[ANPPOM-Lista] ENC: Pedido

Adriana Lopes Moreira adrimauricio em uol.com.br
Sex Ago 3 10:19:01 BRT 2012


Prezados membros de ANPPOM, CCDIC e CMU-News

 

Informamos que a próxima edição da revista Sonic Ideas, do Centro Mexicano
de Música e Artes Sonoras (CMMAS, México) publicará textos redigidos em
português e terá como editor convidado o compositor João Pedro de Oliveira
(UFMG; Universidade de Aveiro).

 

A temática desta edição estará voltada à interação entre sons instrumentais
e eletrônicos, e a publicação buscará intensificar o intercâmbio entre os
países da América Latina. O link para acesso às bases de dados é
<http://cmmas.org/cmmas_eventos.php?lan=es&id=666> e a chamada completa
segue abaixo.

 

Atenciosamente,

Adriana Lopes Moreira

(USP, Editora da OPUS na gestão 2011-13)

 

******

 

 

Revista do Centro Mexicano de Música e Artes Sonoras (CMMAS)

Prazo para submissão de artigos: até 1 de fevereiro de 2013

Data prevista de publicação: Outono 2013

Editor convidado, Dr. João Pedro Oliveira (Universidade Federal de Minas
Gerais / Universidade de Aveiro)

  

O Centro Mexicano de Música e Artes Sonoras (CMMAS), anuncia chamada de
trabalhos para o próximo número da revista Ideas Sónicas/Sonic Ideas, em
versão impressa e online, dedicada à música eletroacústica e às artes
sonoras. Dentre os objetivos desta revista está a divulgação de novas
perspectivas e desafios relacionados com a tecnologia, exploração da sua
influência na música e na arte sonora, e promoção da pesquisa e debate
científico/artístico, visando promover a interação entre compositores,
intérpretes, pesquisadores e público em geral. 

 

O presente número de Ideas Sónicas / Sonic Ideas abordará o tema: "Interação
entre sons instrumentais e eletrônicos: possibilidades e perspectivas ".

 

Pretende-se dar a conhecer diferentes perspectivas de pensamento, modelos,
formas e processos de interação entre sons instrumentais e sons eletrônicos,
na composição e interpretação de obras mistas.

 

Tópicos de pesquisa sugeridos:

 

1. Conceitos.

- Que significados pode ter a interação entre sons instrumentais e
eletrônicos na criação de uma linguagem composicional?

- Existe uma ou mais "estéticas" de interação musical?

- Existem modelos ou morfologias de interação? Que papel podem assumir no
pensamento da composição?

 

2. Técnica de Composição.

- Que parâmetros nos ajudam a definir modelos de interação?

- O gesto musical, a conexão entre os materiais, a justaposição ou
sobreposição de elementos, a continuidade ou descontinuidade, têm um papel
importante ou essencial na criação de um vocabulário interativo?

- No processo de composição, como é pensada a interação?

- Pensamento abstrato e experimentação laboratorial; qual a influência de
ambos na composição interativa?

 

3. Tecnologia.

- Como o desenvolvimento da tecnologia vem influenciando a maneira de pensar
a interação entre instrumentos e eletrônica na composição de obras mistas?

- Qual o papel do interface? Uma melhor tradução do gesto instrumental pelo
interface implica melhores possibilidades de interação?

- Quais as principais diferenças entre a interação "live" e interação com
sons pré-gravados?

 

4. Escuta.

- Que significados de escuta pode ter a interação entre sons instrumentais e
sons eletrônicos?

 

 

CRITÉRIOS E REGRAS GERAIS

 

• Podem participar autores de qualquer nacionalidade, residentes no México
ou no estrangeiro.

• A autoria do texto deve ser confirmada através de declaração assinada. Os
autores devem obter o direito de reprodução dos materiais utilizados e
apresentar o comprovante do mesmo, quando da entrega do trabalho.

• Os autores, cujas contribuições venham a ser publicadas, outorgam ao CMMAS
o direito não-exclusivo para divulgar seu trabalho através de qualquer meio,
dentro dos limites da lei mexicana.

• Serão aceites textos em inglês e espanhol. Textos em português poderão ser
excepcionalmente aceites se o editor os considerar de alta qualidade. Nesse
caso, deverá também ser fornecido um resumo em inglês.

• A publicação respeitará a língua original, não excluindo no entanto a
possibilidade de uma publicação bilíngüe. O texto deve ser acompanhado de
uma breve biografia sobre o autor(es) (máximo 100 palavras) e informações de
contato: nome(s) e sobrenome(s), nacionalidade, endereço completo de
residência atual, telefone(s), e-mail, website, e afiliação institucional,
se aplicável.

• Os textos serão recebidos até 1 de fevereiro de 2013, em
editor em sonicideas.org ou nas instalações do CMMAS, neste último caso,
devendo ser entregues em cd-rom. Todos os textos serão analisados pelo
editor convidado, cuja decisão sobre a  publicação não está sujeita a
qualquer reclamação. Os autores dos textos selecionados serão contatados
diretamente pelo editor convidado. Textos não selecionados poderão ser
considerados para edições posteriores da revista, sendo os autores
informados de tal possibilidade. Se o editor sugerir alterações a um
determinado texto, o autor terá um prazo para as realizar.

  

Instruções para autores:

 

O texto deve satisfazer as seguintes condições:

 

- Formato Word(x) sem limite mínimo ou máximo de extensão.

- Página A4, margens de 2,5 cm em cada lado, numeração de páginas centrado
na parte inferior.

- Texto. Times New Roman, com espaçamento 1,5.

- Título. 14 pontos centrado e em negrito.

- Sub-títulos. 12 pontos centrado e em negrito.

- Conteúdo. 12 pontos, sem indentação, justificado.

- Nomes de obras, notas musicais e palavras estrangeiras. 12 pontos, itálico
justificado.

- Notas de rodapé. 10 pontos, justificado, espaço simples, numeradas em
superscript.

- Gráficos e/ou figuras. Enviados em arquivos separados, numerados Fig.1, 2,
em grayscale,  resolução de 300dpi.

- Texto dos gráficos/figuras. 10 pontos, centrado.

- No caso em que o texto for acompanhado de exemplos áudio, estes só serão
publicados na versão on-line.

  

Nota: Eventualmente os requisitos do texto poderão ser modificados pelo
editor convidado.

 

-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20120803/c9369db5/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L