[ANPPOM-Lista] [Educação Musical] Ensino da performance nas Licenciaturas em Música

magali kleber magali.kleber em gmail.com
Sex Out 7 15:19:29 BRT 2011

Bem,

serei breve, somente para pontuar meu pensamento, da Magali, educadora,
musicista, funcionária pública.

Aprender e se se expressar mediante  um instrumento musical é essencial, na
minha visão. Partindo do sentido que de o corpo, já um e, considero ponto de
partida.
produz sons os mais diversos, timbres, melodicos, percussivos, e até
harmonicos. Entendo esse um excelente ponto de partida.
Outro, é que qualquer objeto sonoro pode ser pensado e inserido em um
contexto musical, estético e isso llhe imprimi o valor e/ou significado
musical, expressa o self de quem o elege.
Assim, estou com Christopher  SMALL, recentemente falecido, musica=musicking
no gerundio. Trata-se de uma ação.
Portanto, acho que as licenciaturas devem proporcionar práticas musicais
vocais, instrumentais e sobretudo, considerar o grupo que se tem para aquela
determinada prática.

Desculpe a brevidade, mas podemos continuar...
Abraços, Magali