[ANPPOM-Lista] Ensino da performance nas Licenciaturas em Música

Daniel Lemos dal_lemos em yahoo.com.br
Qui Out 6 23:03:40 BRT 2011

Caros colegas,

Vou "puxar" este assunto de forma um tanto polêmica, mas preferi fazê-lo desta forma justamente para suscitar uma discussão mais acirrada. Começo por uma metáfora:

"Dar aulas de instrumento em cursos de Licenciatura em Música hoje é como ensinar Física Relativista em um curso de Direito. Os argumentos são sempre os mesmos:

● Qual a utilidade deste conhecimento para a prática profissional da área?

● Seria este conhecimento alienado da "realidade brasileira"?

● De que adiantar estudar isso se não vou ganhar mais dinheiro?"

Gostaria de saber se alguém também está se sentindo "subvalorizado" - ou até mesmo marginalizado - quando o assunto é ensinar um instrumento musical em cursos voltados à formação de professores para a Educação Básica... será esta bagagem está sendo desvalorizada ou sou que eu estou errado?

Ainda, esta história de "realidade brasileira" não convence mais. O
Brasil agora é um "país emergente", o PIB cresceu 7,5% ano passado...
que conversa é essa de "faltar recursos"?

Desculpem-me, confesso estar angustiado, mas espero que alguns colegas possam oferecer boas idéias sobre o assunto.....

Daniel LemosCurso de Música/DEART - musica.ufma.brGrupo de Pesquisa em Ensino da Performance Musical - musica.ufma.br/ensaio
Perfil no academia.edu - ufma.academia.edu/dlemos
  Blog Audio Arte - audioarte.blogspot.com
Universidade Federal do Maranhão