[ANPPOM-Lista] Distorções do uso Qualis artístico

Ale Fenerich fenerich em gmail.com
Ter Ago 7 09:47:12 BRT 2012

Respondendo a uma mensagem antiga de Mauricio Loureiro, que só agora me
chegou,

e retomando a discussão sobre a distorção que é a utilização Qualis
Artístico da Capes a partir de dados do currículo lattes para qualificação
de bolsas individuais,

 tenho a dizer que aqui na UFJF, a Pró-reitoria de pesquisa tem usado esse
recurso sistematicamente. Isto se dá, me parece, porque na verdade ninguém
sabe como avaliar produção artística de um pesquisador... então aplica-se o
qualis artístico à produção do sujeito.

Tem-se aplicado também a qualificação de periódicos para as publicações do
pesquisador, e aqui formulou-se uma espécie de ranking. O resultado é:
pesquisadores que conseguem publicar em periódicos mais qualificados e/ou
possuem produção artística antenada com os "parâmetros qualis" ganham uma
pontuação desproporcionalmente maior que pesquisadores que atuam em outras
esferas. Como consequência, papam todas as bolsas.

Ora, somente pesquisadores mais antigos conseguem publicações polpudas e/ou
estréias em lugares "up qualis": recém-doutores não conseguem sequer bolsas
para iniciação científica, ficando assim no limbo do feedback institucional.

Além disso, publicações em anais de congressos não possuem pontuação. O
resultado é uma desqualificação de periódicos honestos e permanentes mas
que não possuem pontos capes, e um consequente desinteresse na participação
em Congressos - fato que a mim soa uma absurda distorção!

Escrevo tudo isso porque é prática consistente na minha Universidade. Há
mais relatos a respeito? Pessoal do sudeste: como orientar ou intervir
nesse processo?

Deixo em aberto para discussão.

um abraço

Alexandre