs" do *Observatoire Leonardo des Arts et des
Techno-Sciences* (OLATS).

Os ISSNs são 0024-094X para a *Leonardo*, 0961-1215 para o *Leonardo Music
Journal*, 1071-4391 para o *Leonardo Electronic Almanac* e 1559-0429 para o
*Leonardo Reviews*. O *OLATS* e o *Leonardo On-Line* não tem INSS.

O Lattes insiste em associar o *Leonardo Journal* a Oxford, como se ele
ainda fosse impresso pela Pergamon Press, como na data de sua fundação, em
1967: tanto o *LJ* quanto o *LMJ* são dependentes da Massachusetts Institute
of Technology Press, mais conhecida por MIT Press; as demais publicações são
dependentes da International Society for the Arts, Sciences and Technology,
a ISAST, sediada em São Francisco. Escrevi há alguns anos ao CNPq, que disse
que tomaria providências, mas parece que continua tomando, sem que os
resultados se tenham manifestado ainda.

Se é necessário referência bibliográfica, e se posso usar a *Wikipedia*:

http://en.wikipedia.org/wiki/Leonardo_Journal

http://en.wikipedia.org/wiki/Leonardo_Music_Journal

Se a *Wikipedia* não servir, há o site da ISAST:

http://www.leonardo.info

com as páginas das publicações citadas:

http://www.leonardo.info/leoinfo.html

http://www.leonardo.info/lmj/

http://leoalmanac.org/

http://www.leonardo.info/ldr.php

http://www.olats.org/

Se as páginas sa ISAST não servirem, há as da MIT Press

http://www.mitpressjournals.org/loi/leon

http://www.mitpressjournals.org/loi/lmj

Outras coisa que não entendo é a obsessão da CAPES e do CNPq com
ISSNs: o *Caderno
de resumos da Anppom* tem número de ISSN, mas *Diagonal*, o periódico do
Center for Iberian and Latin American Music da Universidade da Califórnia, <
http://www.cilam.ucr.edu/diagonal>, não tem, nem tampouco os *Cahiers
d'histoire de la radiodiffusion*, do Comité d'histoire de la radiodiffusion,
<http://web.chr2009.free.fr/>. Como resultado, um resumo num congresso da
Anppom pode ser considerado produção bibliográfica no Data-CAPES e no
Lattes, mas um artigo em *Diagonal* ou nos *Cahiers d'histoire de la
radiodiffusion *não, a não ser de modo secundário e acessório.

Carlos Palombini

Carlos Palombini
cpalombini em gmail.com