[ANPPOM-Lista] situação da composição e da musicologia nos (novos) cursos de música

Marcelo Carneiro de Lima marcelo.arcos2 em gmail.com
Qua Nov 2 11:18:43 BRST 2011


Oi para todos,
Eu concordo com o Daniel que recentemente deu provas do quão vitoriosos têm
sido os professores de música do Brasil. As infras jogando contra, e o
pessoal resisitindo, batalhando. A questão não está nos professores, nem
nos músicos, mas no destrato com a educação e a cultura neste país...um
destrato institucionalizado...e a crítica não é exclusivamente para a
alçada da esfera pública: a iniciativa privada incorporou a competição como
motivador principal. O negócio (literalmente o negócio) é ver qual a escola
que aprova mais no vestibular. E os pais entram nesta dança, na crença de
que isto é o correto e o melhor "para os seus filhos". Educação mesmo só
existe por causa dos professores que não embarcaram nesta onda terrível, e
daqueles cidadãos que ainda permanecem em alerta.

Quanto a questão que o Silvio colocou e o Dudu comentou. Em julho estive em
uma universidade norte-americana. Por razões pessoais, acabei entrando em
contato com a turma de graduação e pós em biologia (alunos, professores,
departamentos, chefes de). Lá eles aceitam mestrandos e doutorandos de
todas as áreas: havia inclusive uma pianista (graduada em piano) que estava
fazendo um mestrado em parasitologia. Agora a questão, acredito, é mais do
que criar interdisciplinas, mas começarmos a vislumbrar além disso: ações
transdisciplinares me parecem, mais do que nunca, necessárias.

abs
Marcelo Carneiro

Em 1 de novembro de 2011 15:11, Daniel Puig <danielpuig em me.com> escreveu:

> Caro Jorge Antunes,
>
> não desconheço. E conheço a história a respeito da Lei 11.769/2008, bem
> como da Lei 5.692/71. Fiz minha formação na UFRJ, quando a
> polivalência ainda era um dos parâmetros para a formação. Militei contra
> essa postura, durante e depois do curso, e na formação de professores, como
> docente do CAp-UFRJ. Vivo e estudo a história da educação musical no Brasil
> e reafirmo minha posição. Não achate, conheça. Não despreze, afirme sua
> posição sem denegrir os outros.
>
> Sinto muito, colegas, por ter feito minha réplica, e esta tréplica, e ter
> que encher a caixa de e-mails de vocês com estas baboseiras. Fiz isso por
> um certo cansaço quanto a ouvir as pessoas falarem assim da educação
> musical no Brasil. Temos problemas, como qualquer país tem. Mas também
> temos milhares de vozes que se levantariam agora e tem se levantado sabendo
> como defender uma educação musical de qualidade e dando não só os exemplos
> heróicos, mas a aplicação dos princípios mais desejados por nós a cada dia,
> em salas de aula de muitas escolas do país.
>
> Abraço,
>
> Daniel PUIG
> compositor e professor de música
> Rio de Janeiro
>
>
> Em 01/11/2011, às 11:22, Jorge Antunes escreveu:
>
> Caro Daniel Lemos:
>
> Sinto, mas eu é que fiquei abismado com seu desconhecimento da história e
> da realidade da Educação Musical no Brasil.
> Pelo teor de sua mensagem percebo que você não conhece a história do CNCO,
> criado por Getúlio e Villa em 1942, e toda a história do Estado Novo e da
> Educação Musical no Brasil até as promulgações das LDBs.
> Parece que você desconhece a história trágica da criação do chamado
> "Professor Polivalente" e outros crimes de lesa-educação.
> Parece também que você desconhece a trincheira que o deputado Chico
> Alencar fez no Congresso Nacional em favor da implantação da Educação
> Musical nas escolas, trincheira essa que acabou sendo ocupada por
> representantes da Sony, da EMI, da Warner e outras *majors*, tais como
> Ivan Lins, Daniela Mercury e outros. Tudo com pouco espaço para os
> especialistas da ABEM. Tudo montado com o intuito de formar, nas escolas,
> novas gerações de consumidores de música enlatada e descartável.
> Parece que você tem a visão empanada pelos trabalhos teóricos, práticos,
> heroicos, esporádicos e isolados que alguns educadores musicais conseguem
> praticar com qualidade aqui e acolá, em alguns cantos do país.
> Eu participei intensamente, como docente da UnB, da formação de alguns
> desses herois. Entretanto tenho tido notícias, trazidas por eles, de que
> belos trabalhos, em pleno processo, têm que ser interrompidos, ou cessados
> definitivamente, porque diretores de escolas e outras pessoas exigem
> trabalhos infrutíferos, com as crianças, para festejar o Dia da Pátria, o
> Dia da Bandeira, o Dia do Indio, o Dia dos Pais, o Dia das Mães, o Dia do
> escambau, ...
> Abraço,
> Jorge Antunes
>
>
>
>
>
>
> Em 1 de novembro de 2011 07:19, Daniel Puig <danielpuig em me.com> escreveu:
>
>>  [image: Boxbe] <https://www.boxbe.com/overview> Daniel Puig (
>> danielpuig em me.com) is not on your Guest List<https://www.boxbe.com/approved-list>| Approve
>> sender <https://www.boxbe.com/anno?tc=9951152884_316711194> | Approve
>> domain <https://www.boxbe.com/anno?tc=9951152884_316711194&dom>
>>
>> Caro Jorge Antunes,
>>
>> fiquei abismado com seu desconhecimento acerca da situação da educação
>> musical no Brasil de hoje. Tanto no que diz respeito aos cursos de formação
>> de professores de música Brasil a fora, quanto no que é feito, pelos
>> professores por eles formados, na educação básica. Quem quer realmente
>> colaborar com a educação musical, precisa conhecer o que se passa lá, estar
>> inserido na área, viver sua práxis em uma escola de educação básica e na
>> formação de professores. Pelo menos conhecer isso tudo de perto, mas não
>> simplesmente denegrir, sem conhecimento de causa.
>>
>> Tenho evitado me pronunciar aqui, nestas discussões, por razões que não
>> gostaria de colocar agora. Mas neste caso, ao ver achatado o trabalho
>> incansável que tantos colegas fazem nas escolas de educação básica em todo
>> Brasil, nos congressos, entidades e universidades e desprezado o
>> conhecimento político dos que se movimentam a favor da educação musical nas
>> mais diversas esferas...
>>
>> Vale?
>>
>> Um abraço,
>>
>> Daniel Puig
>> compositor e professor de música
>> Rio de Janeiro
>>
>>
>> Em 30/10/2011, às 12:15, Jorge Antunes escreveu:
>>
>> Oi, Daniel:
>>
>> Aguardo ansioso seu projeto político-pedagógico.
>> Minha simpatia e luta pelos cursos na área de Performance estão na
>> reserva, no frigorífico, a espera de descongelamento.
>> A explosão delas poderá acontecer, dependendo do repertório a ser
>> programado e preconizado, e do espaço a ser dado à música erudita
>> contemporânea de hoje.
>> Abraço,
>> Jorge Antunes
>>
>>
>> Em 30 de outubro de 2011 11:35, Daniel Lemos <dal_lemos em yahoo.com.br>escreveu:
>>
>>>
>>> Caro prof. Jorge Antunes,
>>>
>>> Muito obrigado por sua mensagem! Não havia visto a situação dessa forma,
>>> agradeço por me despertar para uma visão diferente. O canto orfeônico
>>> certamente tem suas raízes no ensino tradicional de Música, e sabemos da
>>> problemática em torno das ideologias pedagógicas que prega. A Educação
>>> Musical realmente tem este compromisso: quanto maior o contato da sociedade
>>> brasileira com a Música de forma saudável, espontânea e livre dos "traumas
>>> da pedagogia musical tradicional", maiores os benefícios para todos:
>>> amadores, admiradores e profissionais. E de fato, qualquer defesa destes
>>> "ícones da Música Popular" em prol da Educação Musical certamente é de se
>>> desconfiar.
>>>
>>> A minha preocupação maior é que as Universidades brasileiras tem dado
>>> muita atenção à formação de profissionais capazes de atuar na Educação
>>> Básica, capazes de adotar metodologias apropriadas a este contexto. Porém,
>>> pela natureza dessa formação e das precárias condições que eles
>>> hipoteticamente encontrariam nas escolas brasileiras, o ensino da
>>> Performance é praticamente deixado de lado na formação destes. É esta a
>>> situação que me preocupa, e também a vários colegas daqui. A ampliação da
>>> área também precisa acontecer dessa forma.
>>>
>>> Estamos trabalhando em um projeto político-pedagógico para fundação de
>>> um Bacharelado que emergirá da Licenciatura com poucos custos à
>>> Universidade, engajado em ampliar as possibilidades de atuação profissional
>>> dos bacharéis e adotando idéias muito positivas da Educação Musical. Em
>>> breve enviarei o projeto para lista para que todos possam discutir, e quem
>>> sabe motivar a abertura desta habilitação em outras Universidades que
>>> fundaram a Licenciatura há alguns anos.
>>>
>>> Grande abraço,
>>>
>>>
>>> Daniel Lemos
>>>
>>> Curso de Música/DEART - musica.ufma.br
>>> Grupo de Pesquisa em Ensino da Performance Musical -
>>> musica.ufma.br/ensaio
>>> Perfil no academia.edu - ufma.academia.edu/dlemos
>>> Blog Audio Arte - audioarte.blogspot.com
>>> Universidade Federal do Maranhão
>>>
>>>
>>> --- Em *dom, 30/10/11, Jorge Antunes <antunes em unb.br>* escreveu:
>>>
>>>
>>> De: Jorge Antunes <antunes em unb.br>
>>> Assunto: Re: [ANPPOM-Lista] situação da composição e da musicologia nos
>>> (novos) cursos de música
>>> Para: anppom-l em iar.unicamp.br, dal_lemos em yahoo.com.br
>>> Data: Domingo, 30 de Outubro de 2011, 11:10
>>>
>>>
>>> Caro Daniel:
>>>
>>> Você, tal como vários outros colegas, usa a frase "volta do ensino de
>>> Música na Educação Básica".
>>> Proponho que se passe a usar, no lugar da frase acima, o seguinte:
>>> "início do ensino de Música na Educação Básica".
>>>
>>> Não há como pensar na "volta" de algo que nunca houve.
>>>
>>> O que houve no passado foi a educação cívica através da música, com a
>>> prática do chamado "canto orfeônico", disciplina que fazia com que os
>>> estudantes passassem a ter raiva da Música.
>>>
>>> Quanto aos novos cursos e à grande clientela de Educação Musical e das
>>> Licenciaturas, acho isso bastante bom e promissor e necessário.
>>> Temos que construir novas cabeças que possam ocupar o mercado que se
>>> abrirá. As "majors", indústrias multinacionais do disco e da música popular
>>> comercial estão de olho nesse nicho que se abre. Não é à toa que
>>> personalidades da música popular, como Ivan Lins e Daniela Mercury,
>>> frequentam o Congresso Nacional fazendo lobby pela Educação Musical,
>>> carregados pelos industriais da música comercial.
>>>
>>> Abraço,
>>> Jorge Antunes
>>>
>>>
>>>
>>> Em 27 de outubro de 2011 16:24, Daniel Lemos <dal_lemos em yahoo.com.br<http://mc/compose?to=dal_lemos@yahoo.com.br>
>>> > escreveu:
>>>
>>>
>>> Caro prof. Padovani,
>>>
>>> Sobre a situação de Composição e Musicologia em si, eu não saberia
>>> responder. Porém, pelo que tenho visto dos cursos de Graduação em Música no
>>> Brasil, houve diversas fundações de cursos de Licenciatura em Música no
>>> Brasil. Porém, não observei a fundação de nenhum curso de Bacharelado.
>>>
>>> Analiso a situação da seguinte forma: na área de Música, há uma grande
>>> mobilização pela volta do ensino de Música na Educação Básica, sendo os
>>> cursos de Licenciatura em Música responsáveis pela formação de
>>> profissionais aptos a trabalhar neste ambiente;
>>>
>>> Fora da área de Música - nas instâncias políticas da Universidade - as
>>> políticas são favoráveis à formação de alunos em massa, e nesse sentido, há
>>> muito maior interesse na criação de cursos de Licenciatura (aqui abrimos 60
>>> vagas por ano) e restrito interesse nos Bacharelados, que por sua natureza
>>> metodológica não podem formar grande quantidade de alunos.
>>>
>>> Saudações,
>>>
>>> Daniel Lemos
>>>
>>> Curso de Música/DEART - musica.ufma.br
>>> Grupo de Pesquisa em Ensino da Performance Musical -
>>> musica.ufma.br/ensaio
>>> Perfil no academia.edu - ufma.academia.edu/dlemos
>>> Blog Audio Arte - audioarte.blogspot.com
>>> Universidade Federal do Maranhão
>>>
>>>
>>> --- Em *qui, 27/10/11, josé henrique padovani <zepadovani em gmail.com<http://mc/compose?to=zepadovani@gmail.com>
>>> >* escreveu:
>>>
>>>
>>> De: josé henrique padovani <zepadovani em gmail.com<http://mc/compose?to=zepadovani@gmail.com>
>>> >
>>> Assunto: [ANPPOM-Lista] situação da composição e da musicologia nos
>>> (novos) cursos de música
>>> Para: "anppom-l em iar.unicamp.br<http://mc/compose?to=anppom-l@iar.unicamp.br>"
>>> <anppom-l em iar.unicamp.br <http://mc/compose?to=anppom-l@iar.unicamp.br>>,
>>> ""Pesquisadores em Sonologia (Música)"" <sonologia-l em listas.unicamp.br<http://mc/compose?to=sonologia-l@listas.unicamp.br>
>>> >
>>> Data: Quinta-feira, 27 de Outubro de 2011, 9:57
>>>
>>> Olá,
>>>
>>>
>>> essa informação desoladora chegou até mim e gostaria de fazê-la circular
>>> e, aproveitando, saber como andam as coisas em outras universidades pelo
>>> Brasil.
>>>
>>>
>>> "...o Depto. de Música da UFJF acaba de votar CONTRA a criação de duas
>>> novas modalidades para o curso (Musicologia e Composição). O curso só conta
>>> até agora com a modalidade instrumentista de época (e permitindo o ingresso
>>> de cada vez menos estudantes; apenas 7 este ano)..."
>>>
>>>
>>> Aliás, se alguém souber:
>>>
>>> 1. Quantos são os cursos de música com habilitação em composição no
>>> Brasil?
>>>
>>> 2. Chegamos a aceitar quantos novos estudantes de graduação em
>>> composição por ano?
>>>
>>>
>>> abraços,
>>>
>>> josé henrique
>>>
>>> -- http://zepadovani.info
>>> ________________________________________________
>>> Lista de discussões ANPPOM
>>> http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
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*Marcelo Carneiro*
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