[ANPPOM-Lista] situação da composição e da musicologia nos (novos) cursos de música

Jorge Antunes antunes em unb.br
Dom Out 30 11:10:18 BRST 2011

Caro Daniel:

Você, tal como vários outros colegas, usa a frase "volta do ensino de
Música na Educação Básica".
Proponho que se passe a usar, no lugar da frase acima, o seguinte:
"início do ensino de Música na Educação Básica".

Não há como pensar na "volta" de algo que nunca houve.

O que houve no passado foi a educação cívica através da música, com a
prática do chamado "canto orfeônico", disciplina que fazia com que os
estudantes passassem a ter raiva da Música.

Quanto aos novos cursos e à grande clientela de Educação Musical e das
Licenciaturas, acho isso bastante bom e promissor e necessário.
Temos que construir novas cabeças que possam ocupar o mercado que se
abrirá. As "majors", indústrias multinacionais do disco e da música popular
comercial estão de olho nesse nicho que se abre. Não é à toa que
personalidades da música popular, como Ivan Lins e Daniela Mercury,
frequentam o Congresso Nacional fazendo lobby pela Educação Musical,
carregados pelos industriais da música comercial.

Abraço,
Jorge Antunes