[ANPPOM-Lista] "Criatividade"

Alexandre Espinheira alespinheira em gmail.com
Qui Nov 24 09:50:50 BRST 2011

Olá Daniel,

parabéns pelo blog. A iniciativa é muito boa.

Quanto a seu texto acho que vc peca em uma coisa. Generalização. Existem
interpretes criativos e outros que só repetem. Como existem interpretações
criativas e outras não, talvez até do mesmo interprete.

Quero crer que isso ocorra em qualquer área, não só na musical. Tem gente
que só repete uma fórmula pronta e tem outras pessoas que realmente criam
alguma coisa. Mesmo em áreas onde se diz serem bastante criativas, como a
publicidade, por exemplo. Mesmo quando se cria algo, uma peça "nova", por
exemplo, pode ser somente cópia de procedimentos.

Não vejo nenhum mal em não ser criativo. Às vezes se é bom em uma outra
coisa que não na criatividade. Tem gente tem o papel de só manter o mundo
girando, tem gente que tem o papel de empurrar ele pra frente. E manter
girando é tão importante quanto empurrar pra frente.

Se o seu ponto é que em qualquer área há espaço para a criatividade, nisso
eu concordo, e, tocando a bola de volta para Tafarello (vai que é sua!),
inclusive na análise, que também é uma interpretação. Vai depender da
abordagem.

Um abraço fraternal.
Alexandre

Em 23 de novembro de 2011 20:41, Daniel Lemos <dal_lemos em yahoo.com.br>escreveu:

> Olá Tadeu,
>
> Sim, acredito que a criatividade existe em quaisquer contextos da prática
> musical. O problema é que existem algumas práticas onde há a falsa
> impressão de que a criatividade está mais aparente, como a Educação Musical
> voltada à escola regular ou a Improvisação. Numa análise musical, por
> exemplo, certamente temos a criatividade presente. A começar, que a escolha
> das próprias ferramentas de análise depende do objeto a ser analisado, ou
> seja: depende de nossas experiências e de nossa interpretação sobre este
> [...]

*Alexandre Espinheira*

Doutorando - Composição (PPGMUS-UFBA)
Contatos: +55 71 8133-0201
http://alespinheira.wordpress.com <http://www.alespinheira.wordpress.com>
"Só deixo meu Cariri no último pau-de-arara"
Saúde e Trabalho