[ANPPOM-Lista] "Criatividade"

Daniel Lemos dal_lemos em yahoo.com.br
Sáb Nov 26 00:23:50 BRST 2011


Caro Alexandre,

Obrigado pelo apoio e a atenção! O blog não faria sentido se não fossem pelas reflexões que os colegas fazem sobre os temas lá apresentados.

Compreendo sua posição em relação à (in)existência da Criatividade na Performance Musical - e nas demais áreas, sobre a dicotomia criatividade X imitação/reprodução. Sei que existem performers que tendem a imitar um CD ou uma interpretação genial, ao invés de procurar uma releitura da peça. Sei também que há intérpretes que buscam seguir regras, padrões e situações que não coloquem em risco sua reputação, justamente por querer levar uma vida confortável sem se expor.

Porém, quando falamos da Performance - e também das demais atividades musicais - percebo por muitas vezes uma grave falha: é raro considerar também o ouvinte como parte do processo. O "intérprete reprodutor" pode estar copiando ou imitando alguma interpretação, sem nenhum acréscimo artístico (vejo isso como resultado de sua formação, ou seja: o problema reside no Ensino da Performance). Porém, toda interpretação está sujeita também aos "olhares de quem ouve", dialogando com a experiência musical do ouvinte. Portanto, creio que a criatividade sempre estará presente na Performance Musical, se a compreendermos como uma pluralidade de concepções que se entrelaçam e emergem de forma inovadora.

A questão é: se focarmos somente no intérprete, este não seria "criativo" se seu objetivo seria imitar ou reproduzir uma idéia musical. Mas como você mesmo afirma - e concordo plenamente - a reprodução é um processo tão importante quanto a criação. O problema é a supervalorização da criatividade que vemos atualmente, e o desequilíbrio dessa balança (criação x imitação).

Saudações,

Daniel LemosCurso de Música/DEART - musica.ufma.brGrupo de Pesquisa em Ensino da Performance Musical - musica.ufma.br/ensaio
Perfil no academia.edu - ufma.academia.edu/dlemos
  Blog Audio Arte - audioarte.blogspot.com
Universidade Federal do Maranhão


--- Em qui, 24/11/11, Alexandre Espinheira <alespinheira em gmail.com> escreveu:

De: Alexandre Espinheira <alespinheira em gmail.com>
Assunto: Re: [ANPPOM-Lista] "Criatividade"
Para: "Daniel Lemos" <dal_lemos em yahoo.com.br>
Cc: tadeutaffarello em gmail.com, anppom-l em iar.unicamp.br, professoresdemusicadobrasil em googlegroups.com, ppmus em googlegroups.com
Data: Quinta-feira, 24 de Novembro de 2011, 9:50

Olá Daniel,

parabéns pelo blog. A iniciativa é muito boa.

Quanto a seu texto acho que vc peca em uma coisa. Generalização. Existem interpretes criativos e outros que só repetem. Como existem interpretações criativas e outras não, talvez até do mesmo interprete.


Quero crer que isso ocorra em qualquer área, não só na musical. Tem gente que só repete uma fórmula pronta e tem outras pessoas que realmente criam alguma coisa. Mesmo em áreas onde se diz serem bastante criativas, como a publicidade, por exemplo. Mesmo quando se cria algo, uma peça "nova", por exemplo, pode ser somente cópia de procedimentos. 


Não vejo nenhum mal em não ser criativo. Às vezes se é bom em uma outra coisa que não na criatividade. Tem gente tem o papel de só manter o mundo girando, tem gente que tem o papel de empurrar ele pra frente. E manter girando é tão importante quanto empurrar pra frente.


Se o seu ponto é que em qualquer área há espaço para a criatividade, nisso eu concordo, e, tocando a bola de volta para Tafarello (vai que é sua!), inclusive na análise, que também é uma interpretação. Vai depender da abordagem. 


Um abraço fraternal.
Alexandre






Em 23 de novembro de 2011 20:41, Daniel Lemos <dal_lemos em yahoo.com.br> escreveu:


Olá Tadeu,


Sim, acredito que a criatividade existe em quaisquer contextos da prática musical. O problema é que existem algumas práticas onde há a falsa impressão de que a criatividade está mais aparente, como a Educação Musical voltada à escola regular ou a Improvisação. Numa análise musical, por exemplo, certamente temos a criatividade presente. A começar, que a escolha das próprias ferramentas de análise depende do objeto a ser analisado, ou seja: depende de nossas experiências e de nossa interpretação sobre este objeto. Assim sendo, cada um poderá chegar a resultados diferentes, demonstrando o universo de opções possíveis que a análise musical pode oferecer. E onde há esta liberdade, há criatividade.


Na Performance Musical, muito tem se falado na "Performance Criativa", inclusive no último ISPS - International
 Symphosium on Performance Science, realizado em 2011 no Canadá. Mas creio que isto seja mais uma contraposição às críticas que a área vem sofrendo (em especial da Educação Musical). Há muitos comentários pejorativos que subentendendo que o músico intéprete é um "mero reprodutor" do repertório ou que só "decora notas". Isto deve ser porque os músicos precisam estudar muito e repetir as passagens várias vezes (e posso arriscar dizer que nunca repetem da mesma forma). Isto faz parte do processo, e não quer dizer que não há criatividade neste tipo de fazer musical. A Performance Musical é o processo musical mais criativo que há: dialogamos com a história, interpretações de outros músicos e com nossa própria experiência musical. Cada nova apresentação traz um novo significado, onde "notas e ritmos" cumprem um papel secundário diante do parâmetro musical que permite a maior criação da Música: a sonoridade.


Um
 abraço!

Daniel LemosCurso de Música/DEART - musica.ufma.br
Grupo de Pesquisa em Ensino da Performance Musical - musica.ufma.br/ensaio

Perfil no academia.edu - ufma.academia.edu/dlemos

  Blog Audio Arte - audioarte.blogspot.com

Universidade Federal do Maranhão



--- Em qua, 23/11/11, Tadeu Taffarello <tadeutaffarello em gmail.com> escreveu:


De: Tadeu Taffarello <tadeutaffarello em gmail.com>
Assunto: Re: [ANPPOM-Lista] "Criatividade"
Para: "Daniel Lemos" <dal_lemos em yahoo.com.br>

Cc: anppom-l em iar.unicamp.br, professoresdemusicadobrasil em googlegroups.com, ppmus em googlegroups.com

Data: Quarta-feira, 23 de Novembro de 2011, 10:06

Olá, Daniel.
Li o seu texto e gostei. Pensei em algo e, antes de colocar o meu ponto de vista, gostaria de jogar a discussão para o restante da lista. A criatividade então pode estar em todas as áreas do conhecimento musical? Uma análise musical, por exemplo, pode também ser criativa?


Abraço,
Tadeu

2011/11/19 Daniel Lemos <dal_lemos em yahoo.com.br>



Caros,

Divulgo mais um texto de nosso blog, dessa vez tratando sobre o uso da palavra "Criatividade" no meio musical: http://audio-arte.blogspot.com.



Um abraço,

Daniel LemosCurso de Música/DEART - musica.ufma.br

Grupo de Pesquisa em Ensino da Performance Musical - musica.ufma.br/ensaio


Perfil no academia.edu - ufma.academia.edu/dlemos


  Blog Audio Arte - audioarte.blogspot.com


Universidade Federal do Maranhão



________________________________________________

Lista de discussões ANPPOM

http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l

________________________________________________



-- 
Tadeu Taffarello
www.tadeutaffarello.blogspot.com
 
Faça o dowload de minhas partituras em / Download my sheet musics at:
http://www.mediafire.com/?6waa1jm1mr1m2 
 
Assista os meus videos em / Watch my videos at:
http://www.youtube.com/user/tadeutaffarello?feature=mhee

 
Se você tem a intenção de tocar uma de minhas músicas, por favor me 
avise / If you're gonna play any of my musics, please just let me know:
tadeutaffarello em gmail.com

"A obra-de-arte é uma realização de amor". (Mário de Andrade)



________________________________________________

Lista de discussões ANPPOM

http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l

________________________________________________



-- 
Alexandre Espinheira

Doutorando - Composição (PPGMUS-UFBA)

Contatos: +55 71 8133-0201
http://alespinheira.wordpress.com
"Só deixo meu Cariri no último pau-de-arara"
Saúde e Trabalho

-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20111125/6e892754/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L