[ANPPOM-Lista] UFMA - Ufff! Má!

Daniel Lemos dal_lemos em yahoo.com.br
Seg Abr 30 21:47:33 BRT 2012


Caro prof. Antunes,

Sobre a administração da "Ufff! Má!", as eleições ocorrem assim como nas demais Universidades Federais: o reitor é eleito por votação, e a partir daí, designa os cargos políticos - entre eles as pró-reitorias. Esta é uma universidade de médicos: há 6 Departamentos de Medicina, que elegeram 80% dos reitores na história da Universidade, incluindo o atual. Isto é democracia, não é?

Apesar do Departamento de Artes ser antigo (foi fundado na década de 1960), sua mobilização política não é tão pequena assim. O prof. Arão Paranaguá, presidente da FAEB, é lotado no DEART, assim como o prof. Alberto Dantas do curso de Música, chefe do Departamento de Assuntos Culturais (DAC), um cargo administrativo que é de indicação política. O atual chefe do DEART é professor do curso de Música, e eu sou atualmente membro da Comissão Permanente de Vestibular, cargo designado por votação do Conselho de Centro.

O fato é que o curso de Música é relativamente novo, e a Universidade ainda não está adaptada às necessidades da área. Vemos isso no dia-a-dia: na editora, no ato de matrícula de alunos, nos auditórios do Centro e no próprio Teste de Habilidade Específica, no qual tenho que todo semestre usar os mesmos cansativos argumentos para justificar a importância de aplicá-lo. A administração está à favor das políticas do Ministério da Educação, portanto, nossas reivindicações só se concretizam quando não se opõem a estas políticas. Nesse sentido, seria muito mais fácil trabalhar em uma Universidade que já possui uma área de Música consolidada. Todavia, é bem provável que apareceriam outros tipos de dificuldades.

Sobre a questão dos Arte-educadores - se eles devem ensinar mais "Samba" ou "Bossa Nova" - não tenho uma resposta sobre isso, pois vai depender da concepção pedagógica de cada um - se é importante reforçar a "CULTURA" local, apresentar outros tipos de cultura que não se conhece, ou ainda mais: mostrar que a "CULTURA" é muito mais do que os velhos clichês. Agora, o que os Arte-educadores realmente devem fazer, independente de suas concepções pedagógicas, é consolidar seu espaço na sociedade como profissionais sérios. E a Universidade tem a obrigação de contribuir para isso.

Sds,

Daniel LemosCurso de Música/DEART - musica.ufma.brufma.academia.edu/dlemos - audioarte.blogspot.com
Universidade Federal do Maranhão


--- Em seg, 30/4/12, Jorge Antunes <antunes em unb.br> escreveu:

De: Jorge Antunes <antunes em unb.br>
Assunto: [ANPPOM-Lista] UFMA - Ufff! Má!
Para: "ANPPOM-L" <anppom-l em iar.unicamp.br>
Data: Segunda-feira, 30 de Abril de 2012, 9:47

Caro Daniel Lemos:

Parabéns por sua iniciativa em denunciar a grosseria e a ignorância de dirigentes da UFMA.
Mas, convenhamos, há males que vêm para o bem.
O fato nos leva, a todos, a questões que antecedem a postura da pró-reitoria desinformada.

Passamos a perguntar acerca dos motivos que levaram o pró-reitor a usar indevidamente a expressão "Arte-Educador".
Vejamos algumas das perguntas:
Como foi escolhido esse professor para ocupar o cargo de pró-reitor? Foi o reitor que o escolheu?

O reitor foi eleito pela comunidade acadêmica? Como?
Se houve eleição, como foram as percentagens nos pesos dos votos dos três segmentos (professores, funcionários, estudantes)?
Houve debates entre candidatos?
Professores de Música e Arte-Educadores da UFMA participaram dos debates e apoiaram algum candidato?

Em que grau acontece a participação de professores de Música da UFMA na política da Universidade e nos seus Orgãos Colegiados?
Também nos leva a importantes reflexões esta frase sua:
"A principal característica de destaque ao Brasil no exterior é justamente a CULTURA, sendo a Música um importante mecanismo, entre eles o Samba e a Bossa Nova."

Levando em conta essa sua avaliação e informação sobre nossa CULTURA, gostaria de saber o que pensam os Arte-Educadores sobre ela. Para fortelecimento da indústria do turismo e da imagem do Brasil no exterior, deve o Arte-Educador priorizar o Samba e a Bossa Nova na sala de aula?

Abraço,
Jorge Antunes





Em 29 de abril de 2012 14:38, Ernesto Hartmann <vonhart em hotmail.com> escreveu:





Olá Daniel, conte com o nosso total apoio da UFES. Podemos se for o caso acionar o departamento de artes visuais. 
Basta vc solicitar o que precisa. 
Acho que deve ser um repúdio coletivo da maior parte de instituições. 

Respondendo informalmente, é muito preocupante essa postura de uma pró-reitoria, reitoria ou seja qual for orgão de uma universidade pública. Aliado a questão já informada por ti sobre a escola de música do Maranhão, questionamos se realmente existe algum interesse nesse estado em qualquer tipo de manifestação artística. O pior é que isso não vem de uma sociedade desinformada, bombardeada pela mídia etc..., vem justamente de onde não poderia jamais vir, da academia (que muitas vezes finge ter um discurso diferenciado, mas só replica os maus hábitos que tanto critica). É preciso uma profunda reflexão sobre estas atitudes. 

Um grande abraço, estamos ai,
Ernesto Hartmann - Chefe do Departamento de Teoria da Arte e Música da UFES

From: anppom-l-request em iar.unicamp.br

Subject: Digest Anppom-l, volume 84, assunto 36
To: anppom-l em iar.unicamp.br
Date: Sun, 29 Apr 2012 14:15:36 -0300

Enviar submissões para a lista de discussão Anppom-l para 

	anppom-l em iar.unicamp.br
 
Para se cadastrar ou descadastrar via WWW, visite o endereço
	http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l

ou, via email, envie uma mensagem com a palavra 'help' no assunto ou
corpo da mensagem para 
	anppom-l-request em iar.unicamp.br
 
Você poderá entrar em contato com a pessoa que gerencia a lista pelo

endereço
	anppom-l-owner em iar.unicamp.br
 
Quando responder, por favor edite sua linha Assunto assim ela será
mais específica que "Re: Contents of Anppom-l digest..."



--Forwarded Message Attachment--
From: g_bortz em hotmail.com
CC: professoresdemusicadobrasil em googlegroups.com; anppom-l em iar.unicamp.br

To: silvioferrazmello em uol.com.br; dal_lemos em yahoo.com.br
Date: Sun, 29 Apr 2012 15:42:22 +0000

Subject: Re: [ANPPOM-Lista] SBPC na UFMA: um absurdo





Concordo com o Silvio. É um assunto muito importante e as universidades também devem elaborar o documento junto às associações.

Abs.,

Graziela

From: silvioferrazmello em uol.com.br

Date: Sat, 28 Apr 2012 15:55:47 -0300
To: dal_lemos em yahoo.com.br
CC: professoresdemusicadobrasil em googlegroups.com; anppom-l em iar.unicamp.br

Subject: Re: [ANPPOM-Lista] SBPC na UFMA: um absurdo

caro daniel,isto merecia a solicitação de um documento que reunisse abem, anppom, e outras entidades de ensino e coordenadores de pós para a proreitoria de pesquisa desta universidade e para esta entidade antiga que é a SBPC.
ve-se que há movimento por parte dos docentes da univ. do maranhão mas talvez os docentes de outras universidades, devessem colaborar...como por exemplo não aceitando ocupar o lugar que um docente da UFMA poderia assumir...imagino que seria um mínimo de ética e respeito para a consolidação da área de música, artes, educação artística, não apenas no maranhão mas nos outros estados também...
parece q estamos sempre engatinhando. 
abssilvio


On Apr 27, 2012, at 11:26 PM, Daniel Lemos wrote:


Caros colegas,

Venho comunicá-los sobre um acontecimento deveras desagradável na Universidade Federal do Maranhão, que este ano receberá o evento o SPBC "Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência".


Em uma conversa informal com alunos, me perguntaram se eu apresentaria algum trabalho no SBPC. Eu disse que não. Este tipo de evento - que traz o rótulo "Ciência" - além de me trazer ojeriza, não contempla de forma satisfatória a Arte como uma área de conhecimento; no máximo ela é tratada como entretenimento ou simples "ocupação de tempo" entre palestras, seminários e outras atividades tipicamente "acadêmicas".


Pois bem. A Pró-Reitoria de Extensão da UFMA publicou um Edital para convocação de "Arte-Educadores" (isso mesmo!) para trabalhar no "SBPC Jovem", uma das modalidades
 que acompanha o SBPC. Usufruindo deste termo, a Proex-UFMA publicou o seguinte Edital (disponível AQUI), tendo como pré-requisitos dos arte-educadores os seguintes critérios, entre outros:

Ser acadêmico da UFMA;Ser "ágil e ter disposição para o trabalho em equipe";Ser cordial com os colegas e com os participantes do Evento;
Saber lidar com o público em geral;
Ainda, o Edital diz que os serviços destinados aos "Arte-Educadores" deve ser colar cartazes, atender ao público durante o evento, manusear aparelhos de
 DVD e retroprojetores, entre outras competências que NADA TEM A VER com o ofício do Arte-Educador que o DEPARTAMENTO DE ARTES tem lutado para consolidar em todos estes anos de trabalho. Este Edital foi considerado uma AFRONTA aos princípios deste Departamento, uma vez que trata da Arte-Educação como um mero campo de atuação amador e incapaz de atuar de igual pra igual com as demais áreas da dita "Ciência".


O pior vocês não sabem: das 100 bolsas disponibilizadas para "Arte-Educadores", apenas 9 (NOVE) contemplam os alunos do Departamento de Artes, que pelo termo utilizado por este Edital, seriam os únicos da UFMA com competência para atuar como arte-educadores. Ainda, todos os 100 bolsistas selecionados receberão CERTIFICADOS DE ARTE-EDUCADOR, em nome do SBPC JOVEM. Quer dizer que futuros engenheiros, médicos, psicólogos e profissionais do turismo terão o certificado de "Arte-Educador" expedido pelo SBPC, sem ao menos ter uma mínima consciência do que é o ofício pleno de arte-educador na sociedade brasileira.


Nesta sexta-feira, mais de sessenta alunos do Curso de Música, acompanhados pelo Chefe do Departamento de Artes, prof. Guilherme Ávila, a Coordenadora do curso de Artes Visuais, profa. Luísa Fonseca, e o prof. Daniel Lemos, foram à Pró-Reitoria de Ensino para dialogar com o Pró-Reitor, responsável pela publicação deste Edital. Ainda, mesmo ciente que existe um Departamento de Artes (DEART) na UFMA, foi convocado um professor da UFPE para fazer orientações sobre este trâmite, sem consultar em nenhum momento o corpo docente e discente que integra o DEART. Foi prometida uma reunião para esta quarta-feira com membros do DEART. Porém, como
 eles não possuem nenhum poder de voto na PROEX, não há garantias de que esta completa falta de respeito e ofensa ao ofício de Arte-Educador seja cumprida.

Sendo assim, venho por meio deste solicitar apoio à ABEM e à ANPPOM sobre o caso, seja por meio de um documento de repúdio. Entraremos em contato com a FAEB, cujo Presidente está lotado neste Departamento de Artes. Lembram-se dos e-mails anteriores acerca da questão de lutar por respeito, dignidade e exercício à profissão de Músico? Agora temos esta mesma questão levantanda para a Arte em geral. Esta é mais uma prova do descaso e da humilhação que a área de Artes sofre na sociedade, e a Universidade tem a OBRIGAÇÃO de contribuir para a superação deste preconceito. Um ato como este é inaceitável dentro de uma Universidade.


Finalizo reforçando a importância das Artes para o BRASIL. O Brasil é conhecido no exterior por ter
 excelentes dentistas? Engenheiros? Filósofos? Biólogos? NÃO! A principal característica de destaque ao Brasil no exterior é justamente a CULTURA, sendo a Música um importante mecanismo, entre eles o Samba e a Bossa Nova. É de extremo infortúnio que esta venha a ser justamente a área mais menosprezada dentro de nossa sociedade, fadando a uma espécie de amadorismo eterno. Que diga a Escola de Música do Estado do Maranhão. E agora um acontecimento destes. Não podemos ficar parados diante disso!



Daniel LemosCurso de Música/DEART - musica.ufma.br
ufma.academia.edu/dlemos - audioarte.blogspot.com

Universidade Federal do Maranhão

________________________________________________
Lista de discussões ANPPOM
http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l

________________________________________________

________________________________________________
Lista de discuss�es ANPPOM
http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
________________________________________________ 		 	   		  


--Forwarded Message Attachment--
From: dal_lemos em yahoo.com.br
To: anppom-l em iar.unicamp.br

Date: Sun, 29 Apr 2012 08:49:27 -0700
Subject: Re: [ANPPOM-Lista] SBPC na UFMA: um absurdo


Caros colegas,


Agradeço o apoio de quem é solidário a nossa mobilização. Gostaria especialmente de parabenizar nossos alunos de Música, Artes Visuais e Teatro, que marcharam em direção à Pró-Reitoria de Extensão para apoiar o diálogo do Departamento de Artes com os membros da administração. Vamos trabalhar na elaboração de um documento de repúdio ao acontecido. Esperamos que esta reivindicação seja também uma vitória para todos, mostrando que podemos sim transformar o preconceito e as políticas públicas autoritárias que incidem sobre a nossa área.


Cordialmente,

Daniel LemosCurso de Música/DEART - musica.ufma.br
ufma.academia.edu/dlemos - audioarte.blogspot.com

Universidade Federal do Maranhão



--- Em
 dom, 29/4/12, Graziela Bortz <g_bortz em hotmail.com> escreveu:

De: Graziela Bortz <g_bortz em hotmail.com>

Assunto: RE: [ANPPOM-Lista] SBPC na UFMA: um absurdo
Para: "Silvio Ferraz" <silvioferrazmello em uol.com.br>, dal_lemos em yahoo.com.br

Cc: professoresdemusicadobrasil em googlegroups.com, anppom-l em iar.unicamp.br
Data: Domingo, 29 de Abril de 2012, 12:42






Concordo com o Silvio. É um assunto muito importante e as universidades também devem elaborar o documento junto às associações.

Abs.,

Graziela

From: silvioferrazmello em uol.com.br

Date: Sat, 28 Apr 2012 15:55:47 -0300
To: dal_lemos em yahoo.com.br
CC: professoresdemusicadobrasil em googlegroups.com; anppom-l em iar.unicamp.br

Subject: Re: [ANPPOM-Lista] SBPC na UFMA: um absurdo

caro daniel,isto merecia a solicitação de um documento que reunisse abem, anppom, e outras entidades de ensino e coordenadores de pós para a proreitoria de pesquisa desta universidade e para esta entidade antiga que é a SBPC.
ve-se que há movimento por parte dos docentes da univ. do maranhão mas talvez os docentes de outras universidades, devessem colaborar...como por exemplo não aceitando ocupar o lugar que um docente da UFMA poderia
 assumir...imagino que seria um mínimo de ética e respeito para a consolidação da área de música, artes, educação artística, não apenas no maranhão mas nos outros estados também...parece q estamos sempre engatinhando. 

abssilvio


On Apr 27, 2012, at 11:26 PM, Daniel Lemos wrote:


Caros colegas,

Venho comunicá-los sobre um acontecimento deveras desagradável na Universidade Federal do Maranhão, que este ano receberá o evento o SPBC "Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência".


Em uma conversa informal com alunos, me perguntaram se eu apresentaria algum trabalho no SBPC. Eu disse que não. Este tipo de evento - que traz o rótulo "Ciência" - além de me
 trazer ojeriza, não contempla de forma satisfatória a Arte como uma área de conhecimento; no máximo ela é tratada como entretenimento ou simples "ocupação de tempo" entre palestras, seminários e outras atividades tipicamente "acadêmicas".


Pois bem. A Pró-Reitoria de Extensão da UFMA publicou um Edital para convocação de "Arte-Educadores" (isso mesmo!) para trabalhar no "SBPC Jovem", uma das modalidades
 que acompanha o SBPC. Usufruindo deste termo, a Proex-UFMA publicou o seguinte Edital (disponível AQUI), tendo como pré-requisitos dos arte-educadores os seguintes critérios, entre outros:

Ser acadêmico da UFMA;Ser "ágil e ter disposição para o trabalho em equipe";Ser cordial com os colegas e com os participantes do Evento;
Saber lidar com o público em geral;
Ainda, o Edital diz que os serviços destinados aos "Arte-Educadores" deve ser colar cartazes, atender ao público durante o evento,
 manusear aparelhos de
 DVD e retroprojetores, entre outras competências que NADA TEM A VER com o ofício do Arte-Educador que o DEPARTAMENTO DE ARTES tem lutado para consolidar em todos estes anos de trabalho. Este Edital foi considerado uma AFRONTA aos princípios deste Departamento, uma vez que trata da Arte-Educação como um mero campo de atuação amador e incapaz de atuar de igual pra igual com as demais áreas da dita "Ciência".


O pior vocês não sabem: das 100 bolsas disponibilizadas para "Arte-Educadores", apenas 9 (NOVE) contemplam os alunos do Departamento de Artes, que pelo termo utilizado por este Edital, seriam os únicos da UFMA com competência para atuar como arte-educadores. Ainda, todos os 100 bolsistas selecionados receberão CERTIFICADOS DE ARTE-EDUCADOR, em nome do SBPC JOVEM. Quer dizer que futuros engenheiros, médicos, psicólogos e profissionais do turismo terão o certificado de "Arte-Educador" expedido pelo SBPC, sem ao menos ter uma mínima consciência do que é o ofício pleno de arte-educador na sociedade brasileira.


Nesta sexta-feira, mais de sessenta alunos do Curso de Música, acompanhados pelo Chefe do Departamento de Artes, prof. Guilherme Ávila, a Coordenadora do curso de Artes Visuais, profa. Luísa Fonseca, e o prof. Daniel Lemos, foram à Pró-Reitoria de Ensino para dialogar com o Pró-Reitor, responsável pela publicação deste Edital. Ainda, mesmo ciente que existe um Departamento de Artes (DEART) na UFMA, foi convocado um professor da UFPE para fazer orientações sobre este trâmite, sem consultar em nenhum momento o corpo docente e discente que integra o DEART. Foi prometida uma reunião para esta quarta-feira com membros do DEART. Porém, como
 eles não possuem nenhum poder de voto na PROEX, não há garantias de que esta completa falta de respeito e ofensa ao ofício de Arte-Educador seja cumprida.

Sendo assim, venho por meio deste solicitar apoio à ABEM e à ANPPOM sobre o caso, seja por meio de um documento de repúdio. Entraremos em contato com a FAEB, cujo Presidente está lotado neste Departamento de Artes. Lembram-se dos e-mails anteriores acerca da questão de lutar por respeito, dignidade e exercício à profissão de Músico? Agora temos esta mesma questão levantanda para a Arte em geral. Esta é mais uma prova do descaso e da humilhação que a área de Artes sofre na sociedade, e a Universidade tem a OBRIGAÇÃO de contribuir para a superação deste preconceito. Um ato como este é inaceitável dentro de uma Universidade.


Finalizo reforçando a importância das Artes para o BRASIL. O Brasil é conhecido no exterior por ter
 excelentes dentistas? Engenheiros? Filósofos? Biólogos? NÃO! A principal característica de destaque ao Brasil no exterior é justamente a CULTURA, sendo a Música um importante mecanismo, entre eles o Samba e a Bossa Nova. É de extremo infortúnio que esta venha a ser justamente a área mais menosprezada dentro de nossa sociedade, fadando a uma espécie de amadorismo eterno. Que diga a Escola de Música do Estado do Maranhão. E agora um acontecimento destes. Não podemos ficar parados diante disso!



Daniel LemosCurso de Música/DEART - musica.ufma.br
ufma.academia.edu/dlemos - audioarte.blogspot.com

Universidade Federal do Maranhão

________________________________________________
Lista de discussões
 ANPPOM
http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
________________________________________________


________________________________________________
Lista de discuss�es ANPPOM
http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
________________________________________________ 		 	   		  
 		 	   		  

________________________________________________

Lista de discussões ANPPOM

http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l

________________________________________________



-----Anexo incorporado-----

________________________________________________
Lista de discussões ANPPOM
http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
________________________________________________
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20120430/53cdda97/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L