[ANPPOM-Lista] A palhaçada do Concurso de Tatuí

silvioferrazmello silvioferrazmello em uol.com.br
Ter Out 25 13:41:20 BRST 2011


concordo...
a banca deles não tem de decidir mta coisa...é mais fácil do que as nossas.


On Oct 25, 2011, at 10:55 AM, daniel quaranta wrote:

> Prezados, 
> me pergunto para que competem?
> não seria melhor se dedicar a um esporte? na corrida de 100 mts não tem jeito, quem chegar primeiro ganha, quem faz gol ganha...pronto.
> abraço
> Daniel
> 
> 2011/10/24 silvioferrazmello <silvioferrazmello em uol.com.br>
> 
> 
> Begin forwarded message:
> 
>> From: silvioferrazmello <silvioferrazmello em uol.com.br>
>> Date: October 24, 2011 11:48:32 PM GMT-02:00
>> To: Cristina Capparelli Gerling <cgerling em ufrgs.br>
>> Subject: Re: [ANPPOM-Lista] A palhaçada do Concurso de Tatuí
>> 
>> cristina e colegas,
>> 
>> creio que o que vc coloca é exato, embora seja difícil determinar o que é fidelidade à partitura.
>> no mais:
>> mesmo o critério mais objetivo possível é específico de uma escolha de grupo (como um tipo de arco, um timbre específico, etc)
>> e sempre que entra-se em concurso sabe-se pelo desenho da banca qual mais ou menos a tendência, quais as escolas privilegiadas, etc.
>> e não há nada de errado nisto.
>> 
>> abs
>> silvio
>> 
>> On Oct 24, 2011, at 9:49 AM, Cristina Capparelli Gerling wrote:
>> 
>>> Obrigada Zélia por tornar ainda mais claro o fato de ser um compromisso assumido entre competidor e avaliadores.
>>> 
>>> Cristina
>>> 
>>> Citando Zélia Chueke <zchuekepiano em ufpr.br>:
>>> 
>>>> Assino em baixo.
>>>> 
>>>> Em concurso, os critérios devem ser muito claros e os aspectos objetivos
>>>> tem que estar em primeiro lugar. Notas certas, ritmo certo...as vezes
>>>> perdemos os "artistas" mais inspirados, mas como se trata de competição,o
>>>> subjetivo quase  nao é levado em conta, pois nao pode ser explicado. Conta
>>>> a fidelidade à partitura em primeiro lugar.
>>>> 
>>>> O Julius Levine, "o contrabaxista" de Tanglewood, com quem tive coaching
>>>> na Mannes, referindo-se à concursos para orquestra, dizia que as vezes
>>>> perdemos os melhores candidatos na eliminatoria, mas com 150 candidatos
>>>> para ouvir, o critério tem que ser o mais objetivo possivel!
>>>> 
>>>> Nao quer dizer que sao os concursos que determinam os grandes artistas;
>>>> exemplos nao faltam, mas como disse a Cristina, uma vez que se faz a
>>>> inscrição, é como assinar um contrato, aceitando as regras e a autoridade
>>>> do juri.
>>>> 
>>>> Zélia Chueke
>>>> 
>>>> 
>>>>> Concordo com o Carlos. Ou seja, a inscrição para um concurso pressupõe
>>>>> que o candidato está disposto a aceitar o resultado. Aliás. uma vez
>>>>> que o candidato tocou, o resultado passa a ser inteiramente uma
>>>>> consideração do juri e deixa imediatamente de ser um assunto do
>>>>> candidato. Neste  tipo de situação, uns tocam  e outros decidem, os
>>>>> papéis são muito claros e não se misturam. Quem não entende esta
>>>>> premissa e não concorda que não entre em concurso porque estes são os
>>>>> termos.
>>>>> Cristina Capparelli Gerling
>>>>> 
>>>>> 
>>>>> Citando Carlos Palombini <cpalombini em gmail.com>:
>>>>> 
>>>>>> Como disse Abbie Hoffman: "My critique of democracy begins and ends with
>>>>>> this point. Kids must be educated to disrespect authority or else
>>>>>> democracy
>>>>>> is a farce." Ou, numa tradução livre: "Minha crítica à democracia começa
>>>>>> e
>>>>>> termina aqui. Neguim deve ser educado para desrespeitar a autoridade, se
>>>>>> não, a democracia é uma farsa."
>>>>>> 
>>>>>> cp
>>>>>> 
>>>>>> --
>>>>>> carlos palombini
>>>>>> www.researcherid.com/rid/F-7345-2011
>>>>>> 
>>>>> 
>>>>> 
>>>>> 
>> 
>>>>> ________________________________________________
>>>>> Lista de discussões ANPPOM
>>>>> http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
>>>>> ________________________________________________
>>>>> 
>>>> 
>>>> 
>>>> Zélia Chueke, DMA
>>>> Pianist - researcher
>>>> Professor of Music- DeArtes, UFPR
>>>> Permanent Researcher - Observatoire Musical Français/Sorbonne,Paris 4
>>>> www.zeliachueke.com
>>>> 
>>>> 
>>> 
>>> 
>>> 
>>> ________________________________________________
>>> Lista de discussões ANPPOM
>>> http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
>>> ________________________________________________
>> 
> 
> 
> ________________________________________________
> Lista de discussões ANPPOM
> http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
> ________________________________________________
> 
> 
> 
> -- 
> ““““““““““““““““““““““““““““““““““““““““““““““
> Dr. Daniel Quaranta
> Universidade Federal de Juiz de Fora - MG
> http://www.ufjf.br/anais_eimas/  
> ISSN: 2236-8353
> www.rem.ufpr.br 
> ISSN 1415-953
> www.eimas.net
> http://ouvindonopatio.podomatic.com
> http://soundcloud.com/danielquaranta/
> http://www.bienalmercosul.art.br/7bienalmercosul/pt-br/ao-redor-de-433
> 

-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20111025/17a28319/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L