[ANPPOM-Lista] Ensino da performance nas Licenciaturas em Música

Daniel Lemos dal_lemos em yahoo.com.br
Sex Out 7 22:43:09 BRT 2011


Caro prof. Jorge Antunes,

Obrigado por tuas palavras, compactuo com tua visão. Hoje mesmo vi que para ser um educador musical, deve haver um amplo domínio da Música de forma mais abrangente e flexível, diferente da figura do especialista que impera no ensino tradicional da Performance.

Gostaria só de reforçar um ponto: esta diferenciação que temos com relação à Educação Musical e Performance... temos Universidades que tem o "prédio da Música" e o "prédio da Educação Musical", como se fosse algo totalmente distante e amorfo... qual tua opinião sobre isso?

Grande abraço,

Daniel LemosCurso de Música/DEART - musica.ufma.brGrupo de Pesquisa em Ensino da Performance Musical - musica.ufma.br/ensaio
Perfil no academia.edu - ufma.academia.edu/dlemos
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Universidade Federal do Maranhão


--- Em sex, 7/10/11, Jorge Antunes <antunes em unb.br> escreveu:

De: Jorge Antunes <antunes em unb.br>
Assunto: Re: [ANPPOM-Lista] Ensino da performance nas Licenciaturas em Música
Para: "Daniel Lemos" <dal_lemos em yahoo.com.br>
Cc: professoresdemusicadobrasil em googlegroups.com, anppom-l em iar.unicamp.br
Data: Sexta-feira, 7 de Outubro de 2011, 16:54

Caro Daniel:



Eu não acho que você esteja puxando o assunto de forma polêmica.

Pode até mesmo vir a ser polemizante, mas não é polêmica.



Eu acredito que a boa Educação Musical é aquela em que o educador abre um leque de opções e conhecimentos ao educando.


Só assim o educando poderá escolher seu caminho. Ninguém pode escolher um caminho de cuja existência nunca tomou conhecimento.



Acredito também que o bom educador 
musical deve ter condições de formar grupos musicais e bandas de música 
em escolas, quando existem condições para isso.

Assim, é importantíssimo que o 
educador musical, além de tocar um instrumento, tenha também 
conhecimentos básicos de todos os instrumentos.



Abraço,

Jorge Antunes









Em 6 de outubro de 2011 23:03, Daniel Lemos <dal_lemos em yahoo.com.br> escreveu:



Caros colegas,

Vou "puxar" este assunto de forma um tanto polêmica, mas preferi fazê-lo desta forma justamente para suscitar uma discussão mais acirrada. Começo por uma metáfora:


"Dar aulas de instrumento em cursos de Licenciatura em Música hoje é como ensinar Física Relativista em um curso de Direito. Os argumentos são sempre os mesmos:

● Qual a utilidade deste conhecimento para a prática profissional da área?


● Seria este conhecimento alienado da "realidade brasileira"?

● De que adiantar estudar isso se não vou ganhar mais dinheiro?"

Gostaria de saber se alguém também está se sentindo "subvalorizado" - ou até mesmo marginalizado - quando o assunto é ensinar um instrumento musical em cursos voltados à formação de professores para a Educação Básica... será esta bagagem está sendo
 desvalorizada ou sou que eu estou errado?

Ainda, esta história de "realidade brasileira" não convence mais. O 
Brasil agora é um "país emergente", o PIB cresceu 7,5% ano passado... 
que conversa é essa de "faltar recursos"?


Desculpem-me, confesso estar angustiado, mas espero que alguns colegas possam oferecer boas idéias sobre o assunto.....



Daniel Lemos
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