[ANPPOM-L] Sobre CAs e esclarecimento de informações sobre produtividade

Carlos Palombini cpalombini em gmail.com
Dom Mar 13 04:03:35 BRT 2011

Caro amigo Rogério,

O que me parece é que temos um sistema que contribui para a manutenção do
status quo. Quem está dentro fica e sobe, que está fora não entra e desce.

Se o pesquisador não faz parte do programa A, B, C ou D de pós-graduação em
música, mas publicou no *Journal of the American Musicological Society*, no
*Music Theory Spectrum*, no *Ethnomusicology* ou no *October* (*no mean feat
*!), ele estará em desvantagem porque ninguém nos programas A, B, C e D
publicou no *JAMS* (e você e eu sabemos o quanto é difícil ter uma
comunicação aceita em um congresso da AMS, e o quanto é fácil vê-la nos
congressos X, Y e Z). Em princípio, o *JAMS* não existirá para a CAPES, e
enquanto não existir para os docentes dos programas A, B, C e D estes
estarão na confortável posição de tomarem o periódico W por padrão de
excelência, pois *la crème de la crème* (quem, senão eles próprios?) publica
ali.

Isso partindo do princípio de que o fato de um pesquisador ligado ao
programa A, B, C ou D publicar no *JAMS* seja suficiente para incluir o
referido periódico na avaliação da CAPES com uma classificação adequada, o
que espera comprovação. Partindo do princípio também de que a lista de
publicações seja um fator decisivo, como deveria ser, em concursos públicos
de provas e títulos. Em minha própria experiência, não é. Publicações em
periódicos realmente seletivos (e quem necessita de "lista da CAPES" para
saber quais sejam senão quem quer que ali nunca se tenha aventurado?) são
facilmente substituídas por papers de três páginas com quádrupla assinatura
publicados em anais de congresso vai-quem-paga, ensaios de auto-exegese
problematizante, odes a membros da banca e artigos
"eu-e-meus-correligionários". Tudo pago pelo erário público.

Carlos