[ANPPOM-Lista] [PPMUS] Bacharelado em Música

simone braga moninhabraga em gmail.com
Ter Nov 1 00:40:07 BRST 2011

Olá, Daniel!

O componente curricular Iniciação à Regência e Organologia, está restrito a
grupos instrumentais? Caso também abarque grupos vocais, sugiro uma troca,
ao inserí-lo no 7º Período, após o Canto Coral I e II. Desta forma, as
Práticas de Conjunto e de Coral, além de servirem como experiência para os
alunos de uma performance coletiva (é única a experiência de reger um
grupo, após a participação em um), poderiam também servir de laboratório
para a iniciação da regência. Observe que também viria posterior aos
componentes curriculares Elaboração de Arranjos I e II (essencial para a
regência), junto com a
Didática da Performance II (laboratório para a Didática).

Não quero supervalorizar o componente curricular Iniciação à Regência, mas
apenas propor ajustes que poderão favorecer um maior diálogo entre os
componentes curriculares.

Abs, Simone Braga.