[ANPPOM-Lista] A palhaçada do Concurso de Tatuí

André Fadel andrefadel em gmail.com
Seg Out 24 08:44:46 BRST 2011

Prezado Prof. Daniel Lemos e demais colegas da lista

Muito obrigado pelo posicionamento e pelas palavras equilibradas. De fato,
foi um momento de inconformação. Ainda bem que a vida não depende disso. Mas
que continua sendo chato, isso é.

Quero deixar claro que em nenhum momento foi tornado público quem era a
banca. Quem entrar no site do concurso não vai encontrar a informação.
Viajei e toquei sem saber quem estava na mesa, pois quando anunciaram a
banca nem estava prestando atenção. Meu compromisso não é com banca, mas com
a música. Preferi conhecer a banca da pior maneira possível, e foi o que
ocorreu. É evidente que, sabendo quem e como premiaram, não participarei de
mais nada em que algum deles tome parte como avaliador.

Não concordo com a colocação da Sra. Cristina, quando diz que "o resultado
passa a ser inteiramente uma consideração do juri e deixa imediatamente de
ser um assunto do candidato". Quando acontece algo como isso, isto se torna
assunto da sociedade. Não esqueçamos que este concurso foi financiado com
dinheiro público, portanto era justificável que houvesse um mínimo de
transparência, inclusive divulgando-se quem eram os avaliadores, o que não
ocorreu. Não estou questionando a segregação de funções. Leia o texto com
mais calma e verá o que estou criticando.

Respondendo ao Sr. Marcio Mattos, se a palhaçada tivesse ocorrido a meu
favor, estaria passando por uma situação de enorme constrangimento. Ao
contrário do que alguns acreditam, sei reconhecer quando alguém alcança algo
que não alcancei. Já partipicipei de concursos em que houve injustiça a um
outro músico, mas normalmente lhe davam o segundo lugar. O que ocorreu lá
foi uma inversão de lógica completa, parecia um sorteio na hora dos prêmios.

Prof. Carlos, faltou mencionar Voltaire: "Posso não concordar com uma só
palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-la."
Se a opinião do vizinho é fedorenta, nada me impede que eu reclame do
cheiro. Isso é democracia.

André